Cromoterapia

Aplicação das Cores

APLICAÇÕES PRÁTICAS TRATAMENTO – TIPOS DE DOENÇA – QUE COR UTILIZAR

APLICAÇÃO DAS CORES

Cada tonalidade com seu benefício.

VERMELHO: Estimulante circulatório Corresponde ao Chakra Básico.

Aumenta a produção de glóbulos vermelhos e de ferro no sangue. O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante.

O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço. Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão.

Eleva a pressão arterial e energiza o fígado. É contraindicado para temperamentos sanguíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.

LARANJA: Desobstruidor Corresponde ao Chakra Esplênico

Auxilia nos tratamentos de pedras nos rins e vesícula. A cor também é recomendada para cistos, nódulos e formações tumorais benignas. É útil na desobstrução de vasos sanguíneos e para baixar taxas elevadas de colesterol e triglicérides. Deve-se evitar aplicar a cor laranja em pacientes com trombose.

O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao estresse.

Do ponto de vista psicológico ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas ideias. Indicado nos casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé, joelhos, punhos) e problemas respiratórios.

É contraindicado para pessoas com insônia.

AMARELO: Estimulante do pâncreas Corresponde ao Chakra Plexo Solar.

O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo.

Do ponto de vista psicológico estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo. Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar.

Indicado para o diabetes, atrofias nervosas e musculares. Essa cor favorece a digestão, produz efeito laxante e combate os vermes da flora intestinal. Seu efeito abrange a pele, favorecendo a manutenção da elasticidade e a cicatrização. Recomendada para manchas, cravos e espinhas.

Contraindicado nos casos de infecção e inflamação.

É contraindicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarreia, gastrite e alcoolismo.

VERDE: Equilibrador em todo o organismo Corresponde ao Chakra Cardíaco.

O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Age no coração e na pressão sanguínea. Acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo.

Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova.

Indicado para baixar a pressão, baixar a febre, insônia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crianças, vitalizar os órgãos do sistema digestivo, vitalizar órgãos do sistema urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer.

Seu uso pode ser associado a qualquer outra cor para aumentar os benefícios da cromoterapia. É indicado para qualquer problema circulatório e cardíaco e regulariza a pressão arterial. A mistura do verde com o amarelo forma o verde limão, que favorece a constituição óssea, sendo indicado para a osteoporose.

O verde não tem contraindicação, mas devemos usá-lo com prudência e não exagerar.

AZUL: Maior número de propriedades terapêuticas Corresponde ao Chakra Laríngeo.

O azul é uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades antissépticas, refrescante e adstringente. Vitaliza as glândulas tireoide e paratireoides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório.

Do ponto de vista psicológico, o azul proporciona relaxamento, paz e quietude. Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireoide, insônia, queimaduras e nervosismo.

Produz efeito calmante, adstringente e analgésico nos órgãos e sistemas do corpo.

É indicado nos casos de pressão alta, favorecendo coagulação sanguínea. É contraindicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.

VIOLETA: Estimulante do sistema imunológico Corresponde ao Chakra Coronário.

Apropriado para todos os tipos de infecções. Promove o fortalecimento do sistema nervoso central. É recomendado também para tumores malignos.

O violeta aumenta o magnetismo pessoal.

Atua de modo mais tranquilizante no sistema nervoso simpático, exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue, estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal. É anti-inflamatório, desinfeccionante, antiestressante. É a cor da transmutação de energias.

Do ponto de vista psicológico, o violeta possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.

Indicado para exercícios de concentração e meditação, no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço, problemas na bexiga.

Não apresenta contraindicações.

Índigo/Anil: Corresponde ao Chakra Frontal.

O índigo, assim como o azul, possui propriedade calmante e relaxante. É uma cor anestésica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz mental. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.

Do ponto de vista psicológico, clareia, limpa as correntes psíquicas da mente e estimula a intuição. Indicado para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne. Não apresenta contraindicações.

Rosa: Cor que vibra o amor, e o desejo de prazer. Enaltece a beleza feminina. Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sanguíneo. Indicado para desintoxicar o centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores.Não apresenta contraindicações.

Branco: É a união de todas as cores, combinação perfeita das frequências coloridas. Indicado para energizar todo o corpo. Não apresenta contraindicações.

Lâmpadas coloridas: Adaptar spots (fixo) ou bastão com bocal com lâmpadas de 25 watts com a cor necessária para o tratamento.

No caso do spot fixo, as lâmpadas devem ser direcionadas para a região afetada no paciente, que pode estar deitado ou sentado. No caso do bastão, você pode aplicar em movimentos circulares, no sentido horário, numa distância de 5 a 10 cm da pele. 

Pode-se usar uma lanterna (foto ao lado) onde as janelas coloridas são trocadas de acordo com a necessidade. O tempo de exposição de cada cor varia de 3 a 10 minutos.

Os filtros coloridos ajudam na aplicação das luzes coloridas com leves movimentos nos locais afetados..

Janelas coloridas: por onde os raios de sol penetram (de preferência no período da manhã), você pode colocar papel celofane na cor necessitada. Sente-se sob a projeção da luz. Tempo de exposição aproximadamente 5 a 10 minutos.