Cromoterapia

A Cura Fisica

A Cura Física: 

Para atingirmos o objetivo da Cura Física, isto é, no Plano Material temos alguns obstáculos a ultrapassar;

Primeiramente o Karma, assunto já explicado acima, o segundo obstáculo é o estado da matéria, ou seja, as condições em que se encontra, na época do tratamento, o corpo do paciente a ser tratado; e por último, muito importante, o merecimento que, será sempre o resultado de nossa passagem pela vida, na presente encarnação. Ao entrevistarmos com calma e paciência podemos levantar os pontos principais, planejar o primeiro tratamento espiritual, e sobre tudo orienta-lo sobre o tratamento físico que irá submeter-se, assim podemos acompanhar o desenvolvimento do trabalho que se esta realizando e o seu final.

Podemos utilizar como exemplo uma pessoa idosa, sabemos que seu mal não tem cura, mas com nosso trabalho podemos minimizar ou aliviar suas dores acendendo-lhe o sentimento de resignação.

No caso de criança pequena, devemos atender também os pais, pois normalmente estão em desequilíbrio e transferem sua ansiedade para a criança, devemos após o ajuste, mostrar-lhes com muito cuidado o problema do filho, quando isso for possível. Lembramos sempre que o recurso da prece, da condescendência e da humildade é sempre o melhor caminho importante para auxilio da cura físico-espiritual.

“Cromoterapia é o conhecimento da ação e função terapêutica da cor, aplicadas aos processos regenerativos da matéria física.”

A Cromoterapia, como Medicina Complementar, é toda realizada em níveis energéticos, onde são usados somente recursos naturais, como a energia mental, espiritual, solar, elétrica, física, orgânica e ambiental, energias estas diferenciadas pelo teor vibratório de cada uma que são controladas, absorvidas dinamizadas e projetadas com objetivos específicos, que deverá ser o fortalecimento e a ajuda ao Ser Humano. 

A Cromoterapia não é Medicina corretiva, mas ativadora. Se o campo celular possui células doentes, mas recuperáveis pela recomposição do seu núcleo, ele será novamente ativado por vibração idêntica, sendo que as células mortas são eliminadas. O que se perdeu esta perdido pois a energia luminosa somente reativa as células que estão doentes, em razão de disfunção do campo celular.

Em casos mais avançados de doença, pode até paralisar o processo, pela reativação do que restou do campo celular afetado. O que se perdeu esta perdido, mas, o que esta vivo assim permanecerá pela força da energia colorida que lhe é enviada. Bezerra de Menezes nos instrui dizendo; “A misericórdia do Senhor é infinita e existem em Suas Leis recursos magnânimos com os quais balsamiza o sofrimento dos que vivem amargurados”.

E continua; “Inspirados nos primitivos centro cristãos, os núcleos Espíritas da atualidade, a par dos ensinamentos evangélicos, proporcionam o remédio eficaz para os males do corpo físico, são os trabalhos de cura…, são humildes transformadores, condutores de energia que, ao receberem a força da Grande Usina, depois de dosa-la convenientemente, transmitem-na aos necessitados”.

Os trabalhadores de cura agirão muitas vezes orientados pelos espíritos amigos e ou através da intuição dos conhecimentos adquiridos em existências anteriores. Nos recomenda Ramatís; “Procurem novos esclarecimentos com os irmãos desencarnados sempre prontos a ajudar na medida que encontrarem a receptividade proveniente da boa vontade”.

Passe ou Energização Mental com Cores 

Constatamos que para termos melhores resultados em nossos atendimentos, devemos primeiramente fazer o atendimento espiritual do paciente, limpando toda e qualquer interferência que possa existir junto ao mundo espiritual. O passe ou energização é um recurso excepcional onde somos capazes de nos munir de tudo que se possa imaginar na vida humana e é de inestimável valia para o trabalho espiritual e para Cromoterapia.

Há muito vem sendo utilizado para projetar pensamentos e sentimentos a distância, seu domínio para o bem, representa uma grande ajuda para toda a humanidade, como seria interessante que as pessoas em geral despertassem e se dispusessem a aprender o seu uso, para melhorarmos nossas condições de ajuda e socorro a todos os irmãos em aflição e sofrimento.

A técnica é bastante simples; Primeiro devemos relaxar nossa mente, deixa-la livre de problemas do dia a dia, vamos inspirar e espirar lentamente pelas narinas guardando o ar nos pulmões por 3 a 5 segundos.

De olhos fechados desde o início, vamos tentar dirigir nossa vista (com os olhos fechados) na direção das sobrancelhas, sem forçar as pálpebras, não desanime pode haver certas dificuldades nas primeiras vezes, assim que colocamos nossa visão na direção indicada.

Aparece naquele ângulo uma faixa cinza, quase branca, depois de ajustar a faixa deve começar a colocar cores nela, iniciando com cores claras como, azul-claro, amarelo-claro, no momento que conseguimos colocar a primeira cor vai logo em seguida para a seguinte, depois tudo se torna mais fácil de ser realizado.

Assim estamos prontos para iniciar nosso trabalho de Passe ou Energização mental com Cores.

“CROMOTERAPIA É A BUSCA DO EQUILÍBRIO DE ENERGIA DO NOSSO SER ATRAVÉS DAS CORES”

DOENÇA E CURA

A doença surge como consequência de desequilíbrio de energia que pode originar no nível emocional ou espiritual ou surgir em função de mudanças no corpo físico. A cromoterapia pode ajudar o corpo a curar a si mesmo. Nossas emoções ou nossa energia em desequilíbrio se refletem nas células. Se as emoções não se manifestam livremente temos a doença de ordem psíquica.

Se as ações não se manifestam livremente temos a doença orgânica. Adoecer nosso corpo é outra forma de nos fazer entender a doença, tem, portanto uma função clarificadora, ela fala de um momento em que nos perdemos do nosso caminho. Por isso quanto mais consciente estivermos menos doenças manifestaremos.

A cura na realidade é a auto cura e ela só vem através do autoconhecimento. Curar nem sempre é tirar todos os sintomas. O corpo humano tem limites, estar curado é saber viver harmonicamente mesmo que se tenha uma doença crônica.

COR E LUZ – Tratamento

A luz é uma forma de energia, possui velocidade, transmite calor e ação elétrica e magnética sobre nosso corpo. Excesso ou falta de luz podem afetar nossa saúde e nosso bem estar geral. Sem uma fonte de luz não poderíamos ver a cor. O fenômeno da visão se deve a sensibilização da retina pela luz.

A cor como forma de energia atua em todos os níveis do nosso ser mental, emocional, físico e espiritual, por isso seus efeitos não se limitam as pessoas que possuem o sentido da visão.

Luz é símbolo de conhecimento em diversas culturas da humanidade, além disso, ela é usada constantemente como significado de vida, salvação e felicidade. A expressão dar a luz está ligada ao nascimento de cada ser humano neste mundo.

Nem todos vêm a cor da mesma maneira, com a mesma intensidade, essa é uma experiência absolutamente individual. A pele é o mais antigo, o maior e o mais sensível de nossos órgãos.

Ela tem funções fisiológicas e emocionais. Respira, absorve, elimina, faz trocas, protege, recobre e limita. Certamente a luz incidindo sobre ela causa algum efeito em nós. Em 3cm de pele temos 3 milhões de células. O efeito da cor não depende da nossa visão, a luz do sol nos estimula a produzir melanina, que nos deixa bronzeados, e a vitamina D que é fundamental para o metabolismo do cálcio, mas é preciso ter cuidado, pois as camadas superficiais da pele são especialmente sensíveis a luz ultravioleta.

A informação que recebemos da parte visível do espectro e da invisível se unifica e se dirige a todas as células do nosso corpo.

Esse mecanismo nos ajuda a coordenar e harmonizar nosso eu interior com o universo que nos rodeia. O olho humano só é capaz de distinguir uma pequena faixa do espectro solar.

Essa faixa vai do vermelho ao violeta, ou seja, de 400 a 700 angstron. Se o cristalino do olho humano não filtrasse os raios luminosos com vibração abaixo do vermelho ou acima do violeta a nossa retina seria lesada.

COMO APLICAR

Uma vez feito o diagnóstico, o Cromoterapeuta pode corrigir os desequilíbrios de energia dentro do corpo através de diversas técnicas, entre elas a mais comum é o emprego de lâmpadas coloridas, mas, outras técnicas podem complementar o tratamento tais como: água solarizada, os alimentos e as roupas ou ainda os ambientes de determinadas cores, a visualização criativa e a respiração cromática.

O Cromoterapeuta pode recorrer a diversas técnicas para diagnosticar os desequilíbrios do corpo humano. O pêndulo é uma delas. Após o diagnóstico a aplicação da luz colorida nos Chakras em desequilíbrio, nos pontos em que haja um problema localizado é um dos recursos mais simples, mais comum e mais eficaz em cromoterapia.

As lâmpadas coloridas podem ser colocadas em spots comuns e então são direcionadas à pessoa a ser tratada de duas maneiras: diretamente sobre o ponto que se quer tratar mantendo distância de uns 20cm ou uma distância maior envolvendo a pessoa inteiramente como se ela estivesse imersa em um banho de luz.

-As cores quentes: vermelho, laranja e amarelo devem ser aplicadas por 2 a 3 minutos.

-As cores frias: azul, verde e violeta podem ser aplicadas por 5 a 10 minutos.

Outra forma de tratamento com as cores é através da água solarizada tomada em pequenas doses ao longo do dia.

Água Solarizada

Para fazer a água solarizada pode-se usar garrafas coloridas ou recipientes pintados com tinta vitral ou revestidos com papel celofane. Use sempre água filtrada, mineral sem gás ou de fonte. Coloque o recipiente ao sol, preferencialmente entre 8:00 e 11:00 horas para que a água seja energizada.

O tempo para energizar à água depende de como esta o dia (se o sol esta forte bastam 2 hora, se esta nublado deixar a manhã inteira). Esta técnica pode ser usada também com óleos de diversos tipos, desde que sejam para tratamento externo. A água solarizada deve ser feita todos os dias pois normalmente ela perde sua capacidade no decorrer do dia, principalmente as cores quente (vermelho, laranja e amarelo).

Algumas cores frias podem ser guardadas de um dia para outro na geladeira É preferível fazer pequenas quantidades de água solarizada do que de uma vez. Podemos cuidar do nosso equilíbrio observando as cores que compõe nossa alimentação, além do efeito visual motivador que o prato bem colorido possui, temos também a contribuição efetiva de cada cor que percebemos através do nosso olhar.

Há dias em que acordamos tristes, desanimados e só temos vontade de usar cinza, certamente isso vai nos colocar ainda mais introvertidos e sem ritmo. Este seria um bom dia para colocarmos um toque de vermelho ou laranja na nossa roupa. Se estamos agitados demais é preferível fugir do vermelho e optarmos por tons azulados ou esverdeados.

O uso da cor na decoração do ambiente doméstico ou profissional é também um recurso que podemos lançar mão para trabalhar determinados estados energéticos.

Você já pensou como se sentiria caso seu quarto fosse totalmente vermelho? As visualizações criativas são também importante recurso para o nosso tratamento.

Podemos nos encontrar em uma situação ou em um local aonde não tenhamos acesso às lâmpadas coloridas nem a água solarizada. Nossa melhor alternativa então será a concentração do nosso pensamento em uma cor. Podemos imaginar essa cor em elementos da natureza, por exemplo, o céu azul, a copa de uma arvore bem verde, uma flor vermelha, etc.., ou também é possível imaginá-la como em uma tela diante de nós, toda colorida com determinada cor. O importante é não abrir mão da cromoterapia apenas pelo fato de que não dispomos de recursos materiais corretos.

Nosso pensamento é uma enorme força dentro de nós disponível a qualquer momento dependendo apenas de vontade firme.

A cromoterapia visa reorganizar o corpo físico, matéria mais densa que reflete os efeitos dos equilíbrios e desequilíbrios energéticos das estruturas físicas e espirituais. O duplo etérico que é o corpo sutil em escala mais densa, corpo intermediário e associado ao corpo físico por interação localizado na aura. As energias dos corpos sutis chegam ao corpo físico através dos Chakras e da mesma forma no percurso inverso, do corpo físico para os corpos sutis.

Por se tratar de um trabalho de energia e tendo os Chakras como seus canais principais, é através deles que deve ser sempre a primeira avaliação do estado do paciente antes do diagnostico propriamente dito.

Para fazer a água solarizada você pode usar garrafas ou copos SEMPRE DE VIDRO, coloridos ou revestidos (por fora) com papel celofane. Use sempre água filtrada ou da fonte, não encher até a borda. Coloque a garrafa ou o copo no sol (entre 8 e 11 horas) para que a água possa ser energizada.

O tempo necessário para energizar a água dependerá da intensidade do sol. Quando o dia está nublado ideal deixar a manhã inteira, quando o dia está ensolarado bastam 2 horas. O ideal é preparar água solarizada todos os dias, pois algumas cores deterioram-se em pouco tempo.

Por exemplo as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) deterioram-se em 2 dias; as cores frias, podem durar até uma semana se guardadas na geladeira.