Importante desenvolver uma estreita relação com os Guardiões sagrados destas 4 direções.
Vale a pena cultivar e entender cada direção. Respeitar e trabalhar com elas, sem justificar a nada com culpas ou quaisquer ofensas. Não se tem a necessidade de preocupar-se em obter a VERDADE e menos ainda o CAMINHO.
Saber que eles EXISTEM e são parte de você e do TODO… só isso!
Sem esforço!
Sem expectativas!
Procure a integração…deixe o tempo de lado, procura a conexão simples e na medida que lhe seja própria…sem dar valor ao tamanho da Luz que encanta os olhos do mundo.
Direção Leste
O primeiro é o LESTE: que é o Sol, a energia do dia, a energia masculina, cujo elemento é o fogo que força ao espírito. O animal é a Águia, Condor, Gavião, Falcão, a Serpente e a Coruja branca.
A Águia é a clareza, a visão, o objetivo e o foco. Ela voa e, antes de se envolver em qualquer situação, temos que olhar bem, ter certeza de que é aquilo que queremos. A águia escolhe sua presa e faz um mergulho seguro.
Ela nos ensina uma lição: primeiro se afaste da situação para visualizá-la.
Elemento: Fogo
Cor: Amarelo
Corpo: Espiritual
Sol
Masculino
Dia
Visão/ Observação à distância – Observar antes de investir energia
Águia/ Condor/ Serpente/ Gavião/ Falcão
O Leste é a direção de onde vem a Luz, a direção da iluminação.
É a direção do nascimento e do renascimento
Renascer deve significar:
– Aprender coisas novas ou atingir um outro nível de compreensão. É a direção da orientação e da liderança.
Os “dons” do Leste incluem um objetivo claro de que devemos ajudar os outros a compreender a Luz, a pureza, a veracidade, a infância e inocência.
Compreendê-los antes que os demais.
Aceitação as críticas que chegam dos outros.
“Vento do Leste que sopra em meus olhos Ilumina a minha visão Clareia minha mente com a neutralidade E com a consciência da impermanência”
Direção Sul
O segundo movimento encontra-se no SUL, onde se localiza a energia da criança. O elemento é a água que dá força ao coração, ao plano emocional. Os animais são o lobo, o coiote, a lontra, o golfinho – animais brincalhões.
É onde se vai descobrir o nosso potencial, o que se precisa fazer para assumir sem medo. É o momento de quebrar rótulos, romper paradigmas. O que se quer ser? Se é resultado do pensamento dos amigos, dos pais, da sociedade, dos outros, ou se quer ser resultado do seu próprio mental?
O Sul é o lugar onde se joga uma pedra no espelho e se vê as várias fases que de somos feitos para, no meio delas, descobrir a nossa face essencial. Qual delas é o EU SOU?
Temos acesso, portanto, à autenticidade, ao nosso potencial. Assume-se, no Sul, aquilo de que se gosta, aquilo que se quer para si mesmo: nossos verdadeiros talentos.
Elemento: Água
Cor: Vermelho
Corpo: Emocional
Criança
Brincar/ Autenticidade/ Pureza
Deixar máscaras e rótulos/ Conectar com a verdadeira essência
Livre arbítrio/ Reconhecer Deus dentro de mim
Coiote/Lobo/ Onça/ Lontra/ Esquilo/ Golfinho
O Sul é a direção do Sol em seu ponto mais alto. É o lugar do verão, da plenitude, da juventude, da força física e do vigor.
Simbolicamente, é um tempo de preparação para o futuro, para os dias que virão. O Sul é também um lugar para o coração.
De generosidade, de obter os sentimentos de lealdade e amor aos outros.
O presente mais difícil e valioso que deve ser buscado no Sul é a capacidade de expressar sentimentos de forma aberta e livremente, de uma forma que não cause ferimentos aos outros.
“Vento do Sul acalma o meu coração Embala a minha criança Cura a minha emoção Sopra alegria e leveza em meu rosto Limpa bem meu caminho Que eu não me sinta sozinho”
Direção Oeste
O terceiro movimento é o OESTE, onde está a Lua, a energia da noite, a energia feminina. O elemento é o ar que dá força à mente.
Uma qualidade do ar é que ele fica preso ao peito, cujo centro é ocupado pelo coração. O animal é a Ursa negra, a Coruja, o Morcego, o Tatu e a Pantera. E a introspecção e a Ursa negra é a professora dessa direção.
Os ursos, quando entram em período de hibernação, eles ingerem tudo que gera gordura para que, nesse período, tenham os nutrientes necessários para, quando acordarem, tenham a capacidade de ainda buscar alimento.
Sua lição: mostrar a necessidade de se preparar para seguir um caminho, enfrentar os medos traumas, limitações, tudo que o está impedindo no seu processo. Enfrentamos nossos demônios, nossas sombras, nossos padrões e aprendemos a enxergar isso. Há animais que circulam de LESTE a OESTE, como o lagarto.
Elemento: Ar
Cor: Preto
Corpo: Mental
Lua
Feminino
Noite
Introspecção/ Análise/ Avaliação
Preparação interior/ Confrontar os limites
Perceber as barreiras e os sabotadores mentais
Ursa Negra/Lagarto/Tatu/Morcego
O Leste nos ensina em sua maior lição, que devemos nos aceitar como realmente somos, tanto como seres espirituais, quanto físicos e nunca nos separarmos da parte espiritual da natureza.
Os presentes do Oeste incluem escuridão, contemplação, pensamentos profundos e íntimos, e a relação com o desconhecido que vive… em nós e no todo.
“Vento do Oeste cura o meu feminino Meu inconsciente Multidimensionalmente Abre o meu canal prá todo o Universo Força e delicadeza Caminhando em beleza”
Direção Norte
O quarto movimento é o do NORTE, a energia do sábio/velho. O elemento é a terra que dá força ao físico/corpo.
Os animais são o alce, o búfalo, o cavalo, o gamo “animais que caminham fixo nas quatro patas”. É onde se aprende a ser seguro, andar em segurança. É o momento em que se sabe o que se quer, sabe-se quem se é, se está pronto para dar o mergulho da águia, atingir o nosso objetivo.
Aí, circula-se e aprende-se com os professores – com várias características sutis: um gesto, um amigo, um erro, um acerto, uma planta, um pássaro, um mestre.
Sabe-se o que se quer e aprende-se a se preparar para o mergulho da águia – ir para o leste e depois circular. Estar sempre aprendendo com essas direções.