Curso de Apometria

LEIS DA APOMETRIA

LEIS DA APOMETRIA

Lei: é um fato que se repete inúmeras vezes e por isso sugere a idéia; a idéia dirige a experiência e a experiência controla a hipótese, confirmando a descoberta. Se todas as mínimas variações também forem observadas, podemos encontrar novas leis que atuam junto à Lei principal, mas independentemente desta. Se todas essas variações forem determinadas e suas causas conhecidas, o fenômeno estará plenamente elucidado e a Lei estabelecida.

1º Lei: LEI DO DESDOBRAMENTO ESPIRITUAL

Toda vez que, em situação experimental ou normal, dermos uma ordem de comando a qualquer criatura humana, visando à separação de seu corpo espiritual – corpo astral – de seu corpo físico, e, ao mesmo tempo, projetarmos sobre ela pulsos energéticos através de uma contagem lenta, dar-se-á o desdobramento completo dessa criatura, conservando ela sua consciência.

2º Lei: LEI DO ACOPLAMENTO FÍSICO
Toda vez que se der um comando para que se reintegre no corpo físico o espírito de uma pessoa desdobrada, (o comando se acompanhandode contagem progressiva), dar-se-á imediato e completo acoplamento no corpo físico.

3º Lei: LEI DA AÇÃO À DISTANCIA, PELO ESPÍRITO DESDOBRADO
Toda vez que se ordenar ao espírito desdobrado do médium uma visita a lugar distante, fazendo com que esse comando se acompanhe de pulsos energéticos através de contagem pausada, o espírito desdobrado obedecerá à ordem, conservando sua consciência e tendo percepção clara e completa do ambiente (espiritual ou não) para onde foi enviado. (Nota importante: esta Lei é aplicada, de ordinário, em sensitivos que conservam a vidência, quando desdobrados.).

4º Lei: LEI DA FORMAÇÃO DOS CAMPOS-DE-FORÇA
Toda vez que mentalizarmos a formação de uma barreira magnética, por meio de impulsos energéticos através de contagem, formar-se-ão campos-de-força de natureza magnética, circunscrevendo a região espacial visada na forma que o operador imaginou.

5º Lei: LEI DA REVITALIZAÇÃO DOS MÉDIUNS
Toda vez que tocarmos o corpo do médium (cabeça, mãos), mentalizando a transferência de nossa força vital, acompanhando-a de contagem de pulsos, essa energia será transferida. O médium começará a recebê-la, sentindo-se revitalizado.

6º Lei: LEI DA CONDUÇÃO DO ESPÍRITO DESDOBRADO, DE PACIENTE ENCARNADO, PARA OS PLANOS MAIS ALTOS, EM HOSPITAIS DO ASTRAL
Espíritos desdobrados de pacientes encarnados somente poderão subir a planos superiores dos astral se estiverem livres de peias magnéticas.

7º Lei: LEI DA AÇÃO DOS ESPÍRITOS DESENCARNADOS SOCORRISTAS SOBRE OS PACIENTES DESDOBRADOS.
Espíritos socorristas agem com muito mais facilidade sobre os enfermos se estes estiverem desdobrados, pois que uns e outros, dessa forma, se encontram na mesma dimensão espacial.

8º Lei: LEI DO AJUSTAMENTO DE SINTONIA VIBRATÓRIA DOS ESPÍRITOS DESENCARNADOS COM O MÉDIUM OU COM OUTROS ESPÍRITOS DESENCARNADOS, OU DE AJUSTAMENTO DA SINTONIA DESTES COM O AMBIENTE PARA ONDE, MOMENTANEAMENTE, FOREM ENVIADOS.
Pode-se fazer a ligação vibratória de espíritos desencarnados com médiuns ou entre espíritos desencarnados, bem como sintonizar esses espíritos com o meio onde forem colocados, para que percebam e sintam nitidamente a situação vibratória desses ambientes.

9º Lei: LEI DO DESLOCAMENTO DE UM ESPÍRITO NO ESPAÇO E NO TEMPO.
Se ordenarmos a um espírito incorporado a volta a determinada época do Passado, acompanhando-a de emissão de pulsos energéticos através de contagem, o espírito retorna no Tempo à época do Passado que lhe foi determinada.

10º Lei: LEI DA DISSOCIAÇÃO DO ESPAÇO-TEMPO.
Se, por aceleração do fator Tempo, colocarmos no Futuro um espírito incorporado, sob comando de pulsos energéticos, ele sofre um saltoquântico, caindo em região astral compatível com seu campo vibratório e peso específico cármico (Km) negativo – ficando imediatamentesob a ação de toda a energia Km de que é portador.

11º Lei: LEI DA AÇÃO TELÚRICA SOBRE OS ESPÍRITOS DESENCARNADOS QUE EVITAM A REENCARNAÇÃO.
Toda vez que um espírito desencarnado possuidor de mente e inteligência bastante fortes consegue resistir à Lei da Reencarnação, sustandoa aplicação dela nele próprio, por largos períodos de tempo (para atender a interesses mesquinhos de poder e domínio de seres desencarnados e encarnados), começa a sofrer a atração da massa magnética planetária, sintonizando-se, em processo lento mas progressivo, com o Planeta.
Sofre apoucamento do padrão vibratório, porque o Planeta exerce sobre ele uma ação destrutiva, deformante, que deteriora a forma do espírito e de tudo o que o cerca, em degradação lenta e inexorável.

12º Lei: LEI DO CHOQUE DO TEMPO.
Toda vez que levarmos ao Passado espírito desencarnado e incorporado em médium, fica ele sujeito a outra equação de Tempo. Nessa situação, cessa o desenrolar da sequência do Tempo tal como o conhecemos, ficando o fenômeno temporal atual (presente) sobreposto ao Passado.

13º Lei: LEI DA INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS DESENCARNADOS, EM SOFRIMENTO, VIVENDO AINDA NO PASSADO, SOBRE O PRESENTE DOS DOENTES OBSIDIADOS.
Enquanto houver espíritos em sofrimento no Passado de um obsidiado, tratamentos de desobsessão não alcançarão pleno êxito, continuando o enfermo encarnado com períodos de melhora, seguidos por outros de profunda depressão ou de agitação psicomotora.


CONDIÇÕES IMPRESCINDÍVEIS AO EXERCÍCIO DA APOMETRIA.

1. Dirigente e equipe bem treinados:
É muito importante que os membros de uma equipe estejam muito bem treinados, entrosados entre si, cientes das leis e suas técnicas, mentalizando e acompanhando os comandos, passando tudo o que é visto ou sentido. Lembrando SEMPRE que é um trabalho de EQUIPE. Não é necessário que sejam santos, pois se assim fosse, a Apometria teria dificuldade de progredir, pela carência dos mesmos.

2. Convicção e Humildade:
A convicção é indispensável ao dirigente e ao grupo de um modo geral. Estamos trabalhando com a força mental e se houver insegurança, transmitiremos insegurança.

Daí a necessidade de estudarmos sempre, inclusive nos reciclando de tempos em tempos, para estarmos sempre seguros e cientes das técnicas aplicadas. Assim como a necessidade de tirarmos todas as dúvidas a cada final de trabalho, ainda dentro do ambiente protegido da sala, e depois disso, nos esquecermos de tudo, evitando comentários a respeito, para evitarmos ligações desnecessárias. A humildade é atributo de maior importância. A vaidade é porta aberta para a derrocada de qualquer trabalho espiritual.

3. Ética e propósito:
O sucesso da Apometria depende de ética e propósito amorável. Um trabalho nesta área depende da participação de mentores espirituais e estes jamais colaboram em qualquer atividade humana que não seja exercida com ética e propósito amorável.

4. Amor e Fé.

A Apometria é um ato de amor e fé. O Dr. Lacerda dizia sempre que fé não é crença. Fé deriva de Fides, que significa fidelidade. A nosso ver só há fidelidade onde houver dignidade, verdade, dedicação. O amor é a vertente do ato criador de tudo o que é belo e bom. Quando o homem obra, por amor e com amor, torna-se co-criador com Deus, participa da Obra Divina. Sem fé e sem amor (egoísmo e vaidade) criamos frustrações, dor, desarmonia e infelicidade.

5. Entrosamento com a doutrina Espírita e Umbanda.
A Apometria nasceu, desenvolveu-se e fundamentou-se científica e tecnicamente dentro de uma instituição espírita, o Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA).O Dr. Lacerda sempre foi um espírita convicto e atuante. Realizou por mais de 50 anos de sua existência, um trabalho dedicado, persistente, assíduo e sério na área espiritual.

Ao desenvolver e fundamentar a Apometria contou com a ajuda de médiuns (trabalhadores também sérios, dedicados, persistentes, assíduos) espíritas e umbandistas, e como veremos através de alguns casos relatados e através da abertura e encerramento dos trabalhos, contamos com a colaboração de trabalhadores de todas as linhas para podermos alcançar todas as faixas vibratórias necessárias ao auxílio do assistido.


REGRA DE OURO DA APOMETRIA:

“Aqui, no entanto, devemos clarinar um vigoroso alerta para os entusiasmos que possamos estar provocando. Como fundamento de todo esse trabalho – como, de resto, de todo trabalho espiritual – dever estar o AMOR. Ele é o alicerce. Sempre. As técnicas que apontamos são eficientes, não temos dúvidas. O controle dessas energias sutis é fascinante, reconhecemos. Mas se tudo não estiver impregnado de caridade, de nada valerá. Mais: ao lado da caridade, e como conseqüência natural dela, deverá se fazer presente a humildade, a disposição de servir no anonimato. Se faltar amor e disposição de servir pelo prazer de servir, corremos perigo de incorrer na má aplicação das técnicas e do próprio caudal de energia cósmica, tornando-nos satânicos por discordância com a Harmonia Universal.

Advertimos: através da obediência dos preceitos evangélicos, somente através dela, experimentadores e operadores podem desfrutar de condições seguras para devassar esses arcanos secretos da natureza, com adequada utilização dessas “forças desconhecidas”.


Tratamentos especiais para magos negros.

Sempre que tratamos de casos com magos negros envolvidos, temos que ter um cuidado especial com os campos negativos que foram formados (muitas vezes sendo utilizados objetos físicos, como cadáveres de animais, bonecos de cera, pano, vestuário, roupa, travesseiro, etc.) Esses campos devem ser desfeitos.

Quando animais estão envolvidos, solicitamos à faixa de São Francisco de Assis que recolha esses animais e suas energias. No caso dos demais objetos, eles podem ser: destruídos (quando forem objetos físicos, pode-se queima-los
quando forem do astral, podemos comandar sua destruição através de um laser, ou enviá-los para o magma da terra, onde serão reintegramos à matéria e se tornarão matéria útil novamente). Se esses objetos foram atirados ao mar, por exemplo, podemos contar com a ajuda dos guardiões da Natureza responsáveis por cada elemento e solicitar a eles o resgate de tal objeto para que se faça a limpeza do mesmo, contando sempre com a ajuda das 7 linhas da Umbanda Branca que conhecem tão profundamente essas energias. No caso de algumas energias, elas podem ser condensadas numa pequena bola dourada e enviadas ao hospital, aos cuidados dos trabalhadores, para que seja manipulada e utilizada de forma correta.

* Lembramos que o principal é levarmos o assistido à compreensão da necessidade de sua elevação vibracional, através do Evangelho e uma vida mais sadia.

Técnica de Destruição de Bases Astrais Maléficas:

Sempre que um mago negro é conscientizado e enviado ao hospital, devemos lembrar que existem verdadeiras colônias que eram por eles comandadas, e podemos fazer um bolsão, cuidando e recolhendo todas essas entidades que ali se encontram, para que eles não sejam capturados e usados por outro mago negro. E essas colônias devem ser destruídas e plasmadas no seu lugar, com a ajuda dos guardiões dos mananciais da natureza, um campo verdejante (como um oásis), com muitas flores e água corrente, para que sirvam de fonte de energia para aqueles que precisam.


Tratamento de Espíritos em Templos do Passado:

Em tempos remotos, o conhecimento era passado aos iniciados pelos grandes mestres, que passavam também a ética, a moral, o respeito, o amor e a caridade, porém, agindo de acordo com o orgulho e a vaidade, esses ensinamentos muitas vezes foram torcidos, e muitos se perderam e se afundaram num abismo de egoísmo, de poder e de maldade.

Quando levamos uma entidade ao passado, fazendo-os reencontrar seu mestre, que olhando em seus olhos, com tanto amor e piedade, a vergonha, a consciência fala mais alto, e ajuda na decisão da mudança e na promessa de auxílio e suporte. E quando a entidade não consegue alcançar essa consciência, seu mestre desmagnetizá-o das iniciações que recebeu, perdendo ele os “poderes” que obteve.


Utilização dos Espíritos da Natureza e dos representantes das 7 linhas da Umbanda Branca.

Sempre que precisarmos para finalidades úteis, podemos solicitar a ajuda dos guardiões dos mananciais da Natureza:
Terra – Gnomos, Duendes.
Água – Ondinas, Sereias.
Ar – Silfos/Sílfides, Fadas/Hamadríades.
Fogo – Salamandras. Quando os “trabalhos” de magia negra são jogados ao mar, ou em rios por exemplo, podemos solicitar a ajuda deles para localiza-los e traze-los até nós, sempre nos lembrando de agradece-los em nome de Jesus. Ou os representantes das 7 linhas da Umbanda Branca:

1 – Oxalá; 2 – Iemanjá; 3 – Xangô; 4 – Ogum; 5 – Oxossi; 6 – Yori (Omulu); 7 – Yorima (das Almas)

Eles nos auxiliam no “desmancho” de trabalhos e nas limpezas tanto no campo físico como astral, assim como na retirada de “aparelhos”, auxiliando os obsessores quando estes estão com dificuldades em retira-los.

Técnica de Condução dos Espíritos Encarnados, Desdobrados, para Hospitais do Astral

Os espíritos desdobrados de pacientes encarnados somente poderão ter acesso aos hospitais do astral se estiverem livres de peias magnéticas. É comum desdobrar-se um paciente a fim de conduzi-lo ao plano astral superior (para tratamento em hospitais) e encontrá-lo, já fora do corpo, completamente envolvido em sudários aderidos ao seu corpo astral, laços, amarras e toda sorte de peias de natureza magnética, colocadas por obsessores interessados em prejudicá-lo.

Nesses casos, é necessária uma limpeza perfeita do corpo astral do paciente, o que pode ser feito, e de modo muito rápido, pelos espíritos dos médiuns desdobrados. Se estes não puderem desfazer os nós ou não conseguirem retirar esses incômodos obstáculos, o trabalho será feito pelos socorristas que nos assistem.

Com frequência, fornecemos energias aos médiuns desdobrados, para que possam retirar do paciente essas peias e o material mais pesado. Lembramos que é sempre através de contagem que se transfere qualquer forma de energia. Insistimos: a contagem até sete (ou mais) nada tem de místico nem constitui ato mágico.

Acontece que, em geral, 7 ou 10 impulsos energéticos são suficientes.

Note-se que os passes magnéticos são ineficazes nesses casos, pois o passe age apenas sobre a aura do paciente, e mais no campo vibratório.

 Esterilização Espiritual do Ambiente de Trabalho
Se o ambiente estiver pesado, procura-se cortar esses campos negativos com “vento solar”, que é a emanação proveniente do Sol, de bilhões de partículas subatômicas, tais como Prótons, Neutrons, Elétrons, etc, que tem a propriedade de influir magneticamente nos campos de freqüência mais baixa, desfazendo-os. Veja o texto de abertura do trabalho onde é feita a proteção da casa.


 Diagnósticos Psíquicos – Telemnese
Diagnóstico à distância (Tele – do grego têle = “longe”, “ao longe” + mnese do grego manáomai, ômai = “tipo ou condição de memória”). Para este tipo de trabalho, o médium poderá deslocar-se em desdobramento até o local do atendimento ou o espírito do paciente poderá ser desdobrado, deslocado e incorporado em um médium. Num processo de atendimento à distância, as duas técnicas poderão ser utilizadas.


 Curas das Lesões no Corpo Astral dos Espíritos Desencarnados
Os mortos também sofrem. Também tem dores, doenças que são reflexos vivos das dores, sofrimentos e doenças físicas que enfrentaram, quando encarnados. Não tendo ainda condições energéticas, ou conhecimentos que lhes permitam ultrapassar esse estado, não podem sair dele e de suas angústias.

Podemos ajudá-los, fornecendo as energias de que necessitam para alívio de dores e de paz de espírito. Quando trabalhamos no mundo de energia livre do astral, torna-se muito mais fácil projetar energias curativas. A harmonização de seus tecidos (agora mais rarefeitos) é mais simples e em instantes se reconstituem membros amputados, lesões graves, órgãos extirpados e males mais profundos que, por vezes, vem o acompanhando há muitas encarnações.

Este mesmo tratamento pode ser aplicado diretamente em todos os espíritos presentes, mesmo que não estejam incorporados em médiuns. Projetada as energias, todos ficam curados. Podemos tratar de uma só vez (e em poucos segundos) grandes multidões de espíritos sofredores.


Dialimetria – Eteriatria

Dialimetria é uma forma de tratamento médico que conjuga energia magnética de origem mental com energia de alta freqüência vibratória proveniente da imensidão cósmica, convenientemente moduladas e projetadas pela mente do operador sobre o paciente.

Com sua aplicação o corpo ou a área visada se tornará plástica e maleável por alguns minutos, as moléculas afastadas umas das outras na medida de intensidade da energia que lhes foi projetada. O processo inicia no corpo etérico e, se empregada suficiente energia radiante, se refletirá no físico.


Eteriatria é a técnica de tratamento do corpo etérico.

Mentaliza-se fortemente o corpo do enfermo, desejando fixamente a diminuição de sua coesão molecular, para receber tratamento energético adequado.

Sensitivos videntes logo registram o fenômeno, assim como os médicos do Astral que estão tratando o doente, imediatamente se valem da nova situação para intervir mais profunda e facilmente no corpo astral e mesmo no etérico, tratando-os.

Projetamos energia para dissolução das massas compactas de energia de baixa freqüência vibratória do corpo etérico, em seguida energia vitalizante, fazendo- a circular através dos tecidos por meio de passes magnéticos localizados.


 Cirurgias Astrais


 Após a aplicação do desdobramento, utiliza-se da técnica de dialimetria no mesmo, e no momento em que isto acontece, ocorre no astral uma cirurgia espiritual, onde médicos e várias entidades socorristas, atuam sobre o paciente.


 Pneumiatria (pneuma = espírito em grego)

Trata da dimensão do Espírito. É a cura pelo próprio espírito. Consiste na técnica de guiar o espírito em tratamento, na busca do caminho nele próprio, fazendo com que procure – e encontre – o Cristo que reside nele. Deverá ser aplicada somente nos espíritos que não sejam vingativos, perversos, perseguidores ou magos negros, mas naqueles que já possuam boa vontade.

Consiste em elevar momentaneamente e artificialmente o estado vibratório do espírito, levando-o a níveis crísticos por ação de poderosos campos energéticos disparados pela mente do operador e, evidentemente, potencializados pelo Mundo Maior. Como se trata de situação artificial, com fins de instrução e esclarecimento, só durará enquanto atuar a energia sustentadora; o espírito há de voltar ao seu estado natural, porém com aquela visão alentadora, mesmo sem inferferência do operador.


 Despolarização dos Estímulos da Memória

Arma poderosa no tratamento de inúmeros focos de neuroses e psicoses. No encarnado, a imagem fica fortemente gravada no cérebro físico, cujo campo magnético remanente é muito forte. Observou-se que, após a despolarização, o evento perturbador não é simplesmente apagado, mas o paciente já não o sente mais como antes: o matiz emocional desapareceu. A criatura passa a não se importar mais com o acontecimento que tanto a mortificava.

Apesar do cérebro ainda manter a imagem gravada, a emoção, que fica registrada no cérebro astral, é facilmente removida.

No desencarnado incorporado, faz com que se salte para encarnação anterior, abrangendo de uma só vez a presente encarnação e a memória das outras. Despolarizado e trazido de volta ao presente, devemos encaminhá-lo ao hospital do astral para que complete sua recuperação e possa se reintegrar em seus rumos evolutivos.

Esta técnica poderá não surtir efeito com espíritos mentalmente muito fortes (magos negros), pois tendo recebido iniciações em templos do passado, possuem, ainda, campos magnéticos que os tornam poderosos e manipuladores. Para esses, o procedimento é outro.


 Técnica de Impregnação Magnética Mental com Imagens Positivas

A técnica de despolarização dos estímulos da memória dá resultados extraordinários.
Mas antes de trazer o despolarizado de volta, costumamos impregnar seu cérebro, magneticamente, com idéias amoráveis, altruísticas, fraternas, etc, usando a mesma técnica – só que visando a polarização. Procuramos encontrar a encarnação (ou momentos dela) em que desfrutaram de mais alegria, paz, felicidade, a fim de que fiquem com recordação mais positiva possível. Só então, vamos trazê-los de volta.


 Síndrome da Ressonância com o Passado.

Lembranças sugestivas de outra encarnação que fluem do arquivo de memória que não existe no cérebro material, provêm das estruturas astrais que preexistem a encarnação atual. O espírito eterno que nos habita, guarda todas as cenas vividas nas encarnações anteriores: sensações, emoções, pensamentos. Emergem através de flashes ideoplásticos (gerando às vezes a síndrome do pânico).

Para tratamento, utiliza-se a técnica da despolarização dos estímulos da memória e a impregnação com imagens positivas.

Dívidas Kármicas só se pagam com amor, através da prática da caridade e dedicação ao Bem.


 Diatetesterapia – Micro-organizadores Florais

Diatetes ou organizadores, são equipamentos auxiliares de cura, criados nos mundos superior, e empregados com ajuda dos médiuns em assistidos, podendo obter seus efeitos tanto no corpo espiritual como no físico. São agentes curadores que serão colocados no bulbo do corpo espiritual numa somatória de energia animal do médium e da energia espiritual, que, condensadas, fixam os aparelhos no ser que deles precisam e em alguns casos podem chegar a vários anos em atividade (até 16 anos), sendo sua eficácia maior ou menor de acordo com o proceder do assistido, isto é, com sua fé e sua maior ou menos elevação espiritual, somada ao seu desejo íntimo de se tornar um homem de bem e praticante da caridade.

Apresenta-se em diversas formas, sendo a maioria delas em forma de flores.
Já possuímos alguns modelos catalogados, mas como se desconhece a maioria deles, solicita-se aos mentores espirituais que coloquem nas mãos no médium o organizador necessário para cada caso,e este o aplicará, mesmo desconhecendo a sua técnica. Ele estará atuando de modo sutil a partir dos corpos espirituais, até atingir o corpo físico.

Base Fundamental para o sucesso da assistência apométrica: EVANGELHO/DOUTRINA X TÉCNICA APOMÉTRICA.


 Síndrome dos Aparelhos Parasitas no Corpo Astral.

Ao ser detectado um aparelho num atendido, o primeiro passo é buscar as entidades obsessoras que colocaram, ou que tomam conta de tal objeto. Após tratá-los e encaminhá-los, solicitamos a ajuda necessária para a retirada dele. Aparelhos mais ou menos sofisticados são encontrados nos atendimentos. A maioria é colocada, com muita precisão, principalmente no sistema nervoso. O objetivo sempre é desarmonizar a fisiologia nervosa do paciente e faze-lo sofrer.

A interferência constante no sistema nervoso causa perturbações de vulto, não só da fisiologia normal, mas, sobretudo no vasto domínio da mente, com reflexos imediatos para a devida apreciação dos valores da personalidade e suas respostas na conduta do indivíduo.

Podem ser eletrônicos, objetos envoltos em sumos vegetais venenosos, ou ainda, de forma animal (tipo sanguessugas).


 Síndrome da Mediunidade Reprimida

Mediunidade é a faculdade psíquica que permite a investigação de planos invisíveis (isto é, os ambientes onde vivem os espíritos), pela sintonização com o universo dimensional deles. Médium, portanto, é o intermediário, ou quem serve de mediador entre o humano e o espiritual, entre o visível e o invisível. É médium todo aquele que percebe a vida e a atividade do mundo invisível, ou quem lá penetra, consciente ou inconscientemente, desdobrado de seu corpo físico.

Todo médium é agente de captação. Mas também transmite ondas de natureza radiante, correntes de pensamento do espaço cósmico que circunda nosso Planeta (“noures” de UBALDI).

Sabe-se, no entanto, que este sentido especial, quando não disciplinado, pode causar grandes perturbações psíquicas (conduta anormal, sensibilidade exagerada, tremores, angústias, mania de perseguição, etc.) podendo levar à desorganização completa da personalidade, caracterizando quadros clássicos de psicose.

Esse perigo tem explicação. O médium é, antes de tudo, um sensitivo: indivíduo apto a captar energias radiantes de diversos padrões vibratórios, do mundo psíquico que nos cerca. Se não se desligar dessas emissões em sua vida normal, acabará por sofrer sucessivos choques e desgastes energéticos que esgotarão seu sistema nervoso, com graves conseqüências para seu equilíbrio psíquico. O consciente desligamento da dimensão imaterial é obtida pela educação da mediunidade, indispensável a todo médium. A sintonia só deverá acontecer quando ele estiver em trabalho útil e em situação adequada, a serviço de ambos os planos da Vida.

Um médium é instrumento de serviço.