Um creme para as mãos muito secas. Quando você faz seu próprio creme de mãos de Lavanda, você terá ingredientes mais simples, um método infalível (não se preocupe com a separação), um leve aroma maravilhoso, e um creme rico o suficiente para não só manter as mãos e cutículas, parecendo bem, mas também trabalhar maravilhas em seus cotovelos e calcanhares secos também.Uma vez que é feito com óleos reais e cera de abelha, é, bem … oleosa, então eu não usaria antes de trabalhar no computador ou lendo um livro.
É perfeito, no entanto, para aplicar antes de ir para a cama à noite, onde ele tem a chance de mergulhar, proteger e recompor a pele que pode ser tão áspera durante o dia.
Creme para as mãos de lavanda também pode se transformar em um ótimo presente e pode ser adaptada para usar aromas diferentes.
Material Necessário (para fazer cerca de 90 gramas) 1/3 xícara de óleo de amêndoa doce 2 colheres de sopa de óleo de coco 2 colheres de sopa de oliva 3 colheres de sopa de cera de abelha ralada (cerca de 35 gramas). 30-35 gotas de óleo essencial de lavanda ( pode ser usado também óleos tais como a Palmarosa, Gerânio, excelentes para as mãos secas).
Instruções: Combinar os óleos em uma panela pequena e aqueça em fogo médio apenas até quentes, cerca de 5 minutos. Retire do fogo e adicione a cera ralada, mexendo até que estejam completamente derretidos. Leve à geladeira por 5 a 10 minutos para iniciar o resfriamento dos óleos, em seguida, misture o óleo essencial (30 à 35 gotas para mais).
Neste ponto, o creme pode ser vertido para um recipiente (ou dois recipientes, se desejado) para refrigerar completamente.
Nota: Uma vez que este método não usa água, não há necessidade de usar um liquidificador ou processador e você não terá que se preocupar com o creme e a possível separação. Vai ser mais suave em um clima mais quente. Ele pode ser armazenado à temperatura ambiente (o armazenamento no refrigerador irá resultar num creme mais rígido)
.Variações: Para uma consistência mais fina para usar com uma bomba, use apenas 2 colheres de sopa de cera de abelha. Para um mais grosso, consistência mais rígida, usar até 4 colheres de sopa de cera de abelha. Pode ser embalado em latas pequenas para dar como presentes.
PARA TRATAR PELE SECA
Com o aumento da idade, problemas de pele como as rugas, descolorações, flacidez ou rompimentos de vasos podem surgir. Com as massagens baseadas na Aromaterapia, aliadas ao estímulo da circulação facial, podem auxiliar no crescimento de novas células.
→ Uso tópico diário: Aplique no rosto todos os dias o óleo perfumado de rosas, alternando com as seguintes misturas:
1. 60ml de óleo vegetal de germe de trigo + 20 gotas de óleo essencial de lavanda + 10 gotas de óleo essencial de gerânio.
2. 60ml de óleo vegetal amêndoa doce + 10 gotas de óleo essencial de patchouli + 20 gotas de óleo essencial de lavanda + 10 gotas de óleo essencial de alecrim.
Para massagens, as mesmas misturas podem ser utilizadas.
Antes da aplicação de uso tópico, é recomendado realizar o seguinte banho de vapor facial:
1. Adicione em uma bacia de água quente 7 gotas de óleo essencial de lavanda + 7 gotas de óleo essencial de gerânio.
2. Cubra a cabeça com uma toalha, deixando o vapor desobstruir os poros do rosto. A cada 5 minutos, adicione 2 gotas de cada óleo, repetindo por 15 minutos.
→ Máscara de argila: Use a argila da cor que preferir e conforme a necessidade de sua pele. Misture 1 xícara de argila pronta com 4 gotas de óleo essencial de lavanda, 2 gotas de óleo essencial de gerânio, 1 gota de óleo essencial de patchouli, 1 colher de sopa de óleo vegetal de castanha do Pará. Aplique a mistura no rosto, deixando agir por 20 minutos.
→ Em compressa: Adicione 5 gotas de óleo essencial de lavanda em uma bacia de água morna. Embeba um chumaço de algodão e aplique no rosto durante 5 minutos. Repita até três vezes.
Para fazer uso de compressa com frequência, você pode alternar com óleos como o gerânio, patchouli e o alecrim.
CREME REJUVENECEDOR
• 60g de creme neutro • 03 gotas de óleo essencial de sândalo – Rejuvenescedor, hidratante e regenerador celular. • 02 gotas de óleo essencial de olíbano – Rejuvenescedor para pele madura, conserva o viço e nutre a pele. • 04 gotas de óleo vegetal de argan – Fortalece o tônus cutâneo • 01 gota de óleo essencial de sálvia esclaréia – Regula a produção hormonal feminina, auxiliando na redução de linhas de expressão causadas pela disfunção hormonal (ao redor dos olhos). • 02 gotas de óleo essencial de lavanda – Torna a receita com aroma delicado, equilibra a produção de oleosidade, regenera e acalma pele sensíveis. Como preparar o seu próprio spray o roll-on com óleos essenciais para acalmar os ânimos em situações de emergência. • 10ml de óleo vegetal de semente de maracujá • 05 gotas de óleo essencial de lavanda – Equilibra a razão e emoção, traz serenidade e suavidade na ação. • 04 gotas de óleo essencial de cedro – Fortalece, promove estrutura emocional para superar as situações de conflito. • 02 gotas de óleo essencial de camomila romana – Alivia a irritabilidade, inquietação, raiva e agressividade.
Misture todos os ingredientes e armazene em embalagem de spray ou roll-on. Aplique sempre que sentir necessidade no pulso ou pescoço e friccione até total absorção.
Spray para Limpeza de Ambiente
Ingredientes:
1 vidro âmbar com borrifador 100ml de água destilada 10ml de álcool de cereais 6 gotas de óleo essencial de Bergamota 4 gotas de óleo essencial de Hortelã pimenta 2 gotas de óleo essencial de Tea tree 3 gotas de óleo essencial de Erva doce
Modo de Preparo: No recipiente de vidro coloque as gotas de óleo essencial de Bergamota, Hortelã Pimenta, Tea tree e Erva doce. Acrescente o álcool de cereais e misture. Depois coloque aos poucos a água destilada. E novamente misture. Está pronto! Sempre agite antes de borrifar no ambiente.
Dentre as práticas naturais e complementares, a Aromaterapia é a técnica que utiliza aromas naturais chamados de óleos essenciais para alterar o humor e comportamento. Davidson JL (2002) realizou uma pesquisa em um escritório de contabilidade para testar a eficácia da Aromaterapia.
Dentre as formas utilizada ele verificou que o uso de 4 gotas de lavanda diluído em 10ml de óleo vegetal em embalagem roll-on aplicado no pulso diariamente reduziu 50% no estresse geral, 40% da ansiedade e irritabilidade e aumentou 10% na energia e 20% de concentração além do método ser considerado pelos participantes como agradável e de fácil incorporação no seu dia a dia no escritório. No Japão, já é hábito em muitos escritórios borrifar, em determinados momentos do dia, fragrâncias naturais que ajudam os trabalhadores a relaxar e, também, ‘acordar’.
Uma pesquisa concluiu que, por lá, os erros dos funcionários caíram em mais de 50% nas empresas que difundem o aroma do óleo essencial de limão siciliano no ar. Mas, você deve estar se perguntando como aromas podem influenciar em nosso humor? Isso acontece porque os óleos essenciais possuem componentes químicos que quando inalados atingem as estruturas cerebrais como hipocampo (responsável pela memória e aprendizado) e hipotálamo (sensação de prazer).
Visto como os aromas da natureza podem alterar suas emoções, confira 5 óleos essenciais que podem auxiliar e muito nos estudos ou trabalho:
-Óleo essencial de Alecrim: Estimula a mente, clareia idéias, auxilia na memória e aprendizado. Excelente para atividades que necessitam de leitura ou decorar textos. -Óleo essencial de Limão Siciliano: Estimula o foco, concentração e a capacidade de fazer escolhas. -Óleo essencial de Grapefruit (toranja): Estimula a criatividade, busca por soluções, otimismo e entusiamo. Excelente para criar novas oportunidades. -Óleo essencial de Lavanda: Acalma a mente, elimina a tensão dos ombros, auxilia aqueles que não conseguem trabalhar sobre pressão de prazo ou chefe. -Óleo essencial de Manjericão: Reparador físico e mental. Promove presença, poder pessoal, auto-confiança, energia e vitalidade.
SUGESTÕES DE USO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
Lavanda (Lavandula angustifolia) é o mais versátil de todos os óleos essenciais. Terapeuticamente, ele é largamente indicado para tratamentos da pele alem de possuir um efeito calmante em quem o utiliza. Pode ser utilizado para limpar cortes, irritações ou pequenas escoriações na pele. Seu aroma é calmante, relaxante e balanceador para o físico e para o emocional. O óleo essencial de lavanda é destilado de plantas novas em fazendas principalmente da Europa.
1. Massageio o pé com algumas gotas de lavanda para obter um efeito calmante em todo o corpo; 2. Friccione uma gota do óleo essencial de lavanda entre as palmas das mãos e depois passe pelo travesseiro para ajudar-lhe dormir; 3. Ponha uma gota do óleo essencial mordidas de insetos para diminuir e reduzir o inchaço e a coceira; 4. Ponha 23 gotas do óleo essencial de lavanda sobre pequenas queimaduras para diminuir a dor; 5. Misture diversas gotas do óleo essencial de lavanda em um óleo essencial carreador vegetal e use topicamente para eczemas e dermatites; 6. Coloque o óleo essencial de lavanda para peles secas ou rachadas; 7. Massageie uma gota de lavanda para lábios rachados ou queimados pelo sol; 8. Para reduzir ou minimizar cicatrizes massageie a área com óleo essencial de lavanda; 9. Coloque duas a quatro gotas nas axilas para agir como desodorante; 10. Friccione algumas gotas de lavanda no couro cabeludo para ajudar a eliminar a caspa; 11. Coloque algumas gotas do óleo essencial de lavanda em chumaços de algodão e coloque em seu armário para repelir traças e insetos, alem de dar um aroma agradável; 12. Coloque algumas gotas de lavanda em fontes caseiras para aromatizar suavemente o ambiente e eliminar bactérias e fungos fazendo com que o tempo entre uma limpeza e outra seja prolongada; 13. Coloque algumas gotas de lavanda em um pano unido e coloque-o dentro da secadora de roupas junto com suas roupas para que as mesmas tenham um aroma suave e refrescante; 14. Coloque o óleo essencial de lavanda em difusores de aroma a frio para aliviar sintomas de alergias; 15. Coloque uma gota de lavanda em cortes para limpar e matar as bactérias;
LIMÃO (Citrus limonum) possui propriedades anti-sépticas e contem os compostos que foram estudados por seus efeitos no sistema imunológico. Pode servir como repelente de insetos.
CUIDADO: Os óleos cítricos não devem ser aplicados à pele que será exposta à luz solar direta ou à luz ultravioleta dentro de 72 horas.
1. Use 12 gotas de limão para em uma garrafa com spray misturadas com água destilada e use no banheiro como desodorisador de ar; 2. Use 12 gotas de limão para remover chicletes, óleo, lubrificantes; 3. Use uma gota de limão para adicionar sabor a assados ou bebidas; 4. Para uma limonada utilize duas gotas de limão, duas colheres de sopa de mel e dois copos de água; 5. Para limpar e aumentar a vida útil de frutas frescas, encha uma bacia com água e coloque três gotas de óleo essencial de limão dentro. Depois adicione as frutas lavadas e deixe por alguns minutos; 6. Adicione uma gota de óleo essencial de limão dentro da lavadora de louças depois do ciclo de lavagem; 7. Friccione uma gota de limão nas mãos apos utilizar banheiros públicos; 8. Use uma toalha de papel com varias gotas de óleo essencial de limão para desinfetar o banheiro; 9. Faça gargarejo com uma gota de limão para eliminar o sangramento da gengiva ocasionada por gengivites ou extrações de dentes; 10. Coloque uma gota de limão na pele oleosa ou com acnes para balancear as glândulas sebáceas; 11. Massageie áreas com celulite para ativar a circulação e eliminar impurezas das células; 12. Use duas gotas de óleo essencial de limão topicamente para limpar pés de atleta; 13. Massageie com óleo essencial de limão, veias varicosas para aumentar a circulação e aliviar a pressão venal; 14. Esfregue uma gota de óleo essencial de limão em tabuas de corte para limpa-las; 15. Coloque 15 gotas de óleo essencial de limão junto com o produto de limpeza de carpetes e tapetes para retirar manchas e deixa-lo mais brilhante, alem de deixar um aroma refrescante suave no ambiente;
HORTELÃ PIMENTA (Mentha piperita) é uma das ervas mais antigas e utilizadas para melhorar a digestão. Jean Valnet estudou o efeito do hortelã pimenta no fígado e no sistema respiratório. O Dr. William N. Dember da universidade de Cincinnati estudou a habilidade do hortelã pimenta de melhorar a concentração e a exatidão mental.
Alan Hirsch, M.D., estudou seu efeito direto no centro da saciedade do cérebro, que provoca um sentido de alivio após refeições.
1. Massageie a barriga com quatro gotas de óleo essencial de hortelã pimenta para aliviar ma digestão, gazes e diarréia; 2. Adicione uma gota de óleo essencial de hortelã no chá para aliviar a ma digestão; 3. Massageie com algumas gotas de óleo essencial de hortelã em batidas ou contusões para reduzir a inflamação; 4. Friccione algumas gotas de óleo essencial de hortelã na parte traseira dos pés para reduzir a febre; 5. Inale o óleo essencial de hortelã pimenta antes e depois de exercícios para aumentar sua capacidade aeróbica e reduzir a fadiga; 6. Massageie o abdômen com algumas gotas de hortelã pimenta para aliviar náuseas; 7. Para aliviar dores de cabeça, massageie as têmporas, a testa e a nuca com algumas gotas de óleo essencial de hortelã pimenta; 8. Aromatize o quarto/escritório com óleo essencial de hortelã pimenta para aumentar a concentração; 9. Inale algumas gotas de hortelã pimenta para aliviar sintomas de congestão nasal; 10. Para deter ratos, camundongos ou formigas coloque algumas gotas de óleo essencial de hortelã pimenta em um chumaço de algodão e coloque-o pelo caminho ou pela porta de entrada destes animais; 11. Coloque três gotas de óleo essencial de hortelã pimenta em uma xícara de água quente e aproveite como se fosse café; 12. Beba um copo de água gelada com uma gota de óleo essencial de hortelã pimenta para refrescar após um dia quente; 13. Friccione óleo essencial de hortelã pimenta nas juntas para aliviar sintomas de artrite e tendinite; 14. Inale algumas gotas de hortelã pimenta para enfraquecer o apetite e diminuir o impulso de hiper alimentação; 15. Faça um escalda pés com óleo essencial de hortelã pimenta para aliviar dores nos pés;
PRIMEIROS SOCORROS
Os óleos essenciais podem ser muito úteis em qualquer emergência. Aqui mostramos 3 óleos específicos para emergências e que podem servir para várias situações:
Lavanda Chamado de óleo universal, devido a sua grande variedade de utilizações. Ele é analgésico, sedativo, anti-séptico e antiinflamatório. Pode ser utilizado para queimaduras aplicando-o diretamente no local afetado.
Outros usos para a lavanda: acalma e relaxa (massagem), antidepressivo (inalação e/ou massagem), insônia (inalação), dores de cabeça (inalação), TPM (inalação e/ou massagem).
Limão
Tem qualidades anti-sépticas, ansiedade e promove o bem estar. Para dores de garganta (gargarejo).
Hortelã Pimenta
Ótimo para dores de cabeça e náuseas. Para dores de cabeça ponha uma gota diretamente sobre a testa e têmporas. Não coloque sobre os olhos. Você pode também fazer uma compressa usando um pano mergulhado em uma bacia da água gelada e 3 gotas do óleo de hortelã e colocar a compressa na nuca. Para a náusea uma gota sobre a língua.
Algumas combinações para situações de Emergência
Você pode usa-los no banho de imersão, no difusor de aromas, em massagens, em escalda pés. Se forem indicadas duas ou mais essências, divida o número de gotas (siga a indicação vista anteriormente) pelos vários tipos de óleo.
• Angústia – Paurosa, bergamota, grapefruit e lavanda. • Insônia – Lavanda, paurosa e laranja. • TPM – Gerânio e sálvia (com óleo carreador de gérmen de trigo). • Dor de cabeça – Lavanda (tensão), capimlimão (ressaca), hortelã pimenta (problemas digestivos). • Ansiedade – Rosa, gerânio, palmarosa e bergamota. • Estresse – Lavanda, palma rosa, laranja e tangerina. • Tristeza – Tangerina, capimlimão, grapefruit e paurosa. • Pés doloridos – Cipreste e hortelãpimenta. • Dores musculares – Gengibre, capimlimão, copaíba e alecrim. • Concentração – Alecrim, capimlimão e tomilho. • Depressão – Manjericão, bergamota e gerânio. • Bronquite: Eucalipto Glóbulos ou Citriadora, Tea Tree, cravo, Olíbano e Manjerona.
Aplicações:
* Inalação: 3 gotas em vasilha com água fervente, cubra a cabeça com uma toalha, feche os olhos ao inalar. 1 gota em lenço,cerâmica porosa, aromatizador pessoal ou direto do frasco de óleo essencial. * Banho de banheira: até 8 gotas em álcool de cereais, óleo vegetal ou leite, misturar na água. Agite bem a água. No chuveiro: 3 gotas no chão do box. * Aroma ambiental: 1 gota para cada m3 em difusor elétrico ou a vela. * Massagem: ( para o corpo ) até 8 gotas para 50 ml de óleo vegetal, creme ou gel base sem fragrância. (Farmácias de Manipulação). * Loção, creme ou gel: 5 a 10 gotas em 30 ml de loção, creme base ou natural sem fragrância ou gel.( Farmácias de Manipulação).
Bronquite é o estado de inflamação dos brônquios. Esta pode ser aguda afecção acompanhada por febre e uma tosse intensa e dolorosa ou crônica, afecção prolongada, não acompanhada por febre. O tratamento aromaterápico visa combater a infecção, reduzindo a febre, moderando a tosse e expelindo o muco. Nos primeiros estágios, quando a tosse é seca e dolorosa, a inalação de vapor com óleos essenciais, proporcionará um grande alívio.
Esses óleos essenciais também são eficazes para baixar a febre, além de contribuir para reforçar os mecanismos de defesa do próprio organismo em resposta à infecção. A tosse poderá persistir por algum tempo depois que a febre tenha cedido, mas a prática de inalações, banhos e massagens localizados no peito e no pescoço deverá abreviar o tempo necessário a uma recuperação total.
Celulite
Para celulite existem inúmeras medidas que podem ser tomadas para ajudar a desintoxicar a área, aumentar a circulação e o movimento linfático e tirar o excesso de líquido dos tecidos.
Em todo trabalho com o sistema linfático, a dieta é importante, porque uma dieta altamente refinada, rica em produtos químicos e de potencial toxicidade, torna o trabalho de remoção residual mais difícil para o sistema.
Qualquer pessoa seriamente empenhada em melhorar o sistema linfático e a função imunológica deve parar de fumar, eliminar carne vermelha, café, chá, álcool, açúcar refinado, farinha e laticínios de sua dieta. De fato, um jejum de três dias com frutas é bom para começar. Infusões herbáceas com funcho deveriam ser consumidas, e pelo menos oito copos de água por dia ajudariam a limpar o sistema linfático.
Massagem regular, de preferência diária, se não pelo menos duas vezes por semana, é importante para ajudar a melhorar a circulação do sangue e da linfa e destruir e eliminar as toxinas depositadas nos tecidos. Para isto se juntaria a um creme os óleos essenciais apropriados.
Um programa de exercícios é importante, caminhada ritmada e natação são adequadas para o problema de celulite.
Banhos podem ser úteis, e fricção energética sobre a área antes de entrar no banho ajuda também. Isto pode ser feito com uma bucha ou escova de banho. Enquanto se banha, belisque e soque a região para ajudar a eliminar os depósitos de gordura.
Adicionar sal de Epsom, sal marinho e extratos de algas marinhas ao banho podem também ajudar a eliminar toxinas, e isto deveria ser feito duas vezes por semana. Após o banho, aplique uma mistura para celulite sobre as áreas afetadas, e esfregue bem.
Esfregação de pele, banhos de óleos e massagem com mistura para celulite deveriam ser feitos uma vez por dia.
Os melhores óleos para celulite são: junípero, toranja, limão, cipreste, funcho, tomilho, alecrim, manjericão e PATCHOULI.
Podem ser usados também óleos diuréticos e ocasionalmente adicionada uma gota de pimentadoreino para ajudar a aumentar a circulação da área. Gerânio ajuda no equilíbrio hormonal. A seguir daremos três fórmulas de massagem anticelulite.
Use 15 a 20 gotas de óleo essencial para 30g de óleo catalisador. Os melhores catalisadores são: amêndoa, jojoba ou cenoura.
Vale a pena frisar que em alguns casos a massagem é desaconselhada, ex: pessoas com cirurgia recente, em casos de febre ou infecções, pessoas com câncer, em queimaduras recentes, trombose. Nestes casos você pode preparar a mistura dos óleos e passa-los simplesmente nas regiões desejadas.
Embora haja no mercado muitos óleos já preparados, convido você a fazer suas próprias misturas, criando seus próprios óleos, conhecendo o poder dessas gotinhas maravilhosas que a natureza nos proporciona.
Nunca usamos óleo essencial puro sobre a pele. Em massagem faremos diluição com óleos vegetais (Semente de Uva, Amêndoa Doce, Germe de Trigo, Gergelim). A preparação básica (veja proporção em massagens) é sempre a mesma, e você pode adicionar o Óleo Essencial adequado para cada caso.
Óleos Essenciais para relaxamento e dores musculares: lavanda, manjerona, gerânio. Óleos essenciais para desintoxicação: gerânio, cipreste Óleos essenciais para trabalho linfático: cipreste, gerânio, teatree, eucalipto. Óleos essenciais para dores nas juntas: manjerona. Óleos essenciais para relaxar e estimular o sono: bergamota, laranja
Óleo Relaxante
30 ml de Óleo Vegetal de Germe de Trigo 6 gotas de óleo Essencial de Lavanda 6 gotas de óleo Essencial de Gerânio
Misture os óleos e aplique nos locais de tensão ou pôr todo o corpo. Além de relaxar, você estará cuidando de sua pele, pois o Óleo Vegetal de Germe de Trigo é um regenerador celular possuindo vitaminas A, B e E.
Banho Refrescante
Na banheira (água morna)
6 gotas de Óleo Essencial de Lavanda 2 gotas de Óleo Essencial de Menta Além de te refrescar nos dias de calor, este banho vai te propiciar uma sensação de leveza.
A Mistura desses aromas é muito gostosa. Você que não tem banheira, pode também se beneficiar desse banho, colocando em uma bucha vegetal molhada, 1 gota de cada óleo e passando-a no corpo úmido em movimentos circulares.
Óleo Afrodisíaco
Em 30 ml de óleo Vegetal, acrescentar :
7 gotas de Óleo Essencial de YlangYlang 5 gotas de Óleo Essencial de Patchouli.
Creme Natural
Feito de óleos, ceras e água, os cremes mantêm a pele flexível enquanto a protegem dos elementos. Selecione os cremes baseando-se em seu tipo de pele e preferência.
7g de cera de abelha 60ml de óleo de amêndoas doces 30ml de água de flores (hidrossóis) ou de água destilada ou deionizada. 4 a 6 gotas de óleo essencial
1 – Despeje a cera de abelhas e o óleo carreador em uma tigela refratária. Coloque-a em banho Maria e mexa até que os ingredientes se misturem. 2 – Retire do banho Maria e devagar, adicione água à mistura, mexendo sem parar. 3 – Continue mexendo enquanto o creme esfria, depois adicione o óleo essencial. Mexa até a mistura engrossar e em seguida coloque-a em potes esterilizados. Às vezes parece que a água não vai se misturar, mas continue batendo firmemente até que se esfrie e fique homogêneo. Pode fazer uso da batedeira.
Variações desta mesma receita:
1 Creme leve: ponha 35ml de óleo de jojoba no passo 1, aumente a cera de abelhas para 10g, diminua o óleo para 45ml e a água para 20ml. 2 Creme de tratamento: adicione 15g de lanolina no passo 1, diminua o óleo para 45ml e aumente a água para 60ml. 3 Creme exuberante: adicione 15g de manteiga de cacau no passo 1, diminua o óleo para 45ml e aumente a água para 35ml.
Pomadas
Pode-se preparar uma receita caseira de pomada com creme neutro e óleo vegetal e depois agregar os óleos essenciais.
Para quantidades de 30 gramas de creme ou pomada acrescentar 15 gotas de óleo essencial, como por exemplo:
2 colheres de sopa de creme neutro; 1 colher de sopa de óleo vegetal de germe de trigo; 15 gotas de óleo essencial.
Coloque uma tampa no recipiente, rotule e guarde em local ventilado e longe da luz.
Escalda pé ou pedilúvio
Refresque os pés cansados em um recipiente (bacia ou tina), adicionando 2 litros de água quente em conjunto com 10 gotas de óleos de sua preferência. Um caminho maravilhoso para relaxar seus pés e sua mente.
Algumas sugestões para você fazer um teste:
Cipreste para dores nos pés; Tomilho e alecrim para pés inchados; Hortelã Pimenta ou hortelã do Brasil para ativar a circulação e refrescar; Ou ylang ylang e PATCHOULI.
Complemente, se quiser, colocando bolinhas de gude, fazendo pressão com os pés e deslizando sobre as bolinhas, desta forma trabalhando os pontos de reflexologia. Termine aplicando hidratante com óleo essencial de lavanda.
Banho de mãos ou Manilúvio
Abrande a pele áspera molhando-a em uma bacia de água aquecida, não muito quente, e óleos essenciais.
Um SPA para as mãos completo, começa com uma esfoliação para a retirada das células mortas. Faça então um manilúvio em uma bacia com 1 litro de água morna, 2 colheres de sopa de vinagre de cidra (maça) e 10 gotas de óleo essencial (veja propriedades dos óleos essenciais).
Após este mergulho, faça uma massagem para hidratar suas mãos. Utilize a seguinte receita: 1 colher de sopa de óleo vegetal de gergelim com 5 gotas de óleo essencial de olíbano.
Faça um envelopamento com plástico filme (aquele de uso culinário) e deixe hidratar e descansar por 20 minutos.
Termine fazendo a manicure completa se quiser.
Sauna
Adicione 15 gotas de óleo essencial de pinho siberiano ou eucalipto (glóbulos ou citriodoro) em 300 ml de água dentro de um borrifador, e está pronto.
Gargarejo
Principalmente para dores de garganta ou mau hálito. Você pode estar colocando uma gota de óleo essencial em um copo com água morna e fazer os movimentos de bochecho. Lembre-se de não engolir o líquido.
Inalação através de lenços
A maneira mais fácil de utilizar os óleos essenciais. Adicione 3 a 4 gotas de óleo em um lenço e inale profundamente.
É útil para tratar resfriados ou dores de cabeça, enjôos de viagem ou simplesmente aliviar o cansaço no trabalho.
Emanação de travesseiro
Perfumar o travesseiro com 2 ou 3 gotas de óleo é ótimo para reduzir o ritmo do corpo ou para aliviar insônia caso você possua problemas para dormir.
Saches ou Pout porris
Recipientes com rolhas, algodão, folhas, ou trouxinhas de tecidos são ótimos meios para você estar deixando um cheiro agradável dentro de seu armário ou em sua casa. Pingue algumas gotas dos óleos de sua preferência nestes materiais e coloque-os espalhados pela casa ou escritório.
Experimente a lavanda, bergamota ou cedro para afastar as traças. Prepare sua sinergia, e use a sua criatividade.
No porta sapatos, você poderá estar utilizando bolinhas de madeira ou chumaços de algodão com óleos essenciais de pinho ou cipreste.
Lareira
Com aquele frio não podíamos deixar de falar em toras de madeira aromatizadas. Coloque aproximadamente 7 gotas de óleo essencial em cada tora uma hora antes de acender o fogo. Aos poucos o aroma é liberado deixando um ambiente aconchegante e delicioso. Algumas sugestões de óleos são os de cipreste, pinho ou cedro.
Ambiente
Conforme o efeito que se deseje obter, podem-se criar diversos ambientes com uma das essências a seguir:
Ambiente balsâmico, para casos de sinusite, faringite e diversas afecções respiratórias: eucalipto, pinheiro, tomilho ou alecrim.
Ambiente relaxante e sedativo, para casos de nervosismo ou insônia: alfazema ou laranjeira. Recomendam-se estas duas essências especialmente para as crianças muito inquietas, com dificuldades para dormir.
Ambiente tonificante: limão, alecrim, hortelã ou segurelha.
Ambiente anti-séptico: para prevenir os contágios em casos de gripe ou resfriados: tomilho, sálvia, eucalipto ou canela.
Ambiente para afugentar os mosquitos e outros insetos: ervacidreira ou cidrão.
Ambiente antifumo: cidrão, gerâniosilvestre, sassafrás ou alfazema.
Obs: É preferível usar um único óleo essencial de cada vez, ao invés de misturar vários deles.
Sinergias
São obtidas com a mistura de até no máximo 4 Óleos Essenciais e não devem ultrapassar o percentual de 2% no total da mistura. Para serem utilizados em aromatização de ambientes ou para banhos. As mesmas sinergias podem ser utilizadas de outras formas mediantes diluição em creme base ou óleo carreador, reservando as devidas proporções.
Sinergias Calmantes
ANTISTRESS
4 gotas OE de lavanda 2 gotas OE de palmarosa 4 gotas OE de patchouli 3 gotas OE de laranja
NOITES SILENCIOSAS
5 gotas OE de lavanda 5 gotas OE de camomila 1 gota OE de neróli 2 gotas OE de gerânio
RELAXANTE
10 gotas OE de lavanda 10 gotas OE de manjerona 5 gotas OE de bergamota