Curso de Iridologia
O QUE BUSCAR NA IRIDOLOGIA (PARTE 5)
Alta Sensibilidade como é representada na Íris
Uma íris com os “Anéis da Liberdade” – também conhecidos como anéis de nervos, anéis de tensão e anéis de estresse.
Os ‘anéis da liberdade’ (acima) sugerem uma natureza orientada para a realização e às vezes você pode ser um perfeccionista impaciente.
Você é SENSÍVEL / REATIVO ao seu ambiente e sujeito a estresse nervoso e tensão muscular.
Mas isso não reflete necessariamente o estresse atual em sua vida – reflete algo mais profundo. (Você pode se sentir estressado / preocupado mesmo quando não há nada para estar estressado / preocupado!).
Isso é difícil para um HSP por causa de sua necessidade de PARAR e fazer ‘TEMPO EXCLUÍDO’ – isso vai contra sua tendência de voltar a AGIR em seu ambiente.
E se não o fizerem, quando crianças podem se cansar e depois ficar doentes como adultos como ele, ou pior, sofrer ‘esgotamento’.
O Anel da Liberdade em resumo
Traço de personalidade principal: Orientado para a realização
Maior força: Motivação para criar e produzir
Quando desequilibrado pode ser: Frenético, tem um senso de urgência constante- Ansioso / Estressado, pode se sentir ‘preso’- ‘Desgastado’, doença
Para alcançar um equilíbrio saudável e feliz: Meditação e terapias naturais para ajudá-lo a se sentir menos tenso / ansioso e mais confiante em suas ações – Envolva-se em ações apropriadas e focadas – Dê e lidere pelo exemplo.
Depois de aprender a confiar nesse conhecimento interior e agir de acordo com ele, você naturalmente ajuda, inspira e ilumina qualquer pessoa que cruze seu caminho.
Você também encontrará aquela paz de espírito indescritível!
Indicações da Síndrome do Intestino Vazio (LGS)
Os raios Solaris na íris são a indicação mais forte de LGS.
Estes são encontrados nas zonas diretamente ao redor e irradiando para fora da pupila (foto acima) – essas zonas representam o estômago e os intestinos (intestino), respectivamente.
A parede intestinal sendo mais permeável do que deveria (como mencionado acima) significa que substâncias indesejadas começam a afetar os órgãos e tecidos para os quais se irradiam – se irradiarem para as regiões superiores da íris, podem ser responsáveis por dores de cabeça / enxaquecas, problemas de sinusite, falta de vitalidade mental ou forte tendência para se preocupar e até depressão; ou se irradiando para as regiões inferiores da íris, por exemplo, podem afetar os órgãos reprodutivos e criar problemas menstruais associados.
Esta reciclagem de toxinas (autointoxicação) em um nível físico, representada pela presença de sulcos radiais, muitas vezes também significa (e tem suas causas em) uma tendência para a reciclagem de pensamentos e emoções “tóxicos”.
Mas você pode mudar os pensamentos habituais, negativos e autodestrutivos em pensamentos mais positivos e construtivos – tomar essências florais bem escolhidas é uma forma de ajudá-lo a conseguir isso.
“Se você tem raios solares em sua íris, geralmente é muito consciente socialmente, atento e eficaz: os sulcos radiais, como os raios de sol, representam uma abertura e receptividade.
No entanto, essa ‘sensibilidade’ e abertura podem torná-lo vulnerável ao dreno de energia, então você precisa desenvolver uma estratégia de retirada / retirada apropriada para ajudá-lo a continuar atuando com confiança.
Sua resiliência é aprimorada ao passar um tempo regularmente em seu próprio espaço silencioso. Cuide, aproveite e crie espaço em sua vida para esses pequenos ‘intervalos’ (para meditação, por exemplo), para que você possa continuar a ter o seu melhor desempenho.”
Fragmento de íris-manchas pigmentadas ou manchas na íris
Normalmente, os clientes costumam me perguntar “O que essas manchas coloridas na minha íris significam?”
Essas manchas pigmentadas de marrom, amarelo, laranja ou preto podem significar muitas coisas e predispor você a muitos problemas de saúde diferentes, dependendo de sua cor e posição na íris e da dieta, estilo de vida e estresse experimentados na vida.
Manchas acastanhadas (mais comuns – consulte a imagem acima):
a) Também chamadas de ‘manchas de fígado’. Cuidar do FÍGADO de alguém com essas manchas ao longo da vida é sempre uma prioridade.
b) Se forem inerentes (notados desde o nascimento), existe uma fraqueza potencial, associada à história familiar, no tecido do órgão, quando presente. Com a orientação certa sobre dieta, estilo de vida e gerenciamento de estresse, os problemas de saúde “potenciais” não precisam surgir.
c) Aprender a ‘deixar ir’ é uma lição de vida a ser aprendida por essas pessoas. Consulte acima “Um Fígado Feliz”.
Manchas Amareladas:
a) Cuidar do RIM de alguém com essas manchas ao longo da vida é sempre uma prioridade.
b) Se forem inerentes (notados desde o nascimento), existe uma fraqueza potencial, associada à história familiar, no tecido do órgão, quando presente. Com a orientação certa sobre dieta, estilo de vida e gerenciamento de estresse, os problemas de saúde “potenciais” não precisam surgir.
Manchas laranjas:
a) Cuidar do PÂNCREAS de alguém com essas manchas ao longo da vida é sempre uma prioridade.
b) Se forem inerentes (notados desde o nascimento), existe uma fraqueza potencial, associada à história familiar, no tecido do órgão, quando presente. Com a orientação certa sobre dieta, estilo de vida e gerenciamento de estresse, os problemas de saúde “potenciais” não precisam surgir.
Alta sensibilidade conforme retratado na íris
Exemplo um (exemplo dois no próximo boletim informativo): Uma íris com o “Anel da Harmonia”
As HSPs com este tipo de íris são sensíveis e muito influenciadas pelo estado de “harmonia” em seu ambiente. Eles são afetados negativamente por qualquer desarmonia em sua casa e ambiente de trabalho / escola, mais do que pessoas com menos sensibilidade. Mas eles respondem positivamente a ambientes harmoniosos, mais do que pessoas com menos sensibilidade.
À medida que esses HSPs despertam para seu verdadeiro potencial criativo em vez de serem uma ‘esponja psíquica’ ambulante, exausta de absorver todo o lixo do mundo, sua conexão empática com o mundo ao redor começará a fluir para o outro lado, dando-lhe a capacidade de influenciar outras pessoas sem palavras, todos ao redor estão sendo influenciados por sua atitude positiva.
Para alcançar um equilíbrio saudável e feliz, as pessoas com este tipo de íris precisam:
· Aprenda a desacelerar, descansar e rejuvenescer
· Expresse honestamente suas necessidades para criar um relacionamento harmonioso com seu ambiente
Indicações de ‘Sensibilidade Alimentar e Ambiental’ na Íris
Pessoas com o tipo de íris acima – conhecido como “Íris Renal-Linfática” – são muito mais propensas a sensibilidades ambientais e alimentares.
Claro, é importante evitar as sensibilidades alimentares, por exemplo, mas se isso é tudo o que eles fazem e não abordam a pré-disposição real ou tendência para sensibilidades, então eles apenas desenvolverão outras sensibilidades alimentares com o tempo.
As abordagens holísticas naturopatas podem ter como alvo a causa de por que desenvolvem sensibilidades em primeiro lugar, reduzindo as reações atuais de sensibilidade aos alimentos (ou ambiente) e tornando-as muito menos propensas a desenvolver mais sensibilidades no futuro.
Indicações de lentidão intestinal na íris
Sinais de lentidão ou inflamação intestinal na íris são encontrados na área central imediatamente ao redor da pupila – veja acima. Observe a cor marrom central, manchas marrons mais escuras e manchas muito escuras (‘bolsas intestinais’) na área.
Essas indicações podem significar que o cliente pode sofrer de qualquer coisa, desde uma história de constipação a IBS constante, até condições mais crônicas, como colite ulcerosa ou doença de Crohn.
A boa notícia é que existem abordagens naturopáticas que podem não apenas aliviar os sintomas, mas reverter as condições para um estado de saúde estável.
Indicações de toxicidade na íris
Algumas indicações de toxicidade nesta íris:
* Área de pigmentação marrom na íris superior, a meio caminho entre a pupila e a borda superior da íris – pode causar dor de cabeça, sinusite, acne facial e / ou erupções cutâneas, ou uma mente que não se acalme ‘ou todas as opções acima. Sensação de ‘cabeça dura’, falta de clareza mental e / ou falta de concentração são prováveis.
* A linha vertical escura (raio solaris) às 12 horas da pupila para cima vai diretamente para o que é referido como a zona de ‘Vitalidade’ da íris – isso pode levar a uma falta geral de vitalidade, uma luta com a energia mental, letargia , falta de motivação, etc.
* Manchas de pigmento marrom mais escuro em diferentes áreas da íris afetarão negativamente as zonas em que ocorrem. Por exemplo, entre 7 e 8 horas na íris acima, uma mancha marrom afunila (se expande) de dentro para a periferia da íris. Esta é a zona do Fígado / Vesícula Biliar – problemas digestivos serão o menor dos problemas de saúde dessa pessoa – e assim ela responderia bem e se sentiria como uma ‘nova pessoa’ após alguma limpeza do fígado, etc.
Sinais de inflamação detectados na íris
A iridologia é apenas uma das ferramentas de diagnóstico utilizadas para ajudar a identificar quando e onde a inflamação pode ser uma preocupação em seu corpo. O excesso de acidez alimenta a inflamação – elas andam de mãos dadas no corpo.
Agudo – sinais de cor branca em íris
Uma condição aguda ou hiperativa no corpo é vista pelo iridologista como branco na íris. Uma condição aguda é uma condição altamente ativa e, como resultado, muitas vezes há secreção ou desconforto durante um processo de limpeza (por exemplo, um resfriado), ou dor e vermelhidão, por exemplo, após torcer um tornozelo, onde a inflamação local é o processo pelo qual vai curar.
Nesse ponto, o corpo está apenas fazendo seu trabalho de ‘manutenção e reparo’ e, se gerenciado de maneira adequada e natural, a recuperação total deve implicar. No entanto, a inflamação aguda também pode ser uma indicação do potencial ou da existência de doenças inflamatórias, como artrite, gastrite e, de fato, qualquer condição que termine em ‘…. isso é’.
Fazer um histórico e usar outras ferramentas de diagnóstico naturopático pode identificar facilmente esses problemas potenciais.
Subagudos – Sinais de cor cinza claro ou creme na íris
Condições subagudas no corpo são vistas pelo Iridologista como cinza claro ou creme (a amarelado) na íris. Essas são condições em que há secreção mucosa / catarral contínua (problemas de sinusite, irregularidades menstruais etc.). Um estilo de vida inadequado, por exemplo, desempenha um papel importante nessas condições. Ajustes de estilo de vida e outras abordagens naturopáticas são muito eficazes aqui.
Crônico – sinais de cinza escuro na íris
Uma condição crônica no corpo é vista como uma área escurecida (cinza ou marrom) na íris. Isso denotaria uma condição crônica no corpo – uma condição que tem sido um problema por algum tempo. Muitos indivíduos não ‘percebem’ que há um problema até que ele se torne uma condição crônica.
Ocorreram alterações patológicas (nos tecidos) que podem indicar sinais precoces de doença cardíaca, diabetes tipo 2 e outros problemas.
Medidas naturopáticas, quando há boa adesão do paciente, ainda são muito eficazes para reverter essas condições.
A pele representada na íris
A borda externa da íris (acima), onde a cor da íris se junta ao branco do globo ocular (esclera), corresponde no corpo à pele.
Se a pele é normal, saudável e ativa, a borda da íris não mostra descolorações anormais ou mudanças estruturais.
Se, no entanto, a pele é preguiçosa, tóxica, tem circulação fraca, exibe sinais de anemia ou é mais propensa a doenças como eczema, psoríase, etc., geralmente aparece na borda da íris um anel de casca escura (veja acima).
Às vezes, esse anel escuro está completo (ao redor da íris) ou, outras vezes, aparece apenas em certas partes ou segmentos dele.
A pele, junto com os rins, pulmões, fígado e intestinos, desempenham papéis importantes na eliminação ou desintoxicação do corpo. Se um deles, neste caso a pele, não está fazendo seu trabalho, os outros órgãos são colocados sob pressão.
Na verdade, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) considera a pele como o “terceiro pulmão” e, se ela não estiver funcionando (ou “respirando”) adequadamente, os pulmões se tornam mais suscetíveis a doenças.
Como vimos no exemplo acima com meu antigo colega de escola, limpar o fígado inicialmente estimulou mais eliminação pela pele (sua erupção), mas no final (em duas semanas) sua pele se tornou “a melhor em anos”.
O sistema tegumentar (representado na parte externa da íris, acima) – nossa pele, cabelo e unhas – pode ser ajudado com abordagens de tratamento natural direcionadas aos problemas identificados na íris.
O tipo de íris hormonal
Aparência: íris azul ou marrom. Muitas lacunas (orifícios) – padrão de ‘pétala da margarida’ – são encontradas conectadas à e ao redor da coroa do nervo (acima) a meio caminho da pupila na íris. A localização das lacunas na íris pode até nos dar uma indicação sobre quais glândulas são mais vulneráveis e requerem atenção e suporte natural.
Características potenciais: a constituição desse tipo de íris pode ser mais propensa a desafios hormonais e do sistema glandular. É muito importante manter o equilíbrio do açúcar no sangue em ambos os sexos e cuidar das irregularidades menstruais nas mulheres. TPM, dor menstrual, problemas de fertilidade / concepção e problemas da menopausa e da tireoide são alguns dos problemas que podem surgir, mas também podem ser prevenidos ou tratados com sucesso.
Necessidades pessoais: Aqueles com este tipo de íris tendem a ser emocionalmente orientados, mutáveis / flexíveis, sociais, pessoas espontâneas com uma empolgação pela vida, que podem se esgotar sem descanso suficiente e tempo de recuperação. Eles precisam estar cientes de seus níveis de energia, aprender a reconhecer seus limites, não “exagerar” e sempre dar tempo suficiente para a recuperação. As alterações de humor podem ser resultado de fadiga ou de baixo açúcar no sangue, bem como hormonais. Pessoas com tipos de íris hormonais respondem bem a tratamentos e abordagens naturais.
Raios Solares na Iris
A primeira coisa a fazer, como naturopata, é avaliar e/ou identificar através da iridologia o estado do sistema digestivo/intestinal de uma pessoa. Um dos primeiros princípios da Naturopatia é que a maioria dos problemas de saúde se origina de problemas intestinais e digestivos.
Muito antes de isso ser apoiado por pesquisas científicas modernas, os Naturopatas sabiam da importância de uma boa flora intestinal e do estado do “revestimento intestinal” e seus efeitos em nossa saúde geral. Os naturopatas acreditam que, se criarmos o ambiente intestinal certo, então a flora intestinal que induz a saúde – tão única para o indivíduo quanto sua impressão digital! – irá se regenerar e prosperar.
Uma indicação muito importante a se observar na íris é a presença dos chamados raios solares nas zonas diretamente ao redor e que se irradiam da pupila (foto acima) – essas zonas representam o estômago e os intestinos (intestino), respectivamente. Eles indicam uma tendência à toxicidade digestiva e à síndrome do intestino solto, onde substâncias indesejadas podem entrar no sangue através das paredes intestinais.
Assim, eles começam a afetar os órgãos e tecidos para os quais se irradiam – se irradiando para as regiões superiores da íris, podem ser responsáveis por dores de cabeça / enxaquecas, problemas de sinusite, falta de vitalidade mental ou uma forte tendência para se preocupar e até mesmo depressão; ou se irradiando para as regiões inferiores da íris, por exemplo, podem afetar os órgãos reprodutivos e criar problemas menstruais associados.
Na prática, quando os raios solares são tratados naturopaticamente, seu impacto é minimizado e a integridade do revestimento intestinal é melhorada dramaticamente. Resultados de saúde e bem-estar muito melhores.
Grinalda de nervo autônomo (ANS)
A Respiração Nervosa Autonômica (ANW) na íris representa a união dos sistemas nervosos Simpático e Parassimpático. A forma, integridade e posicionamento do ANW na íris indicam ao iridologista a qualidade tonal do intestino (estado de digestão), o equilíbrio simpático / parassimpático (ou desequilíbrio) e o temperamento subjacente (estado emocional) da pessoa.
Um ANW contraído (em direção à pupila), por exemplo, indica que uma pessoa tem capacidade limitada de digestão e absorção e será adequada para refeições pequenas e mais frequentes com ingredientes de alta qualidade. O sistema nervoso dessas pessoas tende a uma Dominação mais simpática e, portanto, pode ser mais excitável por natureza. Eles podem achar difícil comer quando se sentem excitados e se beneficiarão muito adquirindo o hábito de ‘dar um tempo’ e se concentrando em relaxar quando comem (isso geralmente não é natural para eles!).
Mais uma vez, abordagens naturopáticas, medicamentos naturais, conselhos dietéticos e aconselhamento podem ajudar muito essas pessoas.
Acidez na íris
A acidez no corpo mais frequentemente se manifesta na íris como um clareamento ou sobreposição semelhante a uma placa branca.
Uma aparência esbranquiçada indica um sistema excessivamente ácido – doenças reumáticas / artríticas, gota ou formação de cálculos renais são comuns e / ou eczema / psoríase são comuns.
Em crianças (linfáticos), problemas glandulares ou acúmulo de muco podem estar associados à sobrecarga de ácido, à medida que o corpo tenta se livrar dos resíduos de ácido. Uma dieta mais alcalina (menos formação de ácido) é especialmente indicada.
Necessidades pessoais (na idade adulta):
Não é só a comida que causa ‘acidez’. Preocupação, medo, raiva e intensa atividade mental e estresse podem estimular a produção de ácidos no sistema. Além disso, experiências passadas “tóxicas”, mesmo aquelas das quais podemos não estar cientes, podem “queimar como ácido” (em nossa psique), portanto, muitas vezes precisamos aprender a não pensar no passado, deixar ir e seguir em frente.
Remédios naturais e uma melhor compreensão de si mesmo podem ser muito úteis.
Rosário Linfático
Este é um anel de manchas brancas distintas, ‘parecidas com pequenas contas’ (acima), geralmente ao redor da borda externa da íris. A brancura indica tendência para congestão linfática e disfunção imunológica.
Pessoas com esses sinais na borda externa da íris podem ser mais predispostas a resfriados, alergias, asma, bronquite, outros problemas mucosos / catarrais e / ou doenças de pele.
Se, no entanto, os sinais de congestão linfática estiverem localizados mais profundamente (mais profundamente) na borda externa da íris, podem ocorrer mais problemas crônicos de saúde (geralmente de tipo reumático ou imunológico). Neste caso, o tratamento pode ser igualmente eficaz, mas pode demorar mais.
Movimento (caminhar, andar de bicicleta, correr, cama elástica, etc.) para estimular o fluxo linfático e evitar alimentos formadores de muco (por exemplo, laticínios e produtos de farinha branca) são uma prioridade.
Pode-se tratar eficazmente sua congestão linfática com ajustes dietéticos / estilo de vida e medicamentos naturais prescritos de acordo com suas necessidades individuais.
Forças e Fraquezas Inerentes
Dentro da íris do indivíduo único, observa-se na malha tônica (densidade da trabécula) variação que indicam forças e fraquezas inerentes do corpo. Trabéculas densamente fibrosas indicam áreas de força inerentes ao corpo. Esta pessoa tem um alto grau de resistência vital. Fibras ou criptas grosseiramente entrelaçadas devido a separações nas trabéculas, indicam áreas de fraqueza inerentes. Podemos definir a fraqueza inerente como função metabólica mais lenta comparada com a função em outras partes do corpo. A função metabólica mais lenta indica que os nutrientes não estão sendo utilizados tão rapidamente quanto em outros tecidos do corpo, o que não significa que o indivíduo não tem saúde, mas apenas que ele ou ela deve ficar especialmente atento a estas partes do corpo, e delas cuidar.
Uma pessoa com muitas fraquezas inerentes, que vive adequadamente pode de fato, ter muito mais saúde do que uma pessoa com poucas fraquezas inerentes, mas que leva uma vida de abusos.
Obviamente um conhecimento das forças e fraquezas inerentes de seus clientes é uma grande vantagem para qualquer profissional de saúde, pois assim estaria mais apto a ajudar cada cliente no planejamento de sua saúde ideal, baseando-se no conceito de manter os órgãos e as partes mais fracas do corpo em bom funcionamento.
Sinais de Recuperação
Todos os terapeutas sentem-se gratificados quando seus clientes apresentam aparência mais saudável e feliz em parte porque o profissional logicamente gosta de saber que a escolha da terapia foi acertada e que surtiu o efeito procurado. Infelizmente as aparências podem enganar e um cliente que parece estar ótimo hoje, poderá voltar dentro de um ou dois dias em franca recaída. A ciência da Iridologia elimina grande parte da adivinhação nas avaliações subjetivas da recuperação de clientes.
Um dos aspectos mais úteis da Iridologia é a confirmação definida de terapia efetiva pela observação dos sinais de cicatrização rapidamente identificáveis na íris.
Modificações na íris indicam limpeza gradual do sistema, eliminação de matéria mórbida e de venenos, o reajustamento do sistema às condições normais sob a influência regeneradora de uma vida natural e da terapia.
Quando um cliente foi tratado com resultado satisfatório, de mal crônico do fígado, por exemplo, delicadas linhas brancas entrelaçadas (tecido fibroso) começam a preencher a área anteriormente cinza escuro, precedendo justo oito horas na íris direita. Se o curso da terapia for efetivo, o aparecimento de linhas de recuperação pode ser esperado dentro de aproximadamente três semanas. É frequente um cliente dizer que está se sentindo bem, porém não estão aparecendo os sinais de recuperação, quando já deveriam estar presentes, isto indica que há necessidade de modificar algo que o cliente está fazendo, reavaliar seu influxo nutricional, exercício, enfim um ajuste.
A Iridologia oferece um meio consistentemente confiável de avaliações objetivas da recuperação do cliente e é uma grande vantagem para todos os profissionais da saúde ter essa forma de medir sua própria efetividade
A Lei de Recuperação
Grande número de terapeutas iridólogos que usam métodos de terapia natural encontraram na Lei de Recuperação do Dr. Constantine Hering, um agente valioso de auxílio e confirmação de recuperação de desequilíbrios crônicos. A Lei de Hering diz que toda a recuperação ocorre de dentro para fora, da cabeça para os pés e em ordem inversa do aparecimento dos sintomas. Na Iridologia procuramos confirmar esta lei pela observação direta
À medida que o cliente está sendo liberado, por meios naturais de uma condição crônica, as membranas mucosas velhas e ressecadas vão aos poucos se umedecendo e iniciou-se novamente o movimento catarral levando as toxinas e os refugos que estavam presos nas partes afetadas do corpo prenunciando o início de uma crise de recuperação.
Embora possa parecer que houve uma recaída com o desequilíbrio crônico voltando, há uma diferença, pois que a crise de recuperação ocorre justamente no momento em que o estado geral do cliente está realmente melhorando e a eliminação do catarro é simplesmente a reversão dos sintomas como previsto pela Lei de Hering
Numa crise de recuperação cada área de um órgão na íris terá invariavelmente sinais de recuperação aguda, pois que cada parte do corpo está trabalhando para a saúde do corpo total. Durante a aquisição de desequilíbrio funcional apenas alguns órgãos mostram as linhas brancas de inflamações agudas. O processo eliminatório inicia a reversão de condição crônica; e sendo que a eliminação é frequentemente acompanhada de febre e sempre por inflamação de tecido, os efeitos deste processo são logo observados na íris. Diferente do período de evolução para uma condição crônica, a crise de recuperação não levará mais do que dois ou três dias para um cliente poder atravessar várias crises de recuperação em vários intervalos de tempo. O que indica a reversão de mais do que uma condição.
Acúmulo de Drogas
Um acúmulo de drogas aparece na íris como áreas de cores desbotadas amarelo, vermelho, marrom, etc… Algumas áreas são herdadas; são pontos de coceira psórica. Estes pontos herdados de pais que ingeriram drogas, aparecem como pintas escuras na superfície do estroma da íris quando examinados de perto.
Pontos de droga adquiridos ficam no estroma propriamente dito, o que significa que resíduos químicos se fixaram em partes específicas do corpo, onde o metabolismo é lento demais para eliminá-las. Qual a origem destes resíduos químicos?
São ingeridos em drogas de prescrição e de produtos indicados no balcão da farmácia; alimentos preservantes, colorantes, e sabores artificiais; contato direto da pele com produtos químicos de jardinagem, pesticidas, sulfas, tinturas, tintas e assemelhados. Ar e água poluídos. São algumas das fontes em potencial.
Nível de Saúde
Em aproximadamente 30 minutos um iridologista experiente pode analisar o nível geral da saúde de um indivíduo. Pelo grau de escuridão na área dos intestinos na íris, poderá fazer ideia de quão limpo está o sangue, pode determinar se existe congestão no sistema linfático, irritação nervosa, anemia das extremidades, acidez de estômago e se há problemas em outros órgãos. Por estas e outras informações reveladas pelas marcas nas íris, o iridologista cria um perfil de saúde bastante exato da pessoa sob exame – incluindo o acerto do regime alimentar, do exercício indicado e das atitudes em relação à saúde.
Constituição do Corpo
O nível de saúde de cada indivíduo é determinado basicamente pela sua constituição física, que é resultado da combinação de fatores genéticos e hábitos de vida. Quando nos referimos à constituição do corpo, estamos falando da base anatômica, do nível de saúde, atual e em potencial da pessoa. Uma pessoa que começou a vida com uma constituição excelente herdada, pode devido a maus hábitos de vida, ter quebras significativas no quadro geral de saúde. Fazendo certas modificações poderá recuperar a saúde com exceção de algumas consequências irreversíveis. Em outras palavras, a constituição da pessoa é uma combinação de características herdadas e adquiridas que definem suas irritações e potenciais físicos.
Muitas vezes a constituição do corpo pode ser perfeitamente compreendida quando se examina a íris. Características herdadas são consideradas em termos de fraquezas inerentes e depósitos de drogas, recebidos por herança dos pais. Ao avaliar parcialmente a constituição em termos de fraquezas inerentes, devemos reconhecer que o metabolismo orgânico é tissular como um todo sendo mais saudável em alguns indivíduos que em outros. Empiricamente falando, observamos que a ordem das trabéculas da íris é mais rústica em alguns indivíduos e notamos que isto está correlacionado com diferenças de força física, coragem, energia, para cumprir tarefas, vivacidade mental, rapidez nas respostas e assim por diante.
Conhecer a própria constituição é útil quando se planeja uma forma de viver bem – saber quanto exercício e quanto sono devemos conseguir, quais alimentos escolher e quais evitar, que tipo de trabalho fazer e outras coisas como, por exemplo, se seria aconselhável viver à beira-mar ou nas montanhas.
Níveis de Acidez
Existem muitos tipos de ácidos produzidos no corpo pelo processo normal de metabolismo celular. Quando o corpo está funcionando corretamente estes ácidos são neutralizados por agentes pára-choques, ou então eliminados. Por exemplo o ácido carbônico é formado no corpo mais frequentemente que outros ácidos e entra nas capilares tissulares onde é grandemente neutralizado pelo potássio no sangue. Funções respiratórias e urinárias também ajudam a eliminar os ácidos e as substâncias que formam os ácidos no corpo. Na urina, a troca de íons de sódio por íons de hidrogênio, ajuda no controle da acidez. Quando o desequilíbrio de ácidos é perturbado e ocorrem excessos, a inflamação resultante é rapidamente assinalada na íris, onde aparece em forma de marcas brancas, revelando hiperatividade (estágio agudo).
Resposta do Cliente à Terapia Natural
O cliente geralmente fica muito satisfeito de ver confirmados fotograficamente os sinais de sua recuperação, isto o anima a continuar seu esforço no programa que está seguindo. Pessoalmente, costumo aproveitar as consultas periódicas de controle para elogiar meus clientes pelos progressos obtidos e instruí-los cada vez mais detalhadamente sobre a necessidade de viver de acordo com os princípios que favorecem a saúde.
A recuperação natural por meio de trofoterapia, exercícios, repouso adequado, ar puro e luz do sol, modificarão a química do corpo à medida que se acentuam os progressos da recuperação. A Iridologia não pretende identificar as doenças, não estamos de nenhuma forma sugerindo que a Iridologia pode ou deve ser usada para diagnosticar uma doença específica. Talvez seja mais certo sugerir que o alvo da Iridologia é a identificação das causas de desequilíbrio do corpo – condições tissulares que assinalam a existência ou o potencial de desenvolver uma abordagem
Na sua Filosofia abrangente, a Iridologia está orientada para a saúde e não para a doença.
Os princípios aqui mencionados devem ser suficientes para estabelecer a Iridologia como uma análise de saúde importante, todavia gostaríamos de acrescentar alguns outros fatores:
– A Iridologia nos permite analisar o nível de saúde do organismo humano sem que haja um desequilíbrio aparente. Não precisamos depender de sintomas para determinar qual terapia será necessária para correção do estado de saúde. De mais a mais uma análise iridológica nem é invasiva, nem tóxica.
– A Iridologia fornece um método de discriminação entre a crise de agravação e a crise de recuperação, predizendo quando a recuperação deve ocorrer.
– Serve bem como um suplemento a outras formas de análise holística e especialmente será complemento para as análises eletroquímicas por computador que atualmente estão sendo desenvolvidas.
– A Iridologia é a única análise que retarda o inter-relacionamento de todos os sistemas do corpo humano e explica como isso contribui à gênese dos desequilíbrios orgânicos.
Houve uma época em que eu achava que a Iridologia seria descartada e esquecida, por causa de nossa instrumentação antiquada. Mas depois de estabelecer sua validade para mim mesmo, comecei a compreender até que ponto ela é necessária para as artes da recuperação e aliada potentíssima na prevenção de desordens crônicas.
Vejo sem sombra de dúvida que a Iridologia representa uma arte vital do trabalho de determinar o nível da saúde humana e analisara eficiência das terapias holísticas corretivas.