Curso de Iridologia
O QUE É IRIDOLOGIA?
O QUE É IRIDOLOGIA?
A Iridologia é a ciência que faz a avaliação através de observação da íris.
A íris é a porção colorida do olho e nela está registada toda a constituição orgânica de uma pessoa e como está se vem apresentando, característica e comportamentos.
A partir da avaliação da íris, elabora-se um programa de desintoxicação e reconstrução do organismo, que é a base do tratamento e que tem a finalidade de conscientizar e melhorar as carências nutricionais do paciente, melhorando, desta forma, a sua qualidade de vida.
A observação pode ser feita a olho nu ou com o auxílio de lentes (quando mais potente, maior a riqueza de detalhes e, sem dúvida, melhor será o diagnóstico).
- A Iridologia não tem como objetivo dar nome às doenças (patologias).
São utilizadas também, técnicas terapêuticas como Homeopatia, Hidroterapia, Géoterapia, Acupuntura, Massagem Terapêutica, Fitoterapia, Cromoterapia, Física Quântica e outras.
O tratamento visa suprir as necessidades individuais, tanto em relação às patologias já presentes como também às tendências orgânicas.
IRISDIAGNOSE
A Irisdiagnose é uma ciência arte cujo método propedêutico permite, através da observação da íris, conhecer num dado momento, a constituição geral e parcial do indivíduo, bem como os estágios evolutivos, agudo, subagudo, crônico e degenerativo das alterações que acometem um ou mais órgãos, ou o organismo como um todo.
Muito embora seja impossível estabelecer um diagnóstico, que pressupõe dar nomes às doenças, a Irisdiagnose funciona como um pré-diagnóstico, onde a detecção dos órgãos de choque, permite mais facilmente a elaboração dele, através de exames complementares que venham a confirmar as suspeitas clínicas.
Daí a importância da Irisdiagnose como agente facilitador para se chegar a um diagnóstico clínico correto. Em hipótese alguma, ela substitui os exames subsidiários, tais como laboratoriais, de imagens e outros.
A Irisdiagnose é fundamentada na observação, descrição e comprovação de fatos, demonstráveis pelo exame iridológico, que fornece uma idéia da constituição do indivíduo, de suas debilidades hereditárias e das mudanças que estão ocorrendo no organismo, através de alterações ocorridas nas fibras da íris.
CONHECENDO MAIS SOBRE A IRIS
Em nossas íris estão registrados todos os nossos órgãos, funções, sistemas e todas as diferentes partes do corpo humano.
A Iridologia vem reforçar e comprovar a visão holística do ser humano, ou seja, que o corpo é um todo e, quando uma parte do corpo sofre, todo o corpo sofre.
Na íris direita, temos toda a representação do lado direito e na íris esquerda, a do lado esquerdo. Elas devem ser observadas como um TODO, assim como duas metades de uma mesma laranja. Os órgãos pares estão representados, respectivamente, um de cada lado, e os ímpares apenas no lado em que estão anatomicamente.
A título de estudo, dividimos a iris em sete círculos concêntricos.
Além da divisão concêntrica, também dividimos a íris radialmente em ângulos semelhantes às horas do relógio.
Este tipo de divisão facilita muito a localização dos diversos sinais, proporcionando maior precisão na localização desses em relação aos órgãos e sistemas.
O tecido da íris é o tecido mais complexo do corpo, exposto ao mundo externo. A íris é uma extensão do cérebro, fartamente dotada de terminais nervosos, minúsculos capilares sanguíneos e outros tipos de tecido especializado.
Conectada a todos os órgãos e tecidos do corpo, via tálamo óptico e sistema nervoso, a íris se torna uma espécie de “tela de televisão” em miniatura, que revela a condição das áreas mais remotas do organismo, por meio das mudanças do reflexo neurológico no estroma e trabéculas (ou fibras) da íris.
Na realidade, a íris é um disco delicado composto de várias camadas de aproximadamente 0.4 mm de espessura e 11 mm de diâmetro. Ela fica suspensa no humor aquoso, ou fluido líquido do olho.
Então, vamos conhecer a nossa Iris!
A IRIS
A íris é um disco situado poucos milímetros atrás da córnea, maioritariamente composto por fibras musculares e constituído por uma quantidade variável de pigmentos.
A LOCALIZAÇÃO DA IRIS
Situa-se como um diafragma circular e vertical, anterior ao cristalino.
Iris situa-se na parte anterior da túnica vascular
Forma-se a partir das 6 semanas e tem origem dupla:
Mesodérmica! estroma da íris e a membrana pupilar.
Neuroectoderme! leva à formação do epitélio posterior e aos músculos esfíncter e dilatador da pupila.
.
C: córnea
LE: epitélio do cristalino
V: húmor vítreo primário
OV: ponta da cúpula óptica
Neuroectodermal
Mesmo após o nascimento a íris ainda não está completamente formada!