Curso de Xamanismo

4 ARQUÉTIPOS XAMÂNICOS

Vamos agora conhecer os 4 ARQUÉTIPOS XAMÂNICOS

·       GUERREIRO
·       VISIONÁRIO
·       CURADOR
·       MESTRE

Podemos ter algum Arquétipo que se sobressaia em nossa caminhada.

Mas o ideal é poder viver com a estabilidade em todos eles, realizando a manutenção constante e a vigilância sobre os aspectos que os dominam.

Ao nascer, temos um arquétipo pré-definido, que serve para todos como referência, mas que faz como travemos batalhas constantes internas, para não sucumbir aos desmandos de um ou de outro integralmente.

É preciso manter o equilíbrio destes arquétipos dentro da gente.

Igualmente a luta acontece em todas as esferas dimensionais.

Os Mestres Ascensos, antes de ascender, precisaram chegar a este equilíbrio…bem como os Arcanjos e os demais integrantes das Esferas Superiores.

Arcanjo Miguel só se tornou Sinônimo de Poder e Força, ao cruzar a linha que demarca estas estações.

Não podemos decidir estacionar em alguma destas fases. Temos que passar por todos estes valores e aplicá-los. Organizar isso tudo dentro da gente.

Trabalhar as mudanças necessárias as transformações.

Na medida de nossa dedicação, seremos sempre amparados por nossos irmãos angelicais e xamânicos.

Basta dispendermos as primeiras energias de intenção e permitir que estas sensações sejam percebidas por estas esferas de auxílio.


ARQUÉTIPO GUERREIRO

Este Arquétipo tem a energia que deve nos posicionar com a presença.

Estar presente é a condição, mostrar-se.

O GUERREIRO é um arquétipo masculino, mas isso não significa que as mulheres não possam expressar as características de um GUERREIRO.

As mulheres têm tanta probabilidade quanto os homens de cair sob a influência desse padrão. A palavra GUERREIRO contém a palavra “guerra”, que é o significado deste arquétipo. O conflito é o nome do jogo.


O arquétipo do GUERREIRO em batalha

Para existir, o GUERREIRO precisa de uma batalha para lutar. A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo é: “Com quem você está lutando?” Você é um verdadeiro soldado no campo de batalha? Ou sua guerra está no plano mental / emocional? Você já considerou os demônios internos com os quais está lutando?

O dom do arquétipo do GUERREIRO é uma quantidade notável de coragem e compostura. Em meio às piores circunstâncias imagináveis, o GUERREIRO permanece calmo e racional. A qualidade masculina da ação está incorporada no GUERREIRO. Ele tem bons instintos e é rápido em responder.

Quando em sua vida você usou uma força que não sabia que tinha? Este é o poder da mentalidade do GUERREIRO. Essa sensação de invencibilidade e resolução de que nada, absolutamente nada, pode conquistá-lo.


O Sexto Sentido do GUERREIRO

Habilidades intuitivas são frequentemente vistas como traços femininos suaves. O campo de cura alternativa atrai principalmente mulheres que procuram consertar e cuidar. A energia do GUERREIRO é frequentemente rejeitada porque é vista como destrutiva e descuidada. Quando emitimos julgamentos, podemos aprender muito com esse poderoso arquétipo.

Em primeiro lugar, esquecemos que a intuição é espontânea. No campo de batalha, o GUERREIRO não tem tempo para meditar sobre uma decisão. O GUERREIRO que duvida de si mesmo morre.

Quanto mais rápido ele responder, mais chances terá de sobreviver e prevalecer. Muitas vezes nos damos muito tempo para duvidar de nossa intuição. Um teste válido de nossas habilidades intuitivas é entrar no meio de uma situação de ritmo acelerado e ver como seguimos nossos instintos.

O GUERREIRO poderoso pode ver o golpe vindo antes de qualquer outra pessoa. Ele pode antecipar seu oponente.

O melhor treinamento para o GUERREIRO não consiste puramente em rodadas intermináveis ​​de combate simulado. Horas de observação permitem que o GUERREIRO aprenda a se abrir além de seu corpo, ouvir com todo o seu ser e sentir o mundo ao seu redor.

O personagem principal Eragon, (livro Eldest, de Christopher Paolini) um cavaleiro de dragão e GUERREIRO em treinamento, é instruído por seu mestre a sentar-se em um toco na floresta e fazer o seguinte: “Abra sua mente e ouça o mundo ao seu redor, os pensamentos de cada ser que se encontra nesta clareira, das formigas nas árvores aos vermes no solo. Ouça até que possa ouvi-los todos e compreender seu propósito na natureza. Ouça, e quando você não ouvir mais, venha me dizer o que você aprendeu.”


O GUERREIRO consumido

O arquétipo do GUERREIRO vive para o campo de batalha. Quando não está no meio de uma guerra, esse arquétipo está treinando para se preparar para o próximo confronto. A mentalidade do GUERREIRO pode ser consumidora e obsessiva por natureza. Um GUERREIRO desequilibrado sempre escolhe o conflito à diplomacia.                         


Na sombra, o arquétipo do GUERREIRO cria conflito onde não há nenhum.

Frequentemente pensamos no arquétipo do GUERREIRO em extremos. E ele parece passar da compostura à raiva com bastante facilidade. Parte do desafio de cura desse arquétipo é aprender a controlar as emoções e encontrar uma saída saudável para elas. As normas sociais que nos pedem para sermos corteses e gentis suprimem o GUERREIRO interior.

Independentemente do seu gênero, esse “reprimir a raiva” sem nenhum treinamento sobre como canalizá-la causa a erupção inesperada de violência que está se tornando muito comum em nosso mundo.

O GUERREIRO reprimido e indisciplinado se torna o bárbaro sem coração. A violência é dirigida tanto para fora quanto para dentro. A agressão não precisa ser física. É igualmente provável que seja em palavras que perpetuam a vergonha e a crítica. O GUERREIRO das sombras está insensível à dor, a sua e a dos outros. Ele mata e fere sem remorso. A santidade da vida está perdida para ele.

O GUERREIRO Iluminado

Observe se você considera o GUERREIRO bom ou mau. Lembre-se de que cada arquétipo tem um lado claro e um lado sombrio. Ao trabalhar com o GUERREIRO, esse conhecimento é uma de suas armas mais poderosas.

A palavra coragem vem da palavra latina “Cor” que significa coração. Ainda hoje dizemos que as pessoas têm coração. Isso quer dizer que eles têm força interior. A intensa fortaleza do GUERREIRO pode nos ajudar a superar obstáculos aparentemente intransponíveis. O GUERREIRO têm coragem no comum, com muitos cenários e provações diferentes, incluindo batalhas, adversidades e enigmas. O GUERREIRO vive no campo de batalha.

A sensação de invencibilidade do GUERREIRO pode levar a um ego inflado, mas o verdadeiro dom e poder desse arquétipo é a capacidade de liberar fins egoístas e conquistar forças malévolas. O GUERREIRO iluminado sabe que o verdadeiro inimigo é o inimigo interno. O poder de enfrentar e triunfar sobre os demônios internos é um presente do GUERREIRO.

O mesmo ocorre com um profundo apreço pela santidade de toda a vida. O GUERREIRO espiritual bebe do dom da vida e cultiva essa apreciação nos outros. Ele se reconcilia com a natureza guerreira dos humanos, cultivando a compaixão em tempos de paz. Ele defende os inocentes e é um campeão do bem.

Existem muitas manifestações do arquétipo do GUERREIRO, incluindo, mas não se limitando a: soldado, samurai, ninja, pistoleiro, guardião, militante, mercenário, amazona, mosqueteiro e bárbaro.


O que tira a energia deste GUERREIRO é:

-NÃO DIZER O QUE QUER
-NÃO FAZER O QUE DIZ

Se faz necessário alinhas estas Palavras e as Ações.

Trabalhar os conflitos de relacionamento, gerados por:

-REBELDIA
-AUTORITARISMO
-VITIMIZAÇÃO
-TIMIDEZ
-BAIXO AUTOESTIMA


Energia de Fortalecimento (Mentalização)

-HONRA
-DISCIPLINA
-RESPONSABILIDADE
-CORAGEM

Desenvolver estas virtudes.

TERAPIA DE CURA: CANTAR E VIVER O QUE CANTA

ARQUÉTIPO VISIONÁRIO

O arquétipo VISIONÁRIO atrai muitas pessoas. Ela é mais conhecida por suas qualidades positivas de grande imaginação, premeditação, otimismo e criatividade. Ser um VISIONÁRIO significa pensar no futuro e estar à frente de todos os outros. Algumas pessoas acreditam que o arquétipo VISIONÁRIO indica inteligência excepcional por causa da capacidade de visualizar o que é possível.

Uma pessoa com o arquétipo VISIONÁRIO é tradicionalmente vista como um líder natural em seu campo que outras pessoas admiram. VISIONÁRIOS inspiram outros a segui-la. Normalmente consideramos um VISIONÁRIO acima dos outros por causa de sua visão superior. A grande autoridade e poder positivos que esse arquétipo carrega fazem com que as pessoas se agarrem a seu rótulo. Tenha o cuidado de procurar a luz e a sombra desse arquétipo em você. Você precisa ver os dois lados dele para poder reivindicá-lo como membro de sua tribo.


Assuntos com o Futuro

Um dos ensinamentos favoritos está em dizer com isso é que nós “trapaceamos” no momento presente. Passamos muito tempo sonhando acordado sobre o que é possível. Roubamos a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor uma energia e atenção preciosas para o que está acontecendo em nossas vidas agora. Isso pode levar a uma séria fragmentação.

O arquétipo VISIONÁRIO é o mais provável de vagar para o futuro e nunca mais voltar. Facilmente ignoramos e subestimamos o lado sombrio cruel e presunçoso do VISIONÁRIO. Os VISIONÁRIOS são tão brilhantes em ver o que é possível que vivem no sonho e tendem a negligenciar as etapas necessárias para tornar o sonho realidade.

Uma pessoa com o arquétipo VISIONÁRIO na sombra deixa o “trabalho sujo” de construir a visão para os outros. Ela está se divertindo com sua visão enquanto seus seguidores inspirados trabalham duro. Isso eventualmente leva a trabalhadores insatisfeitos que abandonam o emprego. O VISIONÁRIO da sombra pode levar isso para o lado pessoal. Como resultado, ele fica ressentido com os cegos que não conseguiam ver o que era possível.    

Seu julgamento sobressai e ele pode ser bastante cruel em rebaixar os outros e afirmar sua superioridade.

Há uma arrogância no lado sombrio do VISIONÁRIO que deixa todo mundo para trás. Ele decide que, o que está aqui e agora, não é digno de sua atenção. Ela se vê como melhor do que todo mundo porque pensa maior do que eles.


Dom e armadilha do potencial VISIONÁRIO

O arquétipo VISIONÁRIO tem um dom incrível de ser capaz de ver o potencial de tudo e de todos. Quando ele conhece alguém, é provável que ele encontre seu potencial primeiro, antes de ver a pessoa real que está à sua frente. Ter alguém acreditando em você pela primeira vez pode ser extremamente inebriante e inspirador.

VISIONÁRIOS fortes são capazes de contornar as críticas internas de outras pessoas e mostrar quem têm potencial para ser. Isso é o que os torna tão inspiradores.

Você pode ver como isso também pode ser uma armadilha. A imagem que o VISIONÁRIO tem de você pode fazer você voltar-se para ele e tornar-se co-dependente do sonho que eles oferecem. Logo você se esquece de que a visão era do seu potencial, não do deles, e está comprometido com o sonho que eles têm de você, não com o seu.

O arquétipo VISIONÁRIO pode facilmente se prender em sonhos, prendendo-os no lugar sem considerar que o futuro tem inúmeras oportunidades. Ele pode ficar tão apegado a um resultado que pode enlouquecer de ansiedade e tentar fazer acontecer. Ela também pode descobrir que é constantemente decepcionado por outras pessoas quando elas não vivem de acordo com o potencial que ele viu nelas.

Essa é uma grande parte do arquétipo do VISIONÁRIO da sombra.


Visualizando o Caminho

Parte da sombra do arquétipo VISIONÁRIO é a incapacidade de ver o caminho para o futuro. Ele pode ficar extremamente frustrado por não ter um roteiro de como chegar lá. Ser capaz de sentir, tocar, saborear e chegar “lá” torna ainda mais doloroso porque ele ainda não está lá. Isso pode fazer com que ele entre em depressão, desesperança e amargura.

No aspecto luminoso, o arquétipo VISIONÁRIO é capaz de trabalhar a visão aos poucos e encontrar a paciência para deixar emergir a visão de cada pequeno passo. Ele pode segurar o resultado final livremente, permitindo que a imagem mude com o tempo e deixando espaço para as surpresas necessárias.

Ele entende que sua capacidade visionária é fluida e que ele é um co-criador e não condutor do processo. O VISIONÁRIO pode realizar a manifestação de grandes sonhos ao longo de décadas ou uma vida inteira. Alguns VISIONÁRIOS são capazes de se ater a visões que não são realizadas em suas vidas, mas gerações depois. Este é o potencial cósmico e altruísta do arquétipo VISIONÁRIO.

Há uma dedicação poderosa aqui, se abordada adequadamente. Este é um ensinamento fundamental para alguém com o arquétipo VISIONÁRIO, lembrar que ele está colaborando com forças maiores, além de seu controle. O dom do poder de influenciar o resultado é dele, mas ele não pode assegurá-lo. Isso o ajudará a afrouxar o aperto e a se lembrar do momento presente.

À luz, o arquétipo VISIONÁRIO tem uma consciência saudável do momento presente e da importância de estar no agora.

O Arquétipo Oraculo

Existe um grande cruzamento entre o arquétipo VISIONÁRIO e o arquétipo do oráculo. Hoje em dia, as pessoas chamam o oráculo de “psíquico”. A diferença entre o VISIONÁRIO e o oráculo é que o oráculo é capaz de prever o futuro de maneira precisa e confiável.

O VISIONÁRIO trabalha em direção a uma visão do futuro que pode ou não acontecer. Ele acredita que precisa fazer acontecer e entende que ajudou a criar a visão. O oráculo normalmente vê o futuro como uma pedra, independentemente do que façamos. A visão chega a ele sem sua intervenção.

Alguém com o arquétipo do oráculo pode ter sonhos precognitivos, visões acordadas ou conhecimentos intuitivos. O lado sombrio do arquétipo do oráculo envolve interpretar mal o insight que surge e esquecer o livre arbítrio. Ele presume que sua visão é inevitável e cai na arrogância de acreditar que tem a resposta “certa”. No final das contas, ele está vendo um futuro possível entre muitos. Seu cliente tem a opção de se envolver com essa imagem ou outra. Oráculos podem lançar feitiços em clientes com sua convicção avassaladora. 

Eles devem exercer seu dom com compaixão e suavidade para permanecer na luz desse arquétipo.

No aspecto de luz, o oráculo é um canal para orientação e graça, dando às almas perdidas sinais e orientações úteis que podem conduzi-las para fora da floresta do sofrimento.

De forma simples podemos definir que o VISIONÁRIO viva:

-AS NOVAS IDÉIAS
-NOVA VISÃO DO FUTURO
-VISÃO SISTEMICA

Desenvolvimento da INTUIÇÃO, da PERCEPÇÃO e do DISCERNIMENTO atuando na libertação de Padrões de Comportamento.

Pensar em fazer e determinar-se quando pensa e ir até a solução, com a paciência necessária, com a imaginação (sonhos) sem culpas e sem julgar.

O VISIONÁRIO é ousado, atua com proteção e cuidados.

Tem visão sobre a maldade dos demais.

Tem atenção sobre o externo.

No VISIONÁRIO a criança se encontra ferida, acaba trazendo no adulto a autonegação, o Falso “EU”, a renúncia de si mesmo.

As projeções do “EU SOMBRA” trazem ideias de dependências.

Precisamos nos libertar dos padrões de comportamento.


TERAPIA DE CURA:

                “A Prece é quando você se dirige e fala com Deus…

                A Meditação é quando Deus ouve e responde a sua prece…”


ARQUÉTIPO CURADOR

O arquétipo do CURADOR ferido é extremamente popular atualmente. É realmente impressionante quantas pessoas se sentem chamadas e cobiçam esses padrões de poder. A vantagem é que existem mais ajudantes por aí curando humanos, animais e o planeta – talvez mais do que nunca. Por outro lado, a popularidade destaca os dons, talentos e luz do arquétipo do CURADOR, ao mesmo tempo que nega a possível natureza destrutiva.

O aspecto de luz do CURADOR é a capacidade de canalizar a energia de cura para outras pessoas. A energia de cura vem em inúmeras manifestações. Um CURADOR pode ajudar um paciente durante uma crise emocional e trazê-lo à paz.

Alguém com o arquétipo do CURADOR pode nascer com a capacidade de curar ou ter que aprendê-la. A confiança do CURADOR em seu conhecimento e habilidade é fundamental para a eficácia da cura.

Curar significa tornar inteiro, aliviar e reparar. A verdadeira marca de um CURADOR é a capacidade de criar, catalisar e/ou canalizar mudanças positivas e duradouras para seus pacientes. Um CURADOR trabalha em nome de outras pessoas e oferece o dom da saúde. Um CURADOR pode ser aquele que conserta espíritos, mentes, corpos e/ou corações quebrantados. A peça-chave aqui é que o CURADOR está mudando a condição do paciente, ele está agindo sobre ele. Este é um poder profundo, poderoso e sedutor de exercer sobre os outros.


O arquétipo do Curador Ferido

O arquétipo do CURADOR carrega consigo uma dose de autoridade. Os pacientes procuram o curandeiro em um estado enfraquecido, pedindo ajuda. Isso configura automaticamente um desequilíbrio de energia que, se não for gerenciado adequadamente, pode causar danos massivos. O curandeiro tem a tarefa de usar seu poder com sabedoria. O arquétipo do agente de cura das sombras surge quando o agente de cura fica mais confiante ou, ao contrário, perde a fé.

Uma pessoa seduzida pelo poder do arquétipo do curandeiro das sombras pode ficar extremamente confiante. Ela alegará ter um remédio que cura todas as enfermidades, feridas e enfermidades.

Este curandeiro sabe “muito mais”. Ele pode receber todo o crédito quando a cura acontecer. O curandeiro super zeloso prega ao paciente e para de ouvir. Ele está mais interessado em ajudar a se sentir apenas melhor, maior e mais importante do que trazer a verdadeira cura para o paciente. O paciente muitas vezes, sem querer, entrega seu poder ao especialista e enfrenta uma crise de cura no futuro, quando esse modelo desequilibrado inevitavelmente falha.

O CURADOR das sombras com falta de fé na cura enfraquece mais ainda por meio da dúvida. Esta versão do agente de cura das sombras não acredita mais em milagres. Ele oferece diagnósticos devastadores, crescentes e, às vezes, permanentes. Sua avaliação parece mais uma maldição do que uma cura. O paciente sai sentindo-se sem esperança, em vez de esperançoso e com poder de cura. O cinismo desse curandeiro infecta todos ao seu redor e causa mais mal do que bem.


Cultivando esperança

Desejo que você ainda não tenha sido vítima da sombra do arquétipo do CURADOR, mas é provável que sim. A maior proteção contra essa força é sua própria autoestima. Saiba que, independentemente de quão talentoso ou educado uma pessoa seja, no final das contas ninguém sabe melhor do que você como é estar em seu corpo. Confie em seus instintos e escolha CURADORES que escutem, demonstrem humildade e ajudem você a cultivar uma das energias de cura mais profundas de todas, a esperança.


O arquétipo do curandeiro ferido

Uma pessoa com o arquétipo do CURADOR ferido é capaz de aproveitar a experiência de seu próprio sofrimento para gerar compaixão sem limites. Na sombra, isso se manifesta como o coração sangrando, que dá muito além de sua capacidade a pessoas com feridas semelhantes. À luz, este é o campeão endurecido pela batalha que é capaz de aparecer de uma forma relevante e particular que fornece o remédio certo no momento certo.

O arquétipo do CURADOR ferido implica uma compreensão íntima da agonia. Às vezes, o CURADOR ferido é capaz de curar suas próprias feridas e usar esse conhecimento para ajudar a curar outras pessoas.

Outras vezes, o CURADOR ferido usa seu próprio sofrimento para canalizar a energia de cura. Essa energia cura milagrosamente os outros, mas a deixa intocada.

A história nos ensina que o CURADOR ferido precisa ser curado, para que sua cura se torne eficaz.

Curado ou não?

O desafio para o arquétipo do CURADOR ferido é a doença que não se incomoda com todas as tentativas de cura. O presente é a infinita compaixão que emana da mesma ferida. Um profundo apreço pelo sofrimento alheio, combinado com uma habilidade de cura natural e misteriosa, cria o CURADOR ferido.

Se você passou do outro lado da sua doença e está completamente curado, tome cuidado para não pensar que está a salvo do sofrimento.

Isso endurecerá seu coração, criará um calafrio sobre a ferida e impedirá o livre fluxo de graça para aqueles que você busca ajudar.

Uma compreensão aguda e intimidade com sua própria vulnerabilidade é a chave.
Se você acha que tem o arquétipo do CURADOR ferido e sente que nunca se livrará da dor, anime-se. Esse arquétipo carrega consigo uma profunda sabedoria que ensina como suportar a dor com o espírito certo. 

O triunfo vem quando você desiste das tentativas intermináveis ​​de aliviar a dor e, em vez disso, aprende a quebrar o controle dela sobre você. A pessoa mais poderosa é aquela que não teme o sofrimento. A ausência do medo do sofrimento o transforma em um canal bonito e claro para a cura e a graça.

Ao descobrir o propósito mais elevado de ajudar humildemente os outros, você pode liberar o mito de que esta vida e esta doença se referem a você. Então, de alguma forma, milagrosamente, você encontra uma maneira de passar por ela e a vencer.

O CURADOR precisa estar atento à comunicação vinda da Fonte Criadora, à Sabedoria a ser praticada e a atenção ao que tem amor no coração.

Utilizar-se dos recursos:

-DO AMOR
-DA GRATIDÃO
-DO RESPEITO
-DA VALORIZAÇÃO
-ESTAR SEMPRE COM O PODER DA CONFIANÇA

Cultivar a saúde e os bons relacionamentos, ter o seu instinto focado em ajudar. Utilizar as ferramentas que tem…como Ervas e Cristais.

-DEMONSTRAR AMOR AOS DEMAIS
-À CURA DE SUA ACEITAÇÃO
-HUMILDADE
-RECONHECER A LUZ NA VIDA DE TODOS OS SERES

Atuar com o Poder, com a Fé e o Amor.

A FRAQUEZA do Curador é:

-Permitir que as intensidades tirem sua energia e depender disso.
-Dedicar sua energia com demasiado esforço em alguma atividade, por querer causar ideia de perfeição.
-Aprender e saber desapegar de todas as situações que não tragam resultados.
-Vencer o “EU FAÇO” ou “EU FIZ”
– Servir sem saber a quem.


TERAPIA DO CURADOR FERIDO:

-São momentos de solidão, para aprender a cultivar o silêncio.
-Aprender a ouvir somente as suas novas intuições.
-Respeitar a hora certa para atuar.


O MANTRA DE CURA É:

ü Quem quer que esteja presente…é a pessoa certa para estar aqui…
ü Seja quando for que começamos…este é o momento certo…
ü O que acontece, ou que aconteceu…é a única coisa que podia ter acontecido…
ü Quando alguma coisa acaba…simplesmente acaba…

Um balsamo para que a cura se desenvolva: CONTAR HISTÓRIAS


ARQUÉTIPO MESTRE

O arquétipo do MESTRE, o arquétipo da velha e o arquétipo do guia são variações do tema da sabedoria. Eles são o arquétipo da sabedoria corporificado na forma humana. Sabedoria é definida como “a solidez de uma ação ou decisão com relação à aplicação de experiência, conhecimento e bom julgamento”. Pessoas que carregam um arquétipo de sabedoria são sensatas, astutas e pé-no-chão.

Dentro dos arquétipos de sabedoria, há um equilíbrio entre a capacidade racional do cérebro esquerdo e o talento intuitivo do cérebro direito. Em outras palavras, esses arquétipos o ajudam a verificar tanto a cabeça quanto o coração. As respostas instintivas são testadas contra o bom senso. A ação é medida e hábil. Palavras não são perdidas.

Oportunidades para aprender a sabedoria estão em tudo, desde experiências dolorosas a alegres, não há distinção. 

A sabedoria pode vir de uma flor ou de um arbusto, de um grande professor ou de um balconista de mercearia. A sabedoria pode surgir em um piscar de olhos ou crescer com o tempo.

Quando somos “MESTRES” para algo ou alguém, estamos alertas e conscientes. Os arquétipos da sabedoria carregam uma consciência além do momento presente. Esses arquétipos permitem que você analise objetivamente o passado e os resultados do projeto. Com um desses arquétipos, o poder do sagrado é levado mais a sério do que o que é aparente aos cinco sentidos.

Essa pessoa entende que há mais do que aparenta. O que está acontecendo agora é a consequência de um grande número de escolhas anteriores e forças invisíveis.


Mensageiros Divinos

Agir no aspecto de luz de um arquétipo de sabedoria torna você um mensageiro do divino. Alguém com o arquétipo do guia, da velha ou do MESTRE é um canal para a orientação divina e não assume essa responsabilidade levianamente. Amigos, entes queridos e clientes se beneficiam dos conselhos estelares de um arquétipo de sabedoria. Se você tem/ou vive um desses arquétipos, provavelmente é a pessoa que ajuda os outros a fazer uma pausa no meio do caos e realmente considerar o resultado de suas ações. Isso não significa que você é o “consertador” ou o “solucionador de problemas”.

Com os arquétipos da sabedoria, não há lugar para soluções. Esse não é o seu trabalho. O trabalho é guiar alguém através do caos do ego e na ordem da alma. Não se trata de pesar todas as opções e, definitivamente, não se trata de ter nenhuma das respostas. Trata-se de fazer as perguntas certas, ouvir e oferecer verdades cósmicas para acompanhar as pessoas em sua viagem.


O professor espiritual

O arquétipo do guia, da velha e do MESTRE são professores espirituais.

Eles transmitem conhecimento sobre a natureza do cosmos, as leis místicas e verdades universais. Tanto um líder quanto um companheiro e seguidor, o professor espiritual assume qualquer papel que melhor se adapte à evolução de seu aluno. Às vezes comediante, outras vezes autoritário, o professor espiritual está disposto a desistir de outras pessoas que gostem dele.

Qualquer necessidade dirigida pelo ego para admiração, reconhecimento etc., bloqueia o fluxo da orientação divina.

O trabalho interno contínuo do professor espiritual é eliminar esses desejos básicos.

O professor espiritual é diferente do professor porque aceita o chamado para conhecer a jornada espiritual e também para ser um canal claro.


Arquétipo MESTRE

Tradicionalmente, o arquétipo do MESTRE é visto como a manifestação masculina do arquétipo do guia, mas isso está mudando. Mulheres e homens podem ter esse arquétipo. Normalmente, o arquétipo do MESTRE está associado à idade. Os mais velhos se sentem mais confortáveis ​​ao se autodenominarem MESTRES. Muitas pessoas entram no arquétipo do MESTRE mais tarde na vida. Como mais velho, o MESTRE aconselha a família, amigos ou comunidade.

Acho que costumamos dizer que os jovens têm uma alma velha. Um jovem com o arquétipo do MESTRE tem uma velha alma, mas essa verdade se perde com o uso do termo “velha alma”. Se lhe disseram que você tem uma velha alma, isso não significa que você tem o arquétipo do MESTRE.

A sabedoria vem da experiência, então como um jovem com muita pouca experiência age como MESTRE?

Esse é um dos desafios marcantes da estima que atormenta profundamente um jovem com o arquétipo do MESTRE. Quando um jovem embarca na busca sem fim, da experiência para se sentir digno de sabedoria, ele pode perder o aspecto de ser versus fazer o que é necessário com o arquétipo do MESTRE.

Por outro lado, alguém que nasceu com o arquétipo do MESTRE tem a capacidade de transmitir a sabedoria acumulada em vidas passadas ou no inconsciente coletivo. Isso se eles forem capazes de moderar o orgulho que pode vir com tanto poder.

Permanecendo humilde e reverente ao que eles têm acesso, bem como em contato próximo com os mais velhos, a sabedoria dos jovens MESTRES pode ser extremamente transformadora em uma comunidade.


Arquétipo da Velha e Mulher Sábia

Outro arquétipo intimamente associado à antiguidade, o arquétipo da velha é sinônimo da Mulher Sábia.

Como parte da trindade de donzela, mãe e velha, este arquétipo incorpora a culminação da sabedoria feminina. Imagens de uma velhinha pequena, de cabelos brancos, enrugada e de movimento lento vêm à mente com o arquétipo da velha. No entanto, você não precisa ser uma mulher velha para possuir esse arquétipo.

A velha idealmente “simboliza dignidade, orientação, sabedoria, autoconhecimento, tradição-audição, limites bem definidos e experiência, com uma boa dose de ser rabugento e dentuço, franqueza, atrevimento e coquete jogado em uma boa medida.”
As mulheres que carregam o arquétipo das velhas tendem a orientar séria e ternamente as mulheres mais jovens e a se comunicar com as colegas em demonstrações de humor de barriga aberta e coração aberto. A fachada de propriedade desaparece para a velha. Ela é sincera e não mede as palavras.

-Na luz, ela é uma contadora da verdade bem-vinda, uma força orientadora vigorosa.
-Na sombra, ela é uma influência amarga, seca e crítica que destrói qualquer exibição de independência das mulheres ao seu redor.


Arquétipo do Guia

O arquétipo do guia contém, de certa forma, o arquétipo do MESTRE e o arquétipo da velha, e ele permanece sozinho fora do tempo e do espaço. Para aqueles de vocês com o arquétipo do guia, não há nenhuma preocupação em atingir a maioridade ou ganhar sabedoria.

Não há reflexões sobre quanta experiência ou conhecimento é suficiente. Existe uma confiança inerente na sabedoria que flui. Todos os elementos de sabedoria, orientação e ensino discutidos no início deste artigo se aplicam diretamente a este arquétipo.

Na sombra, o guia busca recompensas mundanas por seu insight e/ou fica superestimado. Ele toma cada palavra que sai de sua boca como um evangelho. Ele acha que conhece seus orientadores melhor do que eles próprios.

Em equilíbrio, todos com o arquétipo do guia aprendem que ele é a pessoa a quem devemos ser MESTRES. Estando alerta para si mesmo, a guia é capaz de ser um canal para uma orientação sagrada e transformadora.


O CAMINHO DO MESTRE

-Estar aberto a qualquer resultado, mas não ficar preso a nenhum destes resultados.
-Se dedicar ao ensino e estar sempre aprendendo, para se tornar MESTRE assim.
-Estar desapegado e aberto a utilizar a sua Sabedoria, a objetividade, a clareza e a humildade em especial.
-Não se prender a nada.
-Mostrar o caminho aos demais.
-Ensinar o que sabe… Saber o que ensina…
-Aceitar o seu processo e a posição do outro.
-Colocar-se no lugar do outro.
-Saber que cada um tem o seu tempo no aprendizado.

O MESTRE se desapega e não pensa, pois confia nos Espíritos de amor e de Luz.

-Orienta e é orientado!
-Ensina… e aprende junto, sem nenhum ego, sem nenhuma marca a atingir!
-Apenas ensina… não se apega a nenhum resultado.

A FRAQUEZA DO MESTRE

-Não conseguir desapegar, que é o contrário de prender.
-É deixar fluir, mantendo a paz interna e o bom humor.
-As emoções não o devem controlar.

O desapego deve ser mais forte com as perdas:

-De laços emotivos.
-De rumo… ficar sem direção.
-Finanças e o controle delas.

O MESTRE nos ensina a ter aceitação sobre todas as coisas e deixar fluir.


TERAPIA DE CURA:

Passar ao menos uma hora por dia ao ar livre, em conexão com o Ar, a Terra e a Luz que o Universo nos entrega.

O Balsamo de cura: A DANÇA


MEDITAÇÃO PARA O MESTRE:

Conhecer o Absoluto é ser tolerante.

O que é tolerante…torna-se imparcial.

O que é imparcial… torna-se poderoso.

O que é poderoso… torna-se natural.

O que é natural… representa a força cósmica que cria o universo e todas as coisas.