Curso de Cristal

LIMPEZA DOS CRISTAIS

LIMPEZA DOS CRISTAIS:

Cristais Métodos de Limpeza

Ao adquirir um Cristal temos que ter em mente todo o processo pelo qual ele passou, desde quando olhou, se apaixonou e por fim o adquiriu.

Desde o Garimpo, o “arrancar” da terra, o processo de quebra das peças, o processo de rolagem, lapidação, o manuseio por diversas mãos cujos donos possuem as mais diferentes energias, até chegar você, a pessoa a qual ele estava esperando.

Antes de se usar um cristal, este deve ser limpo fisicamente e também energeticamente, pois as pedras (sobretudo as pedras talhadas e roladas) tendem a acumular as vibrações mais pesadas que vão passando por elas. Muitas vezes é esse o seu objetivo como no caso dos amuletos d e proteção.

Essas vibrações podem vir a afetar as pessoas que vierem a ter contato com eles. Por isso é importante que, ao adquirirmos um cristal, antes de usá lo procedamos à sua limpeza. Isto tanto se aplica aos destinados ao nosso uso pessoal, quanto aos destinados ao uso em cura.

A saturação das pedras é inevitável, sejam elas pedras de proteção ou pedras usadas em jóias de uso corrente.

Uma pedra suja deixa de conseguir emitir energia tornando se inútil para cumprir a sua função.

Também é necessário limpar as pedras que foram programadas quando o programa deixa de ser necessário.

Existem vários métodos de limpeza.

Alguns são relativamente agressivos e devem ser evitados por quem tem pouca experiência.

Alguns são muito simples e outros são complexos

Se guem se alguns processos, bem como as suas vantagens e desvantagens:


Água e Sol

Segura se o cristal sob a água corrente e intensifica se o processo de limpeza visualizando todas as impurezas a serem levadas pela água.

De seguida coloca se sobre um pano branco e deixa se ao sol (de preferência sol da manhã) até estar Este método é indicado para a maioria das pedras, excetuando as demasiado macias e as que oxidam.

Não convém deixar as pedras ao sol por muito tempo e recomenda se especial cuidado com as ametistas pois elas perdem a cor, tornando se amarelas por ação do calor.


Chuva

Colocam se os cristais à chuva por um bocado e secam se sobre um pano branco. Indicado para a maioria das pedras, excetuando as demasiado macias e as que oxidam.

Recomenda se cuidado com os métodos que envolvem água pois existem muitas pedras que, por uma razão ou por outra, não devem ser molhadas.


Terra

Enterra se o cristal, de preferência em fase de Lua Crescente.

Deixa se na terra durante uma noite.

Este método é muito efi caz mas revela se pouco prático para quem não tem um jardim.

Nas florestas e nos campos é fácil perder a localização de um cristal enterrado.

Convém não esquecer que a terra também contém humidade, pelo que se recomenda cuidado e que se aplique apenas a pe dras resistentes.


Defumação

Segura se o cristal e expõe se ao fumo do incenso, rodando o para que o fumo percorra a superfície por todos os lados.

Para esta operação são indicadas plantas como a salva, o alecrim, o cedro, o cipreste, o sândalo, a mirra ou o olíbano, devido às suas propriedades purificadoras.

Este é um método seguro que pode ser usado para limpar qualquer cristal.


Som

As vibrações de um som puro podem limpar tanto as pedras como os ambientes.

Para este fim pode ser usado um sino, um gongo , um diapasão ou uma taça Quem tem treino poderá igualmente fazê lo com a voz, entoando um mantra. Este é um método seguro que pode ser usado para limpar qualquer cristal.

Através da respiração:

Você segura seu cristal ao comprido, com seus dedos indicador e polegar da mão esquerda (a ponta do cristal deverá estar voltada para cima). A seguir coloque o dedo indicador e o polegar da sua mão direita em duas faces opostas do cristal. Enquanto isso inspire profundamente pelo nariz e expire com força pela boca, soprando sobre o cristal. Faça depois o mesmo com as outras faces.


Visualização

Inspira se profundamente e sopra se sobre o cristal, visualizando luz intensa e o desaparecimento de todas as impurezas.

Repete se as vezes que forem necessárias até o cristal estar completamente limpo.

Este método requer treino e é mais indicado para pessoas experientes e/ou em associação com o Reiki ou outra prática energética.

Sal

Colocar sal integral seco num pequeno recipiente e enterrar a pedra por 24 horas.

Após o período de limpeza, deitar fora o sal.

Em alternativa pode ser usada água com sal, no entanto este método só é seguro com pedras de dureza igual ou superior a 7.

Apesar de os quartzos o suportarem, existem muitas outras pedras que não suportam e nem sempre se conhece exatamente o cristal que se tem nas mãos, pelo que é muito fácil ter um acidente devido a este método de limpeza.

Para limpar pedras brandas o sal deverá estar sempre bem seco.

Na dúvida, coloque se um pedaço de pano branco (ou uma gaze) entre o sal e a pedra.

Os métodos com sal são especialmente indicados para as pedras de proteção, sobretudo para o ónix.

Drusa

Uma drusa é um aglomerado natural de cristais.

Para limpeza são usadas, sobretudo, as drusas de quartzo.

É um método extremamente fácil e seguro, bastando colocar as pedras sobre o aglomerado elas estarão limpas no dia seguinte.

Esquema de Cristais

Coloca se o cristal a ser limpo no centro de um esquema de cristaloterapia. Este é um método de limpeza e carregamento muito completo que tem a vantagem de poder ser específico para cada pedra.

Habitualmente utilizam se pontas de cristal em bruto para sessões de meia hora com os vértices apontando para o exterior, seguindo se uma sessão de mais meia hora com os vértices apontados para o cristal.

Como foi dito, este método é excelente mas é necessário o domínio das técnicas de cristaloterapia, sendo geralmente aplicado por profissionais ou outras pessoas experientes.


Método Xamânico:

Congelamento do cristal por vários dias (pode ser feito no congelador da geladeira ou na neve). A baixa temperatura ajuda o cristal a liberar as energias negativas acumuladas por ele.

PROGRAMAÇÃO DO CRISTAL:

Programar um cristal é criar um conjunto de vibrações e armazená-las no cristal. Essas vibrações podem ser de pensamentos, sentimentos, emoções, cores ou quaisquer outras influencias que queiramos deixar armazenadas em nosso cristal.

Procedimento:

1) Limpe o cristal como foi ensinado.
2 ) Segure o com as duas mãos.
3) Limpe sua mente de qualquer pensamento e concentre se no cristal e naquilo que você deseja programar nele.
4) Inspire pelo nariz e expire forte pela boca, na direção do cristal.
5) Continue respirando deste modo sobre o cristal até sentir que objetivo foi alcançado.
6) Quando quiser desprogramá lo, basta limpá lo novamente.


Método Xamânico de programação:

1) Leve o cristal com a ponta para cima ate sua testa e transmita a ele sua saudação e alegria por tê-lo com você. Agradeça lhe sua ajuda. Pergunte lhe se ele tem alguma mensagem especial para você ou algum conhecimento que queira lhe transmitir. Aguarde alguns instantes por uma resposta mental ou visual.
2) Em seguida explique a ele que gostaria de sintonizá-lo com sua própria energia espiritual; diga lhe seu nome. Projete três vezes o seu nome no cristal. Faça então a programação daquilo que você deseja no cristal.(Você deve programar apenas coisas positivas).
3) Leve então seu cristal até o peito, acima do coração, e inunde-o com uma emoção positiva.
4) O seu cristal está pronto para ser usado. Ele está na mesma sintonia que você. Não esqueça, porém que sempre que precisar limpá lo, ele deverá ser novamente programado. 


MEDITAÇÃO COM CRISTAIS:

Existem varias maneiras para meditarmos usando cristais.

I – Você pode segurar um cristal de quartzo branco de duas pontas com as duas mãos (a mão esquerda fica em baixo e a direita em cima). Segure o na altura do plexo solar. Feche seus olhos e deixe sua imaginação correr. Ao fazê-lo, evite usar objetos ou adornos de metal.
II – Você pode meditar colo cando um cristal de sua escolha na direção do terceiro olho (entre as sobrancelhas).
III – Você pode meditar segurando uma pedra em suas mãos e deixando o pensamento fluir naturalmente.
IV – Você pode meditar colocando diante de seus olhos uma pedra, fixando a com o olhar e deixando que seu pensamento e sua imaginação voem .
V – A vidência com cristais e bolas e feita utilizando se o processo acima (item IV)


Bolas De Cristal:

Quando ouvimos falar em bolas de cristal, imediatamente vem ao nosso pensamento a imagem de uma vidente, lendo a sorte.

No entanto o que poucas pessoas sabem e que as bolas de cristal podem ser usadas com muito sucesso nas terapias com pedras.

Vejamos a seguir algumas bolas de cristal e seu uso terapêutico:


Bola de Calcedônia

Serve para desmagnetizar os chacras das mãos. Deve ser usada por pessoas que lidam com outras tratando, orientando, aconselhando.

Uso: Deixamo-la na água e após o atendimento, pegamos a bola e a manuseamos. (obs.: de preferência usar água sem cloro).


Bola de Calcedônia Branca (quartzita):

Massagear o corpo todo para energização. Depois lavar e colocar no sol.


Bola de Ametista e Bola de Quartzo Rosa:

Boas para massagens corporais, para equilibrar a energia dos chacras das mãos. A de ametista e boa também para dor de cabeça e a de quartzo rosa para massagear a área do chacra cardíaco, para soltar as emoções.


Bola de Rutilo:

Boa para massagear a coluna, do cóccix ate a nuca. Equilibra as energias.


Bola de Quartzo Fumê:

Estimula o chacra raiz. Massagear a área do cóccix.


Bola de Hematita:

Ajuda a descarregar o excesso de energia dos chacras dos pés e também das mãos. Descarrega também aenergia negativa.


Bola de Calcita

Muito boa para a memória. Deve-se tê-la no local de estudo. Pode se colocá-la no chacra da testa por alguns minutos.