Cromoterapia
Cromopuntura
CROMOPUNTURA
A Cromopuntura é a aplicação pontual da luz colorida sobre pequenas zonas predeterminadas da pele que correspondem aos pontos dos meridianos da acupuntura clássica e os pontos identificados por Mandel. O instrumento utilizado para essa aplicação é uma lâmpada em forma de caneta, cuja ponta irradia a luz colorida sobre o ponto desejado da pele.
A terapia de Cromopuntura está baseada no conhecimento das regras fundamentais da Medicina Chinesa, que de acordo com ela, o corpo, a mente e a psique formam uma unidade indissolúvel em nossa vida e cada elemento mantém as suas qualidades específicas.
Peter Mandel, criador da Cromopuntura, é um cientista e médico naturopata, um pioneiro no desenvolvimento de novas tecnologias para a cura. Mandel explica que, aplicando uma determinada cor nos pontos da pele, essa cor por efeito de ressonância, manda uma informação ao cérebro que coordena os órgãos da produção endócrina. O cérebro ao receber as informações adequadas, que eram deficientes devido à doença, retorna-as para o corpo restabelecendo a harmonia resolvendo o distúrbio físico.
Essa teoria foi deduzida por Mandel de forma empírica após ter observado os resultados da Cromopuntura em centenas de pacientes.
Cromoterapia: o poder das cores
O uso da cromoterapia é verdadeiramente holístico. É tratamento não invasivo e poderoso que remonta a milhares de anos, conforme comprovado em textos antigos encontrados na Índia, China e Egito.
A cor é simplesmente a luz de diferentes comprimentos de onda e, como tal, é uma forma de energia, que neste caso transformar-se em terapia. A energia da luz afeta todas as células vivas.
Esta terapia estimula os centros nervosos e trabalha com problemas relacionados a deficiências de energia que podem causar desgaste físico e mental.
Usadas de maneira correta, essas diferentes frequências de luz, ou de cor, podem ter um efeito profundo de cura sobre toda a criação, humanos ou não. É um fato científico de que tudo tem sua própria uma vibração. E a terapia das cores visa equilibrar e fortalecer centros de energia, os Chakras, em nosso corpo. São Usadas sete cores num espectro luminoso, contribuindo para estimular o processo de cura. Funciona como um catalisador, e incentiva o funcionamento normal e saudável do corpo. A cor está em todos os lugares e deve ser utilizada como parte da vida cotidiana. Um especialista em cromoterapia pode explicar e aconselhar sobre como usar cores em casa para a saúde e o bem-estar. Absorvemos a energia das cores não só através dos olhos, mas também através da pele e do campo eletro magnético, ou aura.
Essa cura pode dar-se em qualquer problema, físico, mental, emocional ou espiritual, para situações específicas, e também para o relaxamento. Pode ser usada com segurança e eficácia, seja sozinha, em complemento à outra terapia, alternativa ou ortodoxa, para adultos, crianças, bebês e animais, ainda que jamais deva ser considerada como substituta do tratamento médico convencional. Mas bem antes da ciência médica ter reconhecido os benefícios do ultravioleta e infravermelho, curandeiros naturais já usavam a cromoterapia no tratamento dos pacientes.
TRATAMENTO
Uma sessão de terapia é feita em um quarto escuro, com slides coloridos ópticos, aparelhos de cromoterapia ou com um projetor de slides simples. A cor pode ser aplicada em partes do corpo, ou nele inteiro. A pessoa que receber este tratamento deve ser relaxada e concentrada na cor aplicada. As luzes podem ser usadas constantemente ou ritmicamente.
A técnica da água solarizada é uma maneira simples e barata de aplicação de cores para o corpo. Água, quando exposto à luz solar em um recipiente de cor, pelo menos uma hora, irradia-se e assume uma parte da energia vibracional dessa cor em particular. Usando o mesmo método também pode preparar o açúcar solarizado ou óleo.
As cores
Todas as cores, dependendo de suas características, tem poderes de cura, e cada cor é aplicada para diversas doenças.
Disciplinas orientais consideram, há séculos, a importância dos centros de Chakras de energia. Cada Chakra corresponde uma determinada cor de luz, que deve ser aplicada a esse ponto de equilíbrio energético natural do corpo.
. 1 • Chakra na coroa da cabeça: violeta.
. 2 • Chakra do terceiro olho, no centro da testa: anil.
. 3 • Chakra da garganta: turquesa, azul e céu azul.
. 4 • Chakra do coração: verde.
. 5 • Chakra do Plexo Solar: amarelo.
. 6 • Chakra base: vermelho.
. 7 • Chakra da alma: laranja.
Vermelho:
• Ativa o sistema circulatório. Estimula o processo de aprendizagem e concentração, e aumenta a força de vontade e a constância. Ideal para lutar contra o cansaço no corpo. Recomenda-se a incorporar vermelho em uma sala utilizada para o estudo, pois estimula a criatividade. Também é recomendado se precisar escrever, ler ou realizar qualquer tarefa intelectual.
Laranja:
• Útil para esgotamento nervoso. Levanta o espírito e deixa uma sensação de euforia. Se levar uma vida sedentária, incorporando essa cor em seu entorno, pode ser estimulada a força de vontade. Faz querer levantar e se movimentar.
Amarelo:
• Relaxa os músculos e reduz o excesso de preocupação. Ajuda em situações em que se está pessimista ou insatisfeito. Usar roupa amarela durante o dia pode levantar a energia e dormir em um quarto amarelo irá ajudá-lo a acordar de manhã.
Verde:
• Regenera as células do corpo, relaxa os músculos e alivia a vista cansada. Alivia as tensões e agressões, e renova o otimismo. Esta cor é indicada para aliviar a dor, ou pode ser usada para acalmar dores. É ideal para uma sala usada para descanso.
Azul:
• Esta cor dá uma sensação de relaxamento e serenidade. Ajuda a superar medos. Uma massagem sob a luz azul pode ajudar a aliviar a dor e dá resultados imediatos. Ajuda a recuperar do cansaço e faz outras terapias surtirem maior efeito, como a massagem, que será mais eficaz.
Violeta:
• Desintoxica o corpo, apoiando a expulsão de toxinas e melhora o fluxo de oxigênio para as células. Estimula a atividade cerebral, pois estimula o fluxo sanguíneo para o cérebro, ativando a intuição e a inspiração. Essa cor é a cor perfeita, no local de trabalho, ou onde seja preciso usar o poder do cérebro, porque reduz o stress e a tensão.
Branco:
• Fortalece o sistema imunológico. Produz um estado de energia positiva e bom humor. É a melhor cor para ter dentro de casa afim de manter um espírito calmo e uma energia constante.
“O espectro solar é o resultado da observação da divisão da luz branca em sete cores (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul cian, azul violeta e azul anil). O arco-íris é uma das formas como o espectro se manifesta na natureza.”