CRISTAIS E PEDRAS PRECIOSAS
SEU USO TERAPÊUTICO
CRISTAIS
O uso dos Cristais e pedras:
Os cristais e pedras, tanto brutos como lapidados, agem doando e absorvendo energias. Por esse motivo é importante que não descuidemos de sua limpeza e energização.
Programação: está relacionada com a absorção de energia.
Meditação com os cristais envolve:
– memória armazenada no cristal.
– focalização da atenção.
– no sentido esotérico, a conectação com as forças cósmicas.
– é também um agente facilitador da relaxação.
Remédios: É possível fazer se remédios usando para isso os cristais (são os elixires de cristais).Para fazê-los, procede se da seguinte forma:
– na água: água pura e pedra limpa. Deixar a noite por 12 horas. O uso deve ser imediato, pois não leva conservante.
– no álcool de cereais: Deixar por 12 horas durante o dia, sem pegar sol direto.
Este se conserva mais tempo, pois o álcool age como conservante. Usa se pingar 4 gotas na água, 4 vezes ao dia.
DESCRIÇÃO E USO DOS QUARTZOS
Começaremos falando sobre o quartzo, pois dentre todas as rochas, o quartzo é uma das preferidas por todos os terapeutas, pois se trata de uma das formações mais completas para uso em cura.
QUARTZO:
Composição química: Sua composição química é, basicamente, o óxido de silício ou sílica, uma das substâncias mais comument e encontradas na superfície de nosso planeta. Mas apesar disso são enormes as variações sob as quais ele se apresenta.
Variedades do quartzo: O quartzo pode se apresentar sob variados aspectos, os quais passam a ser conhecidos por nomes diversos, como se h ouvessem adquirido identidade própria. Na verdade, essas variações são causadas por inclusões minerais na sua composição.
O quartzo passa a ter, então, as seguintes denominações: Ágata ,crisoprásio, olho de tigre, ametista, cristal de rocha, ônix, aventurina, heliotrópio, opala, calcedônia, jaspe, prásio, citrino, olho de falcão, quartzo róseo, cornalina, olho de gato, quartzo enfumaçado ou fumê
CRISTAL DE ROCHA:
Na Antiguidade acreditava se que o cristal de rocha era um gelo eterno (do grego krystallos: gelo).
Transparência:Incolor, podendo ser mais ou menos transparente. Alguns apresentam inclusões de outros minerais, como ouro, rutilo, pirita, turmalina, goethita (quartzo astérico, o qual parece conter uma estrela em seu interior)
Sistema Cristalino:Hexagonal (6 faces).
Composição química: Óxido de silício.
Transparência: Transparente.
Atuação e Uso: É o quartzo que apresenta a maior variedade de usos.
Atua, principalmente, no chacra coronário.
Por sua capacidade de permitir que a luz branca o atravesse e se decomponha em todas as cores, ele atua reequilibrando e suprindo todo o organismo dos elementos dos quais este necessita.
Na aura ele atua limpando-a.
Ele harmoniza as energias circulantes em nosso corpo, pois age desbloqueando os canais por onde essas energias circulam. Em função dessa propriedade ele contribui facilitando a concentração e a meditação.
Quando usado junto com outra pedra ele amplia as propriedades desta.
QUARTZO ENFUMAÇADO OU FUMÊ:
Equivocadamente também chamado de topázio enfumaçado
Coloração: Sua coloração varia do marrom claro ao escuro, podendo apresentar se também nas cores cinza ou negra.
Sua cor deve se a inclusão de impurezas (geralmente ferro, carbono e titânio).
Sistema cristalino: hexagonal
Composição química: Óxido de silício.
Transparência: transparente.
Atuação e uso: A energia do quartzo fumê está sintonizada com as energias da Terra por este motivo seu uso destina-se, principalmente, ao primeiro chacra. Ele estimula nosso instinto de sobrevivência ao fazer com que percebamos e amemos nosso próprio corpo (uma das funções do primeiro chacra). Ao agir assim ele está trazendo o sentimento do amor do chacra cardíaco para o chacra básico, permitindo que tenhamos capacidade de eliminar as emoções negativas e desnecessárias.
Ele age de forma semelhante à influência saturnina, que nos leva a descartar tudo que não seja mais necessário. Ele permite que desenvolvamos o desapego, qualidade indispensável para que possamos nos beneficiar da verdadeira luz que nos cerca.
QUARTZO ROSA:
Coloração: Rosa forte ou pálido. Sua coloração é dada pela inclusão do manganês.
Sistema Cristalino: Hexagonal.
Composição química: Óxido de silício.
Transparência: transparente, translúcido.
Atuação e uso: É uma das principais pedras usadas no chacra cardíaco.
Atua fundamentalmente no campo emocional. Nos momentos em que precisamos de ajuda para curar mágoas antigas que foram guardadas, mas que deixaram cicatrizes que continuam de alguma forma nos fazendo sofrer, esta variedade de quartzo nos oferece uma ajuda valiosa, pois a sua principal característica é nos deixar envoltos por uma atmosfera de paz e harmonia, permitindo que percebamos nossa capacidade de auto aceitação e perdão quando então estaremos aptos a sentir amor e respeito por nós mesmos.
O quartzo rosa atua junto ao coração, e, por extensão, também atua no sistema circulatório, assim como junto aos órgãos reprodutores, os quais podem tornar se mais saudáveis e com maior capacidade de nos ajudar a sintonizar com nossas energias de amor.
Quando nos dispomos a usar o quartzo rosa, precisamos estar preparados para vivenciar todas as emoções que ele irá despertar em nós, emoções essas que precisam ser entendidas para nosso próprio crescimento e amadurecimento espiritual.
AMETISTA:
Coloração: Apresenta uma variação de cor que vai do violeta ao lilás, passando pelo vermelho púrpura. Sua coloração deve se a inclusão de ferro e manganês em sua composição.
Sistema cristalino: Hexagonal.
Composição química: Óxido de silício.
Transparência: transparente
Atuação e uso: Embora sua área de atuação seja principalmente o sexto e o sétimo chacras, ela pode ser usada em qualquer outra parte do corpo em que suas energias se tornem necessárias.
Atua no sistema nervoso, no sistema imunológico, no processo criativo, aum enta a capacidade de memória, ajuda no controle metabólico, ajuda a vencer o medo e a ansiedade.
Atua também estimulando a elevação espiritual, o amor a Deus.
A ametista purifica não apenas nosso corpo físico, mas também as nossas vibrações, fazendo com que nos tornemos mais conscientes de nossa participação num Todo Maior, fazendo com que nos apercebamos de que existe um poder cósmico do qual tudo emana.
Ela amplia nossos sentimentos humanitários e desenvolve nosso lado místico.
AVENTURINA ou QUARTZO VERDE:
Coloração: Verde, parda dourada, irisada. Sua coloração é dada pela inclusão de minerais no quartzo, o que vai lhe proporcionar algum brilho. A mica torna a acobreada, a mica de cromo torna a verde.
Sistema Cristalino: Hexagonal.
Composição química: Óxido de silício.
Transparência: Translúcido, opaco.
Atuação e uso: Equilibra as emoções e o corpo físico. Ela atua tanto no corpo físico, como também no mental e no emocional.
Como todas as pedras verdes, esta também possui um enorme poder de cura.
Ela pode ser usada em quase todos os tratamentos físicos. O verde é uma cor de equilíbrio. As pedras dessa cor atuam a nível de coração, rins, nas infecções como gripes, nas nevralgias, enxaquecas, além de normalizar a pressão arterial.
Sua cor verde permite que o raio verde da cura atue tanto no corpo físico quanto na aura.
Ajuda a neutralizar as emoções reprimidas. Em épocas de grande desgaste físico ou emocional ajuda no reequilíbrio de nossas energias.
Ajuda a acalmar as emoções.
CITRINO: Muitas vezes é confundido com o topázio.
Coloração: É um quartzo amarelo claro, até pardo dourado, que contem ferro em sua composição.
Sistema cristalino: Hexagonal.
Composição química: Óxido de silício.
Transparência: Transparente.
Atuação e uso: É mais usado no chacra do umbigo.
Ele estimula a atividade física, aumenta a disposição, ajuda à digestão, desintoxica o sangue. Aumenta a autoconfiança, permitindo que nos sintamos mais calmos e com melhores condições de tomar decisões e aceitar com otimismo os problemas ligados a nossa rotina.
O Cirino ajuda também a preservação de nossas energias, evitando que tenhamos uma perda energética acentuada em situações desgastantes. Sua vibração de cor amarela fortalece o nosso campo energético, transmitindo sua luz dourada para noss o campo áurico.
QUARTZO OLHO DE FALCÃO:
Coloração: Sua cor é verde azulado ou azul acinzentado tendo a superfície opalescente.
Sistema cristalino: Hexagonal.
Composição química: Óxido de silício.
Transparência: Opaco.
Atuação e uso: Usado principalmente no chacra básico.
Este quartzo leva nos a uma percepção mais realista em nossas situações cotidianas. Ele também irradia energias curativas, que atuam neutralizando as energias causadoras de doenças.
QUARTZO OLHO DE GATO:
Coloração: Pode se apresentar nas cores branca, cinzenta, verde, amarela, parda. Contem magnésio em sua composição.
Sistema cristalino: Hexagonal.
Composição química: Óxido de silício.
Transparência: Translúcido, opaco.
Atuação e uso: Pode ser usado nos casos de asma.
QUARTZO OLHO DE TIGRE:
Coloração: Varia do amarelo ao marrom com reflexos dourados.
Sistema cristalino: Hexagonal.
Composição química: Óxido de silício.
Transparência: Opaco.
Atuação e uso: Ele está sintonizado com as energias da Terra (pela sua cor marrom), mas influenciado pela luz dourada, conduz a luz do chacra da coroa para assentá la no corpo físico.
Usado no chacra do umbigo, leva-nos a tomar consciência de nossa própria força interior, desenvolvendo nossa autoconfiança.
Sua iridescência nos ajuda a encontrar o melhor caminho quando estamos em dúvida quanto a uma decisão a ser tomada.
Atrai também para nós os bens materiais da Terra.
É indicado também para pessoas que têm dificuldade em transformar em realidade seus sonhos e projetos.
CALCEDÔNIAS:
No grupo das calcedônias existem vários tipos de quartzos, dentre os quais podemos citar:
Agatas
Calcedônia verdadeira
Cornalina
Crisoprásio
Heliotrópio
Jaspe
Onix
Sardo.
ÁGATA:
Coloração: Sua coloração é variável, em faixas ou camadas.
Sistema cristalino: Hexagonal, agregados microcristalinos.
Composição química: Óxido de silício.
Transparência: Translúcido, opaco.
Atuação e uso: Dentre as suas propriedades estão: aguçar a visão, iluminar a mente, fortalecer o coração, estimular a coragem, aumentar a auto estima, melhorar a su scetibilidade.
ÁGATA ALARANJADA:
Atua acalmando nossas emoções e a medida que isso ocorre, ela cria condições para que possamos examinar com mais clareza os problemas que nos preocupam.
ÁGATA CINZENTA:
Atua no sistema circulatório e pele. Ajuda o corpo a absorver oxigênio mais rapidamente. Também age nas depressões.
ÁGATA MUSGOSA:
Atua no sistema circulatório, alivia a depressão. Ajuda a tomarmos consciência de nossas intuições. Age também canalizando a criatividade. Aumenta a vitalidade.
CALCEDÔNIA VERDADEIRA:
Coloração: Suas cores são azul, branca ou cinzenta.
Atuação e uso: Sua ação é, principalmente, ao nível do baço (englobando aí o sangue e o aparelho circulatório). Atua na visão, vesícula biliar, ossos. É purificadora de ferimentos. Ela possui a capacidade de se auto limpar de emanações absorvidas durante seu uso em tratamentos. Sua ação de purificação age também ao nível emocional, permitindo que o indivíduo possa, através da reflexão e auto análise, reagir de maneira mais positiva e harmoniosa. Por suas qualidades de purificação e limpeza, é uma boa pedra para ser usada por terapeutas ou quaisquer profissionais cuja atuação envolva lidar com pessoas. A Calcedônia branca também é chamada de pedra mãe, pois muitas vezes ela se apresenta envolvendo o utras rochas, cobrindo as tal como uma casca, ou mesmo preenchendo cavidades, daí podermos encontrá la muitas vezes junto com outras pedras. Por isto atribui se a ela a propriedade de intensificar o instinto materno e estimular a lactação.
CORNALINA.
Coloração: É uma variedade de Calcedônia de cor avermelhada ou vermelha acastanhada.
Atuação e uso: A Cornalina tem forte sintonia com a Terra, fazendo com que quem a use sinta se bastante ligado a este elemento. Por este motivo, ela influencia a fertilidade.
Também age no fígado, sangue e parte inferior das costas.
Estanca sangramentos, protege contra infecções, cicatriza feridas abertas.
Atua contra angústias, melancolia, reumatismo e nevralgia.
Ela confere autoconfiança, sendo, portanto útil para aqueles que precisam de um estímulo para tentar novas experiências, novos caminhos. Por reforçar a autoconfiança, ela pode ser também usada na meditação, quando permite que nos desliguemos de pensamentos desnecessários ao fim a que nos propomos.
CRISOPRÁSIO:
Coloração: Variedade de Calcedônia de cor verde maçã. Sua cor é devida ao níquel.
Atuação e uso: O Crisoprásio ajuda a trazer a consciência aquilo que estava a nível inconsciente.
Acalma, diminui o egoísmo e permite que a pessoa participe mais de seu meio ambiente.
Estimula a criatividade. Aumenta a percepção. Ajuda nas doenças mentais. É boa para a vista. Ajuda nos partos.
HELIOTRÓPIO:
Coloração: É uma Calcedônia opaca, verde escura, com manchas vermelhas.
Atuação e uso: Atribui se a ela a propriedade de fortale cer o sistema circulatório, desintoxicar os rins, fígado e baço.
Estimula a coragem, o altruísmo e a solidariedade.
JASPE:
O nome jaspe tem origem grega e significa pedra manchada . Estas manchas que o caracterizam podem ser de variadas cores.
Coloração: Pode ser amarelo, vermelho, verde, marrom.
Atuação e uso: Suas propriedades terapêuticas variam em função da cor.
Amarelo: energético e bom purificador das glândulas endócrinas.
Verde: usado nos distúrbios do aparelho digestivo, nos órgãos de limpeza.
É bom também para apagar lembranças do passado que possam estar impedindo o crescimento no presente.
Vermelho: tem atuação junto ao sistema circulatório e órgãos purificadores como o fígado.
Marrom: por estar ligado as energias da Terra, estimula a concentraçã o e também o próprio equilíbrio.
Atua junto ao sistema imunológico e na extração dos poluentes e toxinas encontrados no organismo.
É bom também para as erupções cutâneas, pois age limpando e purificando.
ÔNIX:
Coloração: Sua cor varia do preto ao branco, podendo ter camadas estriadas de vermelho, marrom amarelo ou rosa; pode também ser translúcido.
Atuação e uso: O ônix desenvolve a autoconfiança. Por ser uma pedra relacionada a Saturno, ela tem atuação junto aos ossos, dentes e pele.
Ajuda a concentração.
Melhora o equilíbrio.
Deve ser usado do lado esquerdo do corpo; e, no caso de anel, no terceiro dedo da mão esquerda.
OPALA:
A origem de seu nome e uma palavra sânscrita, upala, que significa pedra preciosa.
Composição química: Óxido de silício hidratado
As Opalas apresentam se sob três tipos: opalas nobres, opalas de fogo e opalas comuns.
Sua característica principal é uma irisação em forma de arco íris, que varia dependendo do ângulo pelo qual se olha.
Elas contem água (30%). Entretanto esta água pode se perder com o tempo, fazendo com que a opala perca um pouco de seu brilho e opalescência.
Se a guardarmos envolvida por um algodão úmido, impedimos seu envelhecimento e realçamos seu jogo de cores.
A opala não é muito usada em terapia, a não ser que se pretenda intensificar o estado emocional do paciente. Por seu alto teor de água, ela age 12 junto às emoções, fazendo com que estas se manifestem de forma bastante aumentada (tanto as emoções positivas quanto as negativas). Somente deverá ser usada por aquel es que sabem lidar e compreender suas próprias emoções.
Além dos cristais de quartzo, existem muitas outras rochas que podemos usar em terapia. As mais comumente empregadas são:
ÁGUA MARINHA:
Coloração: azul, podendo ser clara e também esverdeada.
Composição química: Silicato de alumínio e berilo.
Atuação e uso: A água marinha estimula o funcionamento do chacra da garganta.
As estrias longitudinais que ela apresenta ajudam a conduzir a energia entre dois pontos; talvez seja este o motivo pelo qual ela aume nta a criatividade, a intuição, ajudando nos a melhor interpretarmos nossas emoções.
Ela acalma a mente e alivia o stress. Reduz o medo.
Também fortalece os órgãos purificadores, tais como fígado, baço, tireóide, rins.
Atua junto ao estômago e olhos.
É utilizada para melhorar a inchação dos pés.
Em relação aos ambientes, ela age diminuindo a negatividade, acalmando e harmonizando.
ESMERALDA:
Coloração: Verde, podendo variar em tonalidades que vão do verde claro ao escuro, passando pelo verde amarelado.
Atuação e uso: Atua no chacra cardíaco, relaxando o e expandindo
Ela desenvolve o equilíbrio físico, emocional e mental.
É uma pedra importante para ser usada por terapeutas e curadores, pois além de suas propriedades curadoras, ela desenvolve também a paci ência, tão necessária aqueles que estejam de uma forma ou outra envolvidos com o próximo.
A esmeralda melhora o sistema imunológico.
Fortalece a memória. Ajuda a curar a insônia.
Fortalece a visão. Normaliza a pressão arterial. Alivia a tensão nervosa..
MORGANITA:
Coloração: Rósea a violeta claro. Também é conhecida como berilo rosa.
Atuação e uso: Atua junto ao sistema nervoso, acalmando o e purificando-o.
CORÍNDON:
SAFIRAS:
Coloração: Azul (diversos tons), incolor, rósea, alaranjada, amarela, verde, violeta, negra.
Sistema cristalino: Hexagonal com duas pontas (em forma de tonel), pirâmide de 6 lados, tabular.
Transparência: Transparente, opaco.
Composição química: Óxido de alumínio.
As variações de cores são dadas pela inclusão de: Ferro e titânio na safira azul.
Vanádio na violeta.
Cromo na cor de rosa.
Ferro em baixa quantidade nas cores verde e amarela.
Atuação e uso: Depressão ou confusão mental.
Dificuldade de concentração. Ao diminuir o stress e a tensão, ela ajuda a restaurar o equilíbrio perdido.
Também atua nos olhos.
A safira azul escura é excelente para febres, neuroses e doenças provocadas por perturbações dos nervos, inclusive asma. Insônia, úlceras.
A safira rosa violácea encoraja o amor altruísta. Usada com a safira azul escura estimula uma visão mais humana da vida.
A safira alaranjada diminui o egoísmo. Ela atua principalmente no baço. Reduz a irritabilidade e induz a que se pense antes de agir.
Hemorragias: nas hemorragias nasais, colocar na testa.
Na meditação, para aumentar a devoção.
Serve de defesa contra a magia negra.
Atrai as pessoas boas.
RUBI:
Coloração: Vermelha. Sua cor avermelhada é dada pelo cromo e, às vezes, um pouco de ferro.
Sistema cristalino: hexagonal, prismas de 6 faces, romboedros.
Transparência: Opaco, translúcida, transparente.
Composição química: Óxido de alumínio.
Atuação e uso: O rubi aumenta a intuição e estimula o pensamento. Estimula a coragem, a energia, a paixão e a vitória.
Combate a preguiça e a melancolia.
Fortalece o coração e o sangue. Acalma dores.
Estimula o amor desinteressado, inclusive o amor a si próprio.
GRANADA:
Seu nome deriva do latim grão. Inclui vários minerais de composição química semelhante: piropo, almandina, espessarita, grossulária, andradita, uvarovita.
Coloração: Vermelha, alaranjada, amarela, verde, negra, verde amarelada.
Transparência: transparente, translúcida.
Composição química: São basicamente compostas por alumínio, silício e oxigênio, manganês e ferro.
Atuação e uso: No tratamento de artrite e outras consequências da calcificação.
Desperta no doente a vontade de se curar. Combate os maus pensamentos e a depressão. Infecções e doenças da pele. Melhora a circulação sanguínea.
Melhora a concentração em crianças hiperativas.
Estimula a autoconfiança, o orgulho e a imaginação.
Na meditação confere paz, calma e alívio dos problemas materiais. As granadas aumentam a auto percepção. Auxiliam a acalmar a raiva, inclusive contra si próprio. Facilita a expressão das emoções. Ajuda a sintonizar a energia do coração e a ter controle de sua sexualidade.