Cromoterapia

As propriedades das Cores

As Propriedades da Cor

Cada cor tem um comprimento específico de onda, entre 1/63 e 1/126 , milionésimo de centímetro, por isso varia em frequência e força de impacto. O valor de cada cor é controlado por sua amplitude, tendo os valores claros amplitude maior que os escuros. Todas as ondas eletromagnéticas são idênticas quanto ao comprimento e frequência da onda.

Em forma de luz, a cor faz parte do espectro eletromagnético. Como propriedade básica, a cor possui; peso, ação e temperatura. A temperatura da cor; quente x frio: vermelho, laranja, amarelo e infravermelho, são raios quentes, produzem calor força para criar reações químicas no corpo.

Quanto maior q resistência maior o calor. O vermelho combinado com o amarelo tem alto poder de penetração. O azul, o violeta e o ultravioleta são raios frios. Forma de provar a medida de calor nas cores: coloca-se um termômetro em um copo colorido com água. Os raios vermelhos emitem maior quantidade de calor, e os azuis, menor.

Os Sete Raios de Luz/Cromoterapia Raio Azul, para ativar a fé o poder e a libertação dos dogmas,

Raio Dourado, para auxiliar as decisões e desenvolver a sabedoria,

Raio Rosa, o amor,

Raio Branco, para transformar um carma,

Raio Verde para a verdade e a cura,

Raio Rubi Dourado, para reforçar os dons de perdão, amor e compaixão,

Raio Violeta, para transmutar e transformar tudo para o bem de todos

Cores e Signos

As tradições místicas ligadas à Astrologia referem-se aos princípios Lemurianos e Atlantes, cada qual com conceitos próprios. As Cores dos signos são prismáticas, observadas na Natureza desde os tempos imemoriais, como o Arco-Íris, com as cores vermelho, laranja, amarela, verde, azul , anil e violeta.

Cada Signo tem uma cor específica:

Vermelho – Áries e Escorpião 

Azul – Touro e Aquário 

Amarelo – Gêmeos e Virgem 

Verde – Câncer, Libra e Capricórnio 

Laranja – Leão 

Índigo – Sagitário 

Violeta – Peixes

As Cores na Liturgia Branco – Usado na Páscoa, Natal, nas festas do Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos. 

Vermelho – Lembra o fogo do Espírito Santo, é a cor de Pentecostes, da sexta feira da Paixão e dos Mártires… 

Verde – Usado aos domingos e dias comuns, esta ligado ao crescimento e a esperança… 

Roxa – Usada no Advento e na Quaresma, símbolo da penitência e da serenidade, nas missas de defuntos e celebração da penitência… 

Róseo – O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento(Gaudete) e 4º domingo da quaresma (Laetare)… 

Preto – Simboliza luto, raramente é usado 

Azul – Usado na Solenidade da Imaculada Conceição, representa o manto azul de Nossa Senhora. Alguns padres não aceitam o uso desta cor.

A Cor das Roupas

Conforme o tipo físico do indivíduo, este deve escolher as cores mais apropriadas para o uso das roupas. 

A pessoa Loira; Por Ter pele clara, pode vestir-se com tons suaves como, rosa, verde ou azul, pode usar o branco e o preto, que realçam sua tez clara. 

A pessoa morena; devido ao tom cobreado da pele devem usar; vermelho, amarelo e dourado, o laranja pode seu usado, mas fica melhor em adornos e enfeites. As diversas tonalidades de violeta e lilás podem ser usadas por pessoas loiras e morenas. 

A pessoa negra, não deve usar branco, que é seu contraste, o marrom também não combina com a pele negra, as demais cores de todos os tons vestem com perfeição. 

A pessoa amarela se harmoniza bem com as cores vivas e fortes, como o vermelho, o amarelo, o verde e o azul. Tanto a mulher como o homem podem acentuar o encantamento de sua cútis usando as cores mais adequadas. 

Magia – Dicas para cores de roupas: Branco: Vista branco quando estiver necessitando de paz, calma e sentir necessidade de estar limpo e puro. 

Vermelho: Vista vermelho quando precisar de coragem, força de vontade, quando sentir necessidade de atrair alguém. É um estímulo sexual e é muito atraente. 

Amarelo: Vista amarelo quando for necessário tonificar o sistema nervoso, para estimular a intuição e atrair dinheiro.

Laranja: Vista laranja para obter sucesso monetário. 

Verde: Vista verde para ganhar um presente, e para diminuir o stress. 

Azul: Vista azul para obter harmonia, paz e tranquilidade 

Violeta: Vista o violeta para buscar inspiração e imaginação 

Rosa: Vista o rosa para encontrar a felicidade e obter simpatia. 

Preto: Vista o preto para ter elegância e afastar os invejosos.

Marrom: É aconselhável evitar o uso desta cor em roupas.

Respiração das Cores

Rama Nadi em seu livro de Cromosofia indica como realizar a respiração das cores; 

Hora; das 6:30 até o meio dia 

Local; janela aberta e preferencialmente ao sol 

Postura; cômoda e de frete para o Oriente 

Prece; a ser dita ao final da respiração das cores: 

“A luz branca do Sol Eterno irradia suas sete cores sobre minhas células, vitalizando-as e energizando-as. Eu sou grato e gozo minha irradiante saúde. Eu sou bom, feliz, saudável e irradio bondade, felicidade e saúde para todos os seres viventes”. 

Olhar para o sol, no momento de seu despontar no horizonte, fitá-lo por curto momento (ele se apresenta vermelho ao primeiro olhar e logo depois é dourado), fechar os olhos e pensar que o sol é a fonte de Vida terrena; símbolo visível do sol Central, do que somos emanações ou raios. 

As Cores na Arquitetura 

A influência direta da cor nos ambientes, no colorido das paredes, das residências, das salas de trabalho, dos tetos e dos pisos as pessoas sofrem as consequências das tonalidades acinzentadas das zonas comerciais e industriais das cidades grandes, onde não se vislumbram as cores reconfortantes da Natureza com seus maravilhosos matizes repousantes de verde.

A falta de cores que recriem a natureza em nossa arquitetura é uma das causas do cansaço e nostalgia dos fins de tarde. Os prédios devem ser pintados de cores alegres, conforme as necessidades e a atmosfera do local. 

Cores nos Ambientes

As cores usadas de forma inadequada interferem na produção do trabalho, pois desenvolvem fadiga, cansaço visual, desvio de atenção etc. Por tratar-se de um local onde as pessoas passam a maior parte do seu dia é aconselhável que os ambientes tenham cores claras como o azul e o verde que são tranquilizadoras.

No lar, cada ambiente deve receber a Cor adequada a sua finalidade, nos quartos de dormir cores como o rosa e o pêssego ou azul e verde, as salas azul-claro. Existem diversos estudos sobre o assunto que valem a pena pesquisar quando da pintura de seu lar.

Cores nos Alimentos 

O homem absorve alimentos pela pele e pela boca, pelos olhos absorve as diferentes cores, como fazem as plantas. Esse é um método auxiliar no processo digestivo, caso o corpo não obtenha todos os raios da cores de que precisa.

Existem diversas tabelas para o aproveitamento das cores, seu desempenho pelos sabores. Conclui-se, pois que todos os alimentos ao serem introduzidos no corpo desempenham seu papel e transferem sua cor para nosso organismo. 

Lâmpadas Coloridas

Para utilização de lâmpadas coloridas, podemos usar spots (fixo) ou bastão com uso de lâmpadas de 25 w ou laminas coloridas com a cor necessária para o tratamento. No caso de spot fixo, a luz deve ser direcionada para a região afetada do paciente, que pode estar sentado ou deitado. No caso de bastão deve-se aplicar em movimentos circulares, no sentido horário, a uma distância entre 5 e 10 cm. da pele. O tempo de exposição para cada cor varia de 3 a 10 minutos. 

Janelas Coloridas

Nas janelas, onde os raios de sol penetram (de preferência pela manhã) pode-se colocar papel celofane na cor desejada. Senta-se sobre a projeção da luz. Exposição máxima de 5 a 10 minutos.