Curso de Iridologia
O QUE BUSCAR NA IRIDOLOGIA
O QUE BUSCAR ATRAVÉS DA IRIDOLOGIA
A Iridologia é uma ferramenta de diagnóstico Naturopata, que oferece um tratamento muito personalizado e tem sido usada para identificar predisposições geneticamente determinadas, além de histórico médico, estilo de vida e fatores causadores de doenças exógenas, procurando por sinais específicos da íris, como mudanças na estrutura e pigmentação ou marcações. A disposição hereditária genética é responsável por 80% de todas as marcações de defeitos.
A Iridologia é útil para identificar fraquezas congênitas que podem ser impedidas de se transformar em doenças crônicas.
Para nos ajudar a compreender os diferentes tipos constitucionais e quais os diferentes fatores em jogo na determinação da causa dos sintomas, incluindo o nível de resistência e reatividade. A Iridologia também nos mostra como melhorar os problemas de saúde que já se manifestaram.
A íris dará uma compreensão do tipo constitucional do paciente, o que dá um melhor indicador das mudanças na dieta e no estilo de vida que precisam ser implementadas para otimizar a saúde.
Não há duas pessoas no mundo que tenham exatamente as mesmas marcas ou características em seus olhos, embora possam existir padrões semelhantes registrados. Existem cerca de 200 sinais de diferenciação na íris média com base em observações empíricas ao longo de muitas centenas de anos.
Iridologia é o estudo da parte colorida do olho!
Os Iridologistas relatam que cada órgão e parte do corpo humano está representado em uma área bem definida da íris. Pontos fracos e fortes no corpo se manifestam por mudanças nas marcas e cores da íris. Por exemplo, alterações nos rins se manifestariam na borda inferior da íris, com o rim direito afetando a íris direita e o rim esquerdo afetando a íris esquerda. Mudanças no estômago resultariam em mudanças na íris imediatamente acima da pupila.
O diagnóstico é realizado por observação direta dos olhos ou por fotografias detalhadas. Programas de computador também foram desenvolvidos para classificar os padrões e cores observados. Os Iridologistas examinam as fotografias e fornecem aos pacientes lista de orientações com base nos padrões observados. Vários remédios fitoterápicos ou suplementos dietéticos frequentemente são sugeridos para tratar as doenças ou impedir que se desenvolvam.
Iridologia é a análise científica de padrões e estruturas na íris do olho, que localiza áreas e estágios de inflamação em todo o corpo. Ela revela a constituição corporal, pontos fortes e fracos genéticos inerentes, níveis de saúde e transições que ocorrem no corpo de uma pessoa de acordo com seu modo de vida.
COMO FUNCIONA?
A complexa íris é composta por centenas de milhares de terminações nervosas, que são conectadas por impulsos a todos os tecidos do corpo por meio do cérebro e do sistema nervoso.
As fibras nervosas respondem especificamente às condições dos tecidos e órgãos com um reflexo fisiológico correspondente manifestado na íris como lesões e variações de cor.
O gráfico da íris, que é o resultado de muitos anos de observação clínica e pesquisa intensiva do Dr. Bernard Jensen e outros, representa a localização básica dos órgãos e tecidos do corpo semelhantes a um mapa.
O QUE VAI MOSTRAR?
Uma análise completa da íris mostrará se uma pessoa apresenta uma constituição geralmente boa ou fraca, dependendo da densidade das fibras da íris, os padrões, estruturas, cores e graus de claridade e escuridão na íris indicam se uma área do corpo é inerentemente forte ou fraca. Também revela o local relativo de hiperatividade, irritação, lesão ou degeneração dos tecidos e órgãos. Níveis de acumulação tóxica podem ser observados.
MECANISMO DE AÇÃO
As alterações ocorrem na íris quando as pessoas têm certas doenças, como artrite reumatoide, e condições mais raras, como ciclite heterocrômica, melanoma e carcinoma metastático.
“Tudo o que permanece em seu corpo governa sua vida.”
Essa é a afirmação que um iridologista e naturopata usa para simplificar o uso da Iridologia – o estudo da íris do olho para indicações de saúde e doenças corporais.
As ferramentas de trabalho podem ser um óculos, uma lanterna, um iriscópio com câmera digital, seus livros e/ou um computador.
Tudo está no olho.
Algumas pessoas procuram as respostas na Iridologia porque percebem “coisas em seus olhos ou nos olhos de seus filhos”.
“Um naturopata analisa as causas e ajuda a reparar os problemas. Ele criará um plano de gerenciamento que inclui sugestões de vitaminas e minerais e conselhos sobre dieta, exercícios e estilo de vida.”
“Se o seu corpo é deficiente em algo como um mineral, nem sempre é possível obter o suficiente dos alimentos e é necessário ingerir minerais para permanecer no topo.”
A íris, composta de músculos e nervos, está conectada ao cérebro e tudo o que acontece no corpo é refletido no olho.
“Todo mundo tem o mesmo ‘mapa’, mas o que está acontecendo com a paisagem é pessoal”.
Quatro estágios de atividade do tecido podem aparecer na íris: Alterações agudas, Subagudas, Crônicas e Degenerativas.
“Uma lesão pode aparecer relacionada a algo que aconteceu anos atrás. Quanto mais escura a lesão, mais velha ela é.”
As íris são azuis ou marrons e quaisquer outras cores entre elas são uma corrupção do que acontece em nossa vida. Por exemplo, se nosso sistema digestivo não está eliminando todas as toxinas, elas se acumulam no corpo e aparecem na íris. Mas algumas condições normais, como gravidez, não aparecem; e idem para algumas doenças lentas, como artrite e Alzheimer.
A Iridologia moderna remonta estudos e a confirmações de que os maias, egípcios, chineses e incas também estavam cientes das marcas da íris e de sua ligação com a saúde.
INÍCIO DAS AVALIAÇÕES
A Iridologia, também conhecida como iridodiagnóstico, é uma técnica de naturopatia popular, muitas vezes comparada à reflexologia. Primeiro praticado no 17 th século, a técnica de Iridologia baseia-se na ciência de que cada órgão do corpo humano possui uma região correspondente na íris. Como resultado, a função do órgão e os sistemas do corpo podem ser avaliados simplesmente inspecionando a íris.
Um gráfico de íris típico geralmente divide a íris em cerca de 90 zonas, cada uma relacionada a uma parte diferente do corpo humano. As alterações dentro de cada zona da íris podem apontar para problemas relacionados a essa parte do corpo. Além de observar as formas e os padrões de pigmentos, as variações de cores também possuem um significado específico. Por exemplo, alguns Iridologistas acreditam que as doenças relacionadas com a linfa estão associadas a uma íris azul ou cinza-azulada, e os distúrbios endócrinos e anêmicos estão associados às cores marrons.
A Iridologia pode nos fornecer informações cruciais sobre a saúde de:
- Órgãos vitais, incluindo coração, fígado, rins, vesícula biliar e estômago
- Sistemas essenciais do corpo, como o sistema nervoso, sistema circulatório, sistema reprodutivo e muito mais.
A prática de cura da Iridologia permite que os profissionais forneçam uma análise detalhada da saúde física, mental e emocional de alguém. Longe de ser coincidência, a Iridologia é uma disciplina estruturada que requer ampla experiência e treinamento para avaliar com precisão a íris do olho de um indivíduo.
Uma certificação de Iridologia é uma forma de obter a experiência e a prática necessárias para avaliar corretamente a saúde física de uma pessoa. Com esta certificação, você pode fornecer recomendações com base em suas descobertas. Por exemplo, melhorar os hábitos alimentares ou sugerir suplementação composta de ervas.
Então, como a Iridologia pode ajudar alguém a melhorar ou administrar sua saúde? Apresentamos 5 maneiras pelas quais um iridologista certificado e experiente pode fornecer informações sobre a saúde de um indivíduo.
1. Avaliação da saúde geral
Nossas íris contêm milhares de nervos. Esses nervos estão conectados a sistemas do corpo por meio do cérebro. Por sua vez, a saúde do corpo é registrada por esses impulsos nervosos através do cérebro e na íris.
Os vasos sanguíneos e as fibras musculares também estão presentes em nossas íris. As informações registradas nesses vasos e fibras musculares podem fornecer a um iridologista uma riqueza de informações. Ao analisar as fibras da íris, um iridologista pode oferecer a seus clientes uma avaliação geral da saúde. Em conjunto com o histórico de saúde do cliente, o uso da Iridologia pode ajudar os profissionais de saúde a recomendar mudanças no estilo de vida.
Os olhos também podem ser monitorados para alterações positivas ou negativas. Isso pode ajudar o iridologista a alterar suas recomendações anteriores e sugerir novas maneiras de o cliente melhorar sua saúde.
2. Identificando a inflamação
Na prática da Iridologia, a inflamação pode ser descoberta por meio de manchas, descoloração ou alterações e anormalidades nas fibras da íris. O iridologista então usa gráficos radiais e semelhantes aos de um relógio para determinar qual área do corpo pode estar inflamada.
A íris afetada também é importante para o iridologista. Por exemplo, áreas problemáticas no olho esquerdo sinalizam inflamação potencial em órgãos do lado esquerdo do corpo. Já a íris direita corresponde aos órgãos do lado direito do corpo.
3. Determinando Problemas Potenciais de Saúde
Nossos genes afetam nossa íris e o resto de nossos corpos. Observando a íris de uma pessoa, o iridologista pode determinar em quais opções de estilo de vida o cliente deve se concentrar.
Mesmo que o cliente não esteja enfrentando nenhum problema no momento, a Iridologia pode ajudá-lo a adotar hábitos de estilo de vida positivos com base nos marcadores genéticos de sua íris.
4. Analisando a saúde do órgão
É difícil saber se nossos órgãos estão funcionando corretamente. A Iridologia pode fornecer informações sobre quais órgãos estão mais ou menos ativos.
Ao obter essas informações, um iridologista pode fazer recomendações com base no sistema do órgão afetado e quaisquer outras condições que possam estar contribuindo para o estado atual do órgão.
5. Nutrição
Nossa genética conta apenas uma pequena parte de nossa história. Nosso ambiente, dieta e estilo de vida às vezes podem desempenhar um papel ainda maior em nossa saúde. Ao examinar a íris, um iridologista pode ajudar a avaliar a nutrição, a qualidade do repouso e os padrões respiratórios de uma pessoa.
Em suma, as avaliações de Iridologia fornecem ao cliente uma ferramenta que pode ajudá-lo a gerenciar e se tornar mais consciente de possíveis problemas de saúde. O iridologista pode então trabalhar com seu cliente para melhorar essas áreas de saúde e bem-estar.
Princípios principais
Os quatro princípios que constituem as pedras angulares da Iridologia são:
ü Avaliando a condição dos nervos
ü Avaliando a condição do sistema sanguíneo e linfático
ü Verificar se há circulação adequada
ü Explorando nutrição – qualidade de repouso, respiração – estado de espírito
O QUE UM IRIDOLOGISTA FAZ?
Um iridologista treinado pode reconhecer e identificar padrões em feixes de nervos conhecidos como trabéculas que são penetrantes na íris. Esses nervos exibem informações transmitidas pelo nervo oculomotor de vários órgãos e sistemas do corpo para dar uma indicação de seu estado de saúde.
Ao examinar os olhos de um paciente, um iridologista geralmente observará:
- Cor da íris
- Brilho (ou seja, claridade ou escuridão)
- Colocação e formato das fibras trabeculares
- Anéis e outras descolorações / sombras na parte branca dos olhos.
Com essas informações em mãos, um iridologista comparará esses achados com um gráfico que indica possíveis problemas de saúde que desencadearam alterações na íris.
Eles também farão medições ao longo do tempo para rastrear mudanças que indicam a progressão ou regressão de uma doença.
Então, quais condições a Iridologia pode ser usada para detectar?
Vamos dar uma olhada em como a prática pode ser usada para detectar doenças comuns que podem não apresentar sintomas.
Usos
Os Iridologistas entendem que os detalhes na íris refletem mudanças nos tecidos dos órgãos do corpo correspondentes, o que significa que uma condição no corpo se traduz em uma mudança perceptível na aparência da íris.
Por exemplo, sinais inflamatórios agudos, inflamatórios crônicos e catarrais podem indicar envolvimento, manutenção ou cura de tecidos distantes correspondentes, respectivamente.
Outras características que os Iridologistas procuram são os anéis de contração e o Klumpenzellen (manchas de pigmentação degenerada), que podem indicar várias outras condições de saúde, conforme interpretadas no contexto.
O objetivo fundamental da Iridologia é a prevenção de processos degenerativos graves, integrando suporte nutricional, mecânico (quiropraxia), espiritual e emocional de uma maneira verdadeiramente holística.
7 coisas que a Iridologia pode revelar
- Glândulas, órgãos e tecidos inerentemente fortes / fracos.
- Diferentes estágios de hiperatividade / hipoatividade e inflamação.
- Congestão do sistema linfático.
- Consequências do estresse físico e mental ou fadiga no corpo humano.
- Pontos fortes e fracos constitucionais.
- A condição do tecido intestinal.
- A capacidade relativa de uma glândula, órgão ou tecido para reter nutrientes.
7 coisas que a Iridologia não pode identificar
- Gravidez.
- Doenças individuais.
- A presença de infecções fúngicas e por cândida.
- Seus níveis de açúcar no sangue e pressão arterial.
- Cálculos biliares.
- Os medicamentos que uma pessoa já usou e se algum tipo de operação cirúrgica foi realizada.
- Presença de doenças sexualmente transmissíveis.
O que um iridologista procuraria?
Ao examinar os olhos do paciente, o iridologista normalmente olha para:
- A cor da íris do paciente.
- Anéis e outras sombras ou descolorações da esclera.
- Brilho e escuridão.
- Forma, bem como colocação de fibras trabeculares.
Com os resultados desse exame em mãos, o iridologista compararia seus achados com um gráfico que indica diferentes problemas de saúde em potencial que teriam desencadeado alterações na íris do paciente.
O iridologista também faria medições ao longo do tempo para rastrear as mudanças, para rastrear a progressão e regressão das doenças.