Curso de Aromoterapia

ÓLEOS ESSENCIAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS

Óleos essenciais :

Alecrim (óleo essencial)

Alecrim – Excelente para refrescar músculos e pés cansados. Pode ajudar no combate à caspa e queda de cabelo. É útil para pele flácida, pois o alecrim é um ótimo adstringente. Pode ajudar a combater resfriados, asma, gripe. Um óleo popular em Aromaterapia. É estimulante da memória, fortalece e clareia a mente quando há esgotamento.

Anis (óleo essencial)

Anis – utilizado em desodorantes, perfumes por sua fragrância adocicada. Conhecido também por sua ação anti-séptica e estimulante. Carminativo e regenerador.

Basilicão (óleo essencial)

Basilicão (Ocimum basilicum) – Excelente no combate às dores de cabeça. Útil no alívio de picadas de insetos e no controle da acne. Um bom tônico para os nervos, tem efeito calmante em distúrbios do sistema nervoso, atua como revitalizante em casos de depressão.

Bergamota (óleo essencial)

Bergamota (Citrus aurantium bergamia) – Sua ação anti-séptica e cicatrizante parece benéfica às condições de pele oleosa. Pode ser útil no tratamento da acne, seborréia da pele e couro cabeludo. Excelente no tratamento de lesões cutâneas, em combinação com eucalipto. Parece evitar estados de irritação e frustração, sendo excelente no tratamento da ansiedade, depressão e tensão nervosa. Evitar exposição ao sol após uso (foto sensível). Fornece confiança e é um reanimador.

Canela (óleo essencial)

Canela (Cinnamomum zeylanicum) –  Utilizado como repelente de formigas e como condicionador para pele.Estimulante mental, antidepressivo e anti-séptico.

Cedro (óleo essencial)

Cedro Virgínia (Juniperus virginiana) – Reconhecido como óleo terapêutico desde os tempos antigos. Como adstringente, útil para proteção de peles oleosas e manchadas. Quando utilizado como óleo de massagem, ajuda no combate à celulite. Utilizado em guarda-roupas para repelir traças. Os Tibetanos utilizam o óleo de cedro como incenso em seus templos.
Sedativo, relaxante, diminui ansiedade e anti-séptico.


Cipreste (óleo essencial)

Cipreste (Cupressus sempervirens) – Óleo adstringente e refrescante, útil para proteção de peles oleosas e manchadas. Como anti-transpirante é utilizado em pés suados. Quando utilizado como óleo de massagem ajuda no combate à celulite.
Relaxante, revitalizante, para medos e nervosismo.

Citronela (óleo essencial)

Citronela – usado como um desodorizador natural e como repelente de insetos. Também encontramos citronela na fabricação de sabonetes e perfumes. Calmante e bactericida.

Cravo (óleo essencial)

Cravo (Eugenia caryophyllata) – Um óleo anti-séptico e estimulante, com aroma picante forte e penetrante. Utilizado como desinfetante, como repelente de moscas, para fortalecimento de unhas.
Estimulante mental, fortalece a memória. Usado externamente como anti-micótico.

Eucalipto (óleo essencial)

Eucalipto (Eucalyptus globulus) – Poderoso anti-séptico, largamente utilizado em banhos emassagens, especialmente no outono e inverno. Também utilizado em vaporizadores para deixar o ar livre de germes. Anti-séptico, repelente, descongestionante, refrescante, bactericida, expectorante e calmante.

Funcho Doce (óleo essencial)

Funcho Doce (Foeniculum vulgare dulce) – Possui um aroma adocicado de anis muito agradável e portanto é utilizado para tratamento de pele, inclusive em massagem contra celulite, massagem para firmar o busto e na prevenção do aparecimento de rugas.
Carminativo e anti-espasmódico

Gengibre (óleo essencial)

Gengibre (Zingiber officinale) – Utilizado como óleo de massagem para os músculos, em banhos de inverno misturado com óleo de laranja. Calmante, reconfortante e expectorante.

Gerânio (óleo essencial)

Gerânio (Pelargonium graveolens) – Um óleo de odor doce, floral e relaxante. Um excelente óleo adstringente para todos os tipos de pele (equilibra sua oleosidade). Usado em produtos para cuidado da pele tanto pela sua fragrância como pelas suas propriedades de limpeza. Útil para massagem, no tratamento da celulite. Misturado com lavanda e bergamota produz um excelente perfurmador de ambiente. Ótimo para uso em óleo de massagem, para produção de perfumes e sabonetes. Antidepressivo, benéfico contra tensão e ansiedade, frustração e irritabilidade. Coloca a mente em equilíbrio. Para depressão, medos e ansiedade.

Hortelã (óleo essencial)

Hortelã (Mentha arvensis) – Energizante para mente e corpo, é utilizado em banhos por seu efeito refrescante. Também é usado em produtos para limpeza de pele e Aromaterapia.
Analgésico, anti-séptico, tônico físico e mental.

Laranja (Óleo essencial)

Laranja (Citrus aurantium dulcis) – De odor cítrico muito agradável, o óleo de laranja é utilizado em banhos e em óleos de massagem. Para auxílio na digestão é utilizado juntamente com um óleo carreador para massagem na região do estômago. Para insônia e tensão nervosa.
Observação: Como ocorre com a maioria dos óleos cítricos, o óleo essencial de laranja é foto-sensível. Portanto, evitar exposição ao sol após uso.

Lavanda/Alfazema (óleo essencial)

Lavanda/Alfazema – um dos óleos mais versáteis e úteis. Lavanda/Alfazema é excelente para refrescar músculos cansados, pés e cabeça. Possui aroma floral muito agradável. Também utilizado contra queimaduras, possuindo propriedades anticépticas. Calmante, relaxante para a mente.
Para TPM, insônia e estados nervosos.

Lemon Grass (óleo essencial)

Lemon Grass (Cymbopogon citratus) – Um tônico estimulante e purificador para o corpo, também utilizado em shampoos para dar brilho aos cabelos. Um óleo anti-séptico e adstringente. Possui aroma forte de limão o que o torna um ótimo óleo refrescante e desodorizante de ambiente. Utilizado em músculos doloridos, para estimular a circulação. Também é útil como repelente de insetos. Indicado para dificuldade de concentração, esgotamento mental e negativismo.

Limão Siciliano (óleo essencial)

Limão Siciliano (Citrus limon) – Largamente utilizado em produtos de beleza. Purifica, refresca, resfria e estimula. Óleo adstringente e anti-séptico. Útil para pele oleosa. Para depressão. Reanimador e tônico. Foto sensível (evitar exposição ao sol após o uso).

Menta Piperita (óleo essencial)

Menta Piperita (Mentha piperita) – Um dos óleos essenciais mais importantes. Estimula, refresca, resfria, restaura mente e corpo. Adiciona-se a óleos de massagem para massagem no sistema digestivo. Excelente para refrescar pés e cabeça cansada.

Óleo de Amêndoas

Amêndoa (Prunus dulcis) – Usado externamente para massagens e formulações cosméticas. Possui ação emoliente e previne a formação de estrias durante a gravidez.

Óleo de Argan

Nutre a pele ressecada, envelhecida e deixa os cabelos lisos, sedosos e brilhantes. Utilizado na indústria cosmética na fabricação de cremes, hidratantes, sabonetes, óleos de massagem e em produtos capilares (escova marroquina).
O óleo puro pode ser aplicado nas pontas dos cabelos secos.

Óleo de Copaíba

Óleo de Copaíba, usado como: anti-séptico das vias urinárias, tratamento de cistites, afecções respiratórias (tosse, gripe, resfriado, bronquite e asma). Carminativo suave, aperiente e cicatrizante de úlceras no tubo digestivo.
Em uso externo auxilia no tratamento de caspa, dermatite, urticária, psoríase e ulcerações no couro cabeludo.

Olíbano (óleo essencial)

– Analgésica e anti-inflamatória; – Expectorante; – Calmante e relaxante da mente por desacelerar a respiração; – Proporciona vitalidade para peles, suaviza rugas; – Ação cicatrizante em feridas e ulceras.

Palma Rosa (óleo essencial)

Palma Rosa (Cymbopogon martini) Possui aroma floral agradável e sutil. Ótimo óleo para tratamento de pele quando misturado ao óleo de amêndoa doce. È dito estimulante de regeneração celular e hidratande, sendo excelente para uso em pele madura e no tratamento de acne. Também usado como calmante e anti-séptico.

Patchouli (óleo essencial)

Patchouli (Pogostemon patchouli) – Útil na proteção de pele seca, madura ou manchada. Agente anti-inflamatório, anti-séptico, adstringente. Estimulante e afrodisíaco. Combate a ansiedade.

Rosa Mosqueta (Óleo Essencial)

Rosa Mosqueta(Rosa canina ou Rosa rubiginosa) – Cicatrizante, contém tretinoina natural, um derivado do retinol(vitamina A),que estimula a reconstrução do tecido epidérmico. Também contém carotina, flavonóides e vitamina C. Utilizado em diversas preparações cosméticas e farmacêuticas. Previne estrias e formação de quelóides.

Sândalo (Óleo Essencial)

Sândalo (Amyris balsamifera) – Possui propriedades sedativas.
Relaxante muscular, emoliente, estimulante. Usado em Aromaterapia.

Salvia esclarela (Óleo Essencial)

Tem afinidade com o sistema reprodutor e equilibra normalmente o sistema menopausa. Sendo ser muito benéfico na sintoma pré-menstrual e na menstruação dolorosa, podendo ajudar em casos de espasmos musculares, dor nas costas, rigidez e cãibras. Pode ser de muita utilidade durante a menopausa. Sendo um tónico uterino e também um analgésico, ajuda na fase mais adiantada do trabalho de parto, embora não deva ser usado no início. É útil nas infecções da garganta e do aparelho respiratório e também pode ajudar nas inflamações cutâneas e nos inchaços. É benéfico para quem tem problemas digestivos ou de flatulência, sendo também de grande utilidade em casos de dores de cabeça e enxaquecas. Se associado ao álcool, pode provocar náuseas.

Tangerina (Óleo essencial)

Tangerina (Citrus reticulata v.tangerine) – Ótimo adstringente para pele oleosa. Aroma cítrico adocicado de tangerina. Mistura-se bem com outros óleos cítricos.
Observação: Como ocorre com a maioria dos óleos cítricos, o óleo de tangerina é fotossensível. Portanto, evitar exposição ao sol após uso.

Tea Tree/ Melaleuca (Óleo essencial)

Usado conta acne, psoríase, micose de unha, sarna, cortes, queimaduras, verrugas, frieiras, dermatite, dentre outros. Agente purificador para a pele, utilizado também no combate ao mau cheiro dos pés e ao pé de atleta. Também utilizado na preparação de shampoo anti-caspa.Útil na confecção de soluções para desinfecção de materiais hospitalares ou limpeza de ferimentos, na produção de sabonetes anti-sépticos e shampoos anti-caspa.

Ylang-ylang (óleo essencial)

Ylang-ylang (Cananga odorata) – Um óleo exótico de aroma adocicado, ideal para pele, tanto oleosa quanto seca, e utilizado para rinsagem de cabelos. Para TPM, raiva, medo e insônia. Combate hipertensão, frigidez e impotência.

Zimbro/ Junípero (óleo essencial)

Zimbro (Juniperus communis) – Um óleo estimulante, anti-séptico e adstringente, usado em Aromaterapia, em banhos e em massagem contra celulite. Possui efeito purificador para o corpo e é utilizado em muitos perfumes masculinos, pós-barba e colônias. Fortalece a memória, para estafa nervosa e perturbação mental.

Óleos e algumas características

Alecrim – É anti-séptico, adstringente e antioxidante. Alivia dores reumáticas e musculares e também melhora a digestão e o apetite. Estimula o sistema nervoso e aumenta a energia. Não deve ser usado na gravidez, nem por hipertensos e epilépticos, pois pode ser altamente estimulante e aumentar a pressão sanguínea.

Bergamota – Anti-séptico, anti-inflamatório, antidepressivo, antiviral e antibacteriano. A bergamota ajuda no combate diversos vírus, incluindo os causadores da gripe, herpes e catapora. Devido à sua versatilidade, também auxilia no tratamento de infecções bacterianas do sistema urinário, boca, garganta e pele, incluindo eczemas. Como desodorante natural, não só tem um perfume agradável, como elimina as bactérias responsáveis pelo mau odor. A bergamota só perde para a lavanda na habilidade de relaxar as ondas cerebrais quando é inspirada. Um cuidado: não se deve expor ao sol por 12h após aplicação na pele, pois a bergamota pode causar pigmentação anormal nas pessoas mais sensíveis.

Camomila – Anti-inflamatória e anti-séptica. Auxilia a digestão e ajuda a aliviar gases e náuseas. Também acalma os nervos e estimula o sono. O aroma de camomila relaxa a mente e o corpo. Pesquisas indicam que a camomila acalma as emoções, os músculos e até mesmo as ondas cerebrais. Ajuda a lidar com os altos e baixos da TPM, menopausa e hiperatividade em crianças. Também ajuda a controlar a dor de cabeça, músculos doloridos, cólicas e reações alérgicas. A camomila também é indicada para acalmar cólicas de bebês. Pode ser utilizada no banho ou em compressa.

Canela – Muito utilizado na culinária, pode ser usado na Aromaterapia para reduzir a sonolência e a irritabilidade. Em geral, é utilizado como estimulante físico e emocional. Pesquisadores descobriram que a canela reduz ainda a dor de cabeça. Pesquisa já mostrou que o aroma de canela em um ambiente ajudou os participantes a se concentrar mais e produzir melhor. O óleo essencial ajuda a relaxar os músculos e alivia as dores menstruais. Deve ser utilizado em baixa concentração.

Capim limão – Tem efeito revigorante e analgésico. É indicado para combater o cansaço, nervosismo, ansiedade e depressão. Aumenta a concentração e também pode ser utilizado para relaxar crianças agitadas.

Cedro – Ao ser inalado, pode auxiliar no tratamento de infecções respiratórias a ajudar a diminuir a congestão. É estimulante linfático e diurético, funcionando ainda como adstringente suave e tônico. Deve ser usado em baixa concentração e evitado durante a gravidez.

Eucalipto – Anti-séptico, o por muito tempo foi usado na Austrália para tratamento das mais diversas enfermidades: de gripe, febre e dor de garganta a dor muscular e ferimentos na pele. O óleo essencial é utilizado para ajudar no alívio da sinusite e da congestão nos pulmões. A essência de eucalipto estimula as ondas cerebrais e atua no combate à fadiga física e mental. Por isso, especialistas indicam que se leve eucalipto para longas viagens de carro ou que mantenha a essência em seu quarto de estudo ou escritório. De acordo com a International Flavors and Fragances, empresa situada em Nova Jersey, Estados Unidos, inspirar a essência de eucalipto também ajuda a aumentar a energia.

Gerânio – A essência de gerânio tem efeito antidepressivo. Ajuda no alívio dos sintomas da TPM, ansiedade e cansaço nervoso. Estimula a adrenalina e ajuda a normalizar os picos hormonais. Inalar a agradável essência ajuda no combate aos sintomas da menopausa, retenção de líquidos e outros problemas relacionados a hormônios.

Hortelã pimenta – É expectorante e refrescante. Estimula o cérebro e clareia o pensamento. Ajuda a aliviar a febre, dor de cabeça e náusea. O aroma de hortelã pimenta é altamente energizante.

Jasmim – É conhecido por seus poderes afrodisíacos. O jasmim acalma o sistema nervoso, por isso é indicado para quando os nervos estão à flor da pele, e também quando a pessoa sofre de dor de cabeça insônia, depressão e com os sintomas da TPM e da menopausa. Estudos da Toho University School of Medicine, em Tóquio, mostram que a essência de jasmim também estimula as ondas cerebrais e a clareza mental.

Junípero – Atua como purificador emocional, ajudando a lidar com as debilidades mais diversas do corpo e da alma. Ao ser inalado, ajuda a aliviar a congestão e outros sintomas da bronquite.

Laranja – Revigorante, alivia a ansiedade. Na Aromaterapia, é conhecida por sua habilidade para afetar o humor e baixar a pressão arterial. O aroma de laranja é o preferido de muitas crianças, e, geralmente, elas se adaptam melhor à Aromaterapia quando este aroma é incluído.

Lavanda – Auxilia no equilíbrio físico, mental e emocional. Considerada poderoso desintoxicante, também pode ajudar a combater a insônia. Das diversas fragrâncias trabalhadas pela Aromaterapia, a lavanda é a mais efetiva em relaxar as ondas cerebrais e reduzir o estresse.

Limão – Ativa a concentração e alivia o cansaço mental. Tem efeito antidepressivo. O forte aroma cítrico do óleo essencial do limão é utilizado para tratar dor garganta, tosses e outras infecções. Ao ser inalado, ajuda a reduzir a pressão arterial. Também pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos e melhorar a absorção de minerais, além de auxiliar na perda de peso. No Japão, o óleo essencial de limão é usado em difusores de escritórios e fábricas, pois se acredita que aumenta a concentração e a capacidade de memorização. Pesquisas comprovam que o aroma de limão é relaxante, o que aumenta a concentração. Como se considera que o limão estimula a mente enquanto acalma as emoções, inalar a essência pode auxiliar na tomada de decisões.

Manjerona – Afrodisíaca, a manjerona tem efeito analgésico e anti-infeccioso. Além disso, é considerada excelente para acalmar as ondas cerebrais.

Patchouli – De aroma forma, o patchouli tem efeito antidepressivo. Seu aroma reduz o apetite e ajuda a aliviar dores de cabeça. Também é considerado estimulante sensual e afrodisíaco.

Rosa – Geralmente associada a romances e ocasiões especiais, o óleo essencial também atua como poderoso antidepressivo. Afrodisíaco, é indicado para dar um up na auto-estima. A rosa ajuda também no alívio de sintomas de diversos problemas femininos, como cólicas menstruais, TPM e alterações de humor inerentes à menopausa.

Sândalo – Tem efeito afrodisíaco, mas pode ser utilizado também para meditação. O óleo essencial é usado para tratar problemas oriundos do sistema nervoso, como insônia e irritabilidade.

Ylang Ylang – Antidepressivo e afrodisíaco, atua no combate à tensão, ansiedade e irritabilidade. Frigidez e estresse também podem ser amenizados com o uso deste óleo essencial.

 

“Prestar atenção numa pedra, numa planta, num animal, não é pensar nele, mas simplesmente percebê-lo, tomar conhecimento dele…

Então algo da essência desse elemento da natureza se transmite a você. Sentir a calma desse elemento faz com que a mesma calmo desponte no seu interior.

Você sente como ele repousa profundamente no Ser – unido ao que é e onde é.
Ao se dar conta disso, você também é transportado de volta para um lugar de repouso no fundo do seu ser…
     Veja como cada planta e cada animal é completo em si mesmo. Ao contrário dos seres humanos, eles não se dividem. 
    Não precisam afirmar-se criando imagens de si mesmos, e por isso não precisam se preocupar em proteger e realçar essas imagens. O esquilo é ele mesmo. A rosa é ela mesma.
Contemplar a natureza pode libertar você desse “eu” que é o grande causador de problemas.”
(Eckhart Tolle)