Curso de Xamanismo

ANIMAIS DO PODER (PARTE 2)

ANIMAIS DO PODER (PARTE 2)

16. CORUJA – DECEPÇÃO

Magia
Presságios
Espaço e tempo.
A verdade emergira
Da luta silenciosa
Dissipando a ilusão?
Pássaro da Cura Sagrada.

A energia da Coruja é simbolicamente associada a clarividência, projeção astral e magia, tanto em sua vertente branca quanto na negra. Na tradição indígena norte-americana, a Coruja é chamada de Águia da Noite por diversas tribos. Segundo a tradição, a Coruja mora no Leste – o lugar da iluminação. Desde os tempos imemoriais a humanidade tem temido a noite e a escuridão, aguardando ansiosamente pelo advento das primeiras luzes da madrugada.

Inversamente, a noite é amiga da Coruja.

A Coruja caça suas presas à noite, porque ela pode enxergar perfeitamente no escuro, assim como é capaz de discernir e identificar com precisão qualquer som ouvido em suas expedições noturnas, o que faz dela uma grande caçadora. Alguns nativos temem a Coruja e chamam suas penas de penas da ilusão”. Às plumas da Coruja são silenciosas, de modo que é impossível escutar o voo da Coruja, mas a presa percebe imediatamente quando a Coruja a captura, porque tanto seu bico quando suas garras são afiadíssimos.

Às vezes a energia da Coruja é utilizada por bruxos e feiticeiras. Se você pertence ao totem da Coruja, é bem possível que seja atraído pelas ciências ocultas e finde por se dedicar às práticas de magia negra. Mas é muito importante que você não ceda ao ímpeto de praticar magia negra ou qualquer tipo de procedimento mágico destinado a tirar energia de qualquer pessoa ou ser. Se pertencer ao totem da Coruja, essas aves tenderão a se acercar de você, mesmo em plena luz ao dia, pois elas reconhecerão intuitivamente algum tipo de conexão com você.

Não é por acaso que a Coruja é tida como um símbolo de sabedoria em diversas culturas, pois ela pode ver o que os outros não conseguem: a essência da verdadeira sabedoria. Onde outros se iludem, a Coruja percebe com precisão o que realmente ali se encontra.

Atenas, a deusa grega da sabedoria, possuía uma Coruja de estimação que permanecia sempre em seu ombro e lhe revelava as verdades invisíveis. Essa Coruja tinha o poder de iluminar o lado obscuro da deusa, capacitando-a a perceber toda a verdade e não apenas aquela parcela da verdade que podia discernir sem seu auxílio.

Se você pertence ao totem da Coruja, ninguém será capaz de iludi-lo, por mais que tente disfarçar ou ocultar suas verdadeiras intenções de você. Tê-lo por perto pode até mesmo gerar um sentimento inquietante, já que você consegue discernir claramente quais são as verdadeiras intenções das pessoas. Se você não tem consciência de seus poderes, pode achá-los naturais, mas os outros não, pois se assustam ao perceber que você não pode ser enganado. Alguém do totem da Coruja sabe mais sobre a vida interior de outra pessoa do que sobre a sua própria.

Se você tirou a carta da Coruja, isto é sinal de que você está sendo convidado a empregar seus poderes de observação silenciosa para destrinchar alguma situação intrincada de vida. A Coruja o está ajudando a perceber a verdade em sua inteireza.

Ela pode fazer isso por meio dos sonhos ou de práticas de meditação. Preste atenção a todo e qualquer presságio ou sinal, pois a verdade sempre acaba vertendo luz sobre as coisas.


17. DONINHA – DISSIMULAÇÃO

Quem está no galinheiro agora?
Se eu fosse lhe perguntar isto
Você iria responder que é a Vaca!

A Doninha é bastante engenhosa e possui muita energia… mas pertencer ao seu totem não é nada fácil. Não é por acaso que as peles do Arminho e da Doninha são empregadas como símbolos distintivos pela realeza. Os ouvidos da Doninha realmente escutam o que está sendo dito e seus olhos são capazes de enxergar através da superfície aparente das coisas para prever os possíveis desdobramentos futuros de um acontecimento, características que constituem preciosos dons.

Os antigos chefes enviaram a Doninha para o acampamento do inimigo, para que ela desvendasse seus segredos, e a Doninha sempre forneceu os relatórios mais acurados sobre os efetivos inimigos, indicando com precisão quais eram seus pontos fortes e seus pontos fracos. Aliás, foi a Doninha que, em lágrimas, advertiu os nativos norte-americanos sobre a chegada do Povo dos Barcos.

– Estes irmãos possuem poderes estranhos – disse a Doninha -, e eles irão tentar nos persuadir de que viver como vivemos é ruim, confundindo-nos com suas vociferações. Eles roubaram o trovão do Pai Céu, aprisionando-o em suas armas. Eles não respeitam nossos irmãos animais, e matam os animais com seu trovão.

Eles são muito numerosos e irão roubar tudo o que temos, a não ser nosso espírito, porque faraó o trovão estará por eles, estendendo a grande sombra negra do voraz pássaro da morte sobre nosso povo.

O pelo da Doninha muda de cor segundo a estação e tem muitas lições para ensinar. A Doninha é capaz de confundir e lograr até mesmo o Grande Espírito, batendo sua carteira e deixando-o a contemplar desconcertado o próprio umbigo. Se você pertence ao totem da Doninha, certamente possui um agudo senso de observação e é daquele tipo de pessoa que parece estar sempre dizendo:

“Deixe-me em paz e eu farei o mesmo com você.” Pode ser inclusive que você venha a se sentir culpado de tempos em tempos, em virtude das coisas que descobre ao observar a vida. Talvez você seja do tipo solitário ou até mesmo um completo recluso que evita ciosamente a companhia alheia.

Mas você é um poderoso aliado para se ter nos negócios, em virtude de sua impressionante capacidade de perceber o que os concorrentes irão fazer em seguida. Pode ocorrer que algumas pessoas venham a menosprezar seu potencial, pois elas são incapazes de avaliar imediatamente todos os seus talentos, mas na primeira tentativa que fizerem de lhe passar a perna irão descobrir, da maneira mais dolorosa, que sua inteligência é muito superior à delas.

Algumas pessoas não apreciam os talentos da Doninha porque ignoram o fato de que não existem dons nefastos. Todos nós temos nossos próprios poderes e habilidades, caso contrário não estaríamos aqui ajudando a curar a Mãe Terra.

Use o poder da Doninha para descobrir as razoes ocultas por vias de todas as coisas e de todos os acontecimentos, e talvez você também possa usar seus poderes para contribuir para o bem geral. Observe quem ou o que precisa de ajuda ou atenção e ofereça sua assistência com sua própria maneira discreta e silenciosa.


18. ESQUILO – ARMAZENAMENTO

Você armazenou nozes
No oco do tronco
Para uma eventual necessidade.
Ensine-me a colher
Apenas o necessário
Confiando no Grande Mistério
Para efetuar a semeadura.

O Esquilo me ensina a armazenar para o inverno, quando todas as árvores estarão nuas e as nozes já terão desaparecido no tempo. Como o esquilo tem a personalidade muito irrequieta, sua energia manifesta-se de diferentes formas. Seu comportamento extravagante e imprevisível, aliado à sua incrível rapidez, ajuda-o a escapar dos predadores. Mas este mesmo comportamento errático, quando manifesto nas pessoas do totem do Esquilo, é capaz de provocar um ataque de nervos até nos mais calmos e impassíveis, pois é muito difícil conseguir acalmar e disciplinar algum membro deste totem para integrá-lo num trabalho metódico.

O poder de armazenar implícito na energia do Esquilo é um grande dom, pois ele pode me ensinar a poupar e armazenar para futuros tempos difíceis. O que você pode ter que reservar para uso futuro tanto pode ser um juízo de valor, uma opinião pessoal, como mantimentos ou dinheiro na caderneta de poupança. O Esquilo é o verdadeiro escoteiro do reino animal – sempre alerta e precavido.

Na insegura época atual, quem é inteligente percebe a importância de ser previdente, poupando sempre um pouco para eventuais emergências futuras. Todas as profecias mencionaram as mudanças que acorrerão no fim do atual milênio e, nos tempos nublados que se anunciam, o Esquilo poderá ser de grande valia. Sua mensagem é clara. O que o Esquilo lembra é a importância de ser precavido sem ansiedade, demonstrando autoestima suficiente para reservar para uso futuro coisas das quais você possa vir a necessitar, mesmo que tal necessidade nunca chegue a se manifestar.

Lembre-se do ditado que afirma: um homem prevenido vale por dois.

Se você tirou a carta do Esquilo, isto é sinal de que você deve preparar seu futuro, mantendo-se aberto às mudanças que certamente ocorrerão em breve em sua vida. Se você acumulou coisas em demasia, livre-se delas. Estas coisas tanto podem ser conceitos intelectuais, preocupações, pressões, estresse, como também podem ser meros objetos palpáveis que você mantém guardados na muito. E preciso consciência de que o armazenamento só tem sentido quando é equilibrado, e só é equilibrado quando propicia a correta circulação e a constante renovação do estoque.

Acumule apenas aquilo que for de necessário, livrando-se dos bens materiais desnecessários por meio de doações para instituições ou pessoas que possam efetivamente utilizá-los de imediato.

O Esquilo também tem outra lição para lhe ensinar. E uma lição que pode parecer obvia, mas é capaz de prepará-lo para enfrentar qualquer adversidade. Esta lição é relativa à necessidade de guardar as mais importantes em local seguro, e não nos referimos aqui apenas bens materiais que podem ser escondidos em cofres ou compartimentos secretos. Na dimensão humana, os locais mais seguros que existem são uma mente serena e um coração compassivo, e os bens mais preciosos que neles podem ser estocados são a sabedoria e o amor. Essas energias benéficas irão libertar tanto seu coração quanto sua mente embutindo-o da certeza de que há um tempo certo para tudo; basta achar corretamente este conhecimento para fazer todos os medos e ansiedades se desvanecerem como que por encanto.


19. FALCÃO – O MENSAGEIRO

Mensageiro do céu,
Coroe meus sonhos,
Transmita-me
A sua mensagem
Enquanto voamos juntos.

O Falcão é aparentado com Mercúrio, o mensageiro dos deuses. A energia do Falcão pode ensinar você a ser mais contemplativo, a observar melhor o mundo que o cerca. Tente observar aquilo que se esconde sob a obviedade das coisas aparentes, pois a vida está lhe enviando sinais constantemente.

A vida é um processo iniciático. Se você tirou a carta do Falcão, uma nova magia de vida lhe está sendo concedida neste momento. Esta magia pode lhe trazer a força necessária para superar uma situação difícil ou angustiante. Você está sendo testado a descobrir as nuanças do poder que estão ocultas ao seu redor. Talvez este poder seja um talento que você possua mas que ainda não está colocando em uso.

Talvez você não esteja sendo capaz de enxergar as possíveis soluções porque perdeu a visão abrangente típica do Falcão. Talvez o Grande espírito esteja lhe oferecendo um presente que você está relutando em aceitar. Ou talvez a tristeza da situação atual tenha deixado você demasiadamente preso a Terra, desalentado e materialista, incapaz de ouvir a voz que sussurra em meio às gotas de chuva que batem em sua janela. Preste atenção! Você só tem poder quando é capaz de receber, detectar e utilizar os dons e talentos que a natureza lhe oferece.

Se você tirou esta carta, está sendo chamado a trabalhar e desenvolver a sua capacidade intuitiva que lhe permitirá descobrir a mensagem oculta no grito do Falcão. A estridência do grito do Falcão conseguirá arrancá-lo de seu torpor, de sua desatenção, impelindo-o a perceber a verdade.

Os Antigos encaravam esta magnífica ave de rapina como um mensageiro que trazia notícias sobre nossa jornada nesta Terra, a caminhada pela Boa Estrada Vermelha, enviadas do mundo de seus avôs e avós que viveram antes de nós. Se alguém invocasse magicamente o grito do Falcão, este tanto poderia ser um sinal de bom ou de mau agouro, de acordo com a natureza da consulta feita. Assim, o grito do Falcão tanto podia anunciar o nascimento de um bebê quanto à aproximação de uma tribo guerreira ou, ainda, a celebração do ritual de Contar os Golpes.

O grito do Falcão indica que há necessidade de redobrarmos a atenção e nos abrirmos para receber uma determinada mensagem.

A imagem do Falcão revela um totem repleto de responsabilidade, porque as pessoas do Falcão enxergam mais longe do que as outras. O Falcão não é como o Rato, que enxerga tudo através de uma lente de aumento.

As pessoas do totem do Falcão estão sempre alerta para perceber os presságios e as mensagens do mundo espiritual, ao mesmo tempo em que são capazes de manter viva na memória a lembrança da cor da Carta Sagrada que receberam três meses atrás.

Nada passa desapercebido para eles.

Se o Falcão sobrevoou a sua sequência e pousou em seu jogo, isto significa que você precisa estar atento para perceber e captar os diversos sinais que a vida continuamente lhe envia. Redobre, portanto, a sua atenção.

O Falcão tanto pode estar lhe prevenindo de que você precisa agarrar uma oportunidade que está se apresentando para você, quanto o indicar que você precisa alçar voo e examinar sua vida com mais distanciamento para percebê-la sob a perspectiva correta. A partir deste ponto de vista privilegiado você poderá então discernir os obstáculos que o impedem de alçar voo.

Lembre-se de que o Falcão possui o olhar aguçado e o coração destemido porque ele voa muito alto e chega perto da luz do Avô Sol.


20. FORMIGA – PACIÊNCIA

Oh, pequena Formiga… Sua paciência cresce
Como as areias do tempo.
Posso aprender a ser como você?
Ou isto é sublime demais para mim?

A Formiga é capaz de levar uma pesada tolha nas costas por quilômetros a fio, se isto for necessário, e existe uma espécie de Formiga na África que é capaz de devorar porções inteiras de densa mata, pois a estratégia da Formiga é a da paciência. A Formiga é uma construtora, como o Castor, possui a agressividade do Texugo, a vitalidade do Alce, a minúcia do Rato e a generosidade do Peru.

A Formiga possui uma “mente coletiva” e trabalha devotadamente sob as ordens da Formiga Rainha para suprir as necessidades do formigueiro e armazenar víveres para uso futuro. O auto sacrifício é parte da energia da Formiga, mas sua verdadeira fonte de poder é a paciência. 

As pessoas do totem da Formiga possuem um senso comunitário muito desenvolvido e são capazes de prever com grande antecedência as futuras necessidades de suas comunidades.

Essas pessoas são metódicas e previdentes como o Esquilo e ficam felizes em acompanhar a progressiva, ainda que lenta, concretização de seus planos.

Se você pertence ao totem da Formiga, você é do tipo que come vagarosa e laboriosamente e tem a firme convicção de que tudo o que é seu virá às suas mãos no momento oportuno. Esta sabedoria funciona, porque demonstra uma fé absoluta na providência divina.

Se a Formiga apareceu em seu jogo hoje, é sinal de que você precisa demonstrar mais paciência e confiança na solução de alguma pendência, porque talvez você tenha se esquecido de que sempre receberá aquilo de que necessita no momento certo.

Se você ainda não consegue entrever a solução de seu problema, será preciso apelar para alguma estratégia e usar seu poder criador durante o inevitável período de espera, seja lá o que for que você estiver esperando.

A Formiga trabalha para o bem do Todo. Você também está fazendo o mesmo? Se estiver, pode ter certeza de que o Todo também deseja a você o mesmo bem que você almeja para ele, e ele certamente saberá prover as suas necessidades.


21. GALO SILVESTRE – ESPIRAL SAGRADA

Galo Silvestre… da Espiral Sagrada
Seja meu guia
Para a cordilheira da eternidade
Onde todos somos um.

Antigamente, o Galo Silvestre podia ser encontrado em todo o território dos Estados Unidos, mas agora é muito difícil encontrá-lo, até mesmo nas planícies nas quais ele existia em grande quantidade. Muitas das tribos das planícies realizam a Dança do Galo Silvestre em homenagem a essa ave. Efetuando contínuos movimentos circulares, o Galo Silvestre procura reproduzir o desdobrar de uma espiral – símbolo do túnel acanelado do eterno retomo, pelo qual estamos sempre passando para nascer e renascer, nascer…

À Espiral Sagrada é dos mais antigos símbolos de poder pessoal. Ao empregar a energia do Galo Silvestre, imagine um redemoinho ou mesmo um furacão, para cujo centro você será transportado pela Espiral Sagrada. Esta espiral é a metáfora da iluminação e das visões proféticas pessoais.

Muitos dos iniciados em busca de Visões pintam espirais sobre seus corpos por acreditarem que, desta forma, o Grande Mistério irá ajudá-los, proporcionando-lhes visões de poder. Os dervixes rodopiantes de algumas ordens sufis são mestres na dança da espiral e conseguem atingir estados mais elevados de consciência por meio da repetição incessante desse movimento sagrado. Diz-se, inclusive, que os dervixes são capazes de viajar até o centro da espiral para ali obter quaisquer poderes mágicos que ambicionem.

Isto ocorre porque no estado de transcendência alcançado pelos dervixes sufis, a pessoa é capaz de penetrar no Grande Silencio no qual é possível se comunicar diretamente com o Criador. À dança sufi é um sistema que emprega o tratamento ritualístico do movimento para interligar o dançarino com a Divina Fonte. Assim, ao rodopiar no sentido dos ponteiros do relógio, ou na direção oposta, o dervixe consegue atrair as energias que deseja ou repelir aquelas que me são nefastas.

Se você tirou a carta do Galo Silvestre, empreenda uma meditação sobre as qualidades do movimento em sua vida. Comece visualizando o Sol como uma estrela entre os muitos milhões de estrelas semelhantes que giram suavemente, em perfeita sincronia, na gigantesca espiral da Via Láctea. Efetue então a fantástica viagem que o conduzirá das imensidões celestiais para as mais ínfamas partículas componentes de seu corpo e perceba que a forma do DNA, que constitui a matriz de seu ser, reproduz em essência, com sua forma de dupla hélice, o aspecto espiralado das galáxias.

Estude sua maneira de mover-se no mundo. Como você se visualiza no ato da locomoção? Que tipo de reação você provoca, que tipo de energia envia para o Universo? Que palavras empregaria para descrever sua maneira de se deslocar no mundo material, como também no mundo espiritual?

Finalmente, avalie se os seus movimentos são compatíveis com a concretização de seus maiores anseios e objetivos. Muitas das disciplinas espirituais solicitam aos seus adeptos que cessem toda a movimentação física externa justamente para que sejam capazes de perceber a existência da vida interior.

A energia do Galo Silvestre representa, no entanto, um convite para a dança. O Galo Silvestre celebra a Fonte Divina por meio da Dança da Espiral Sagrada, oferecendo esta dança para você como um presente. 

Você pode passar a vida inteira aprendendo a lição do Galo Silvestre, para ser capaz de finalmente sincronizar sua dança com o ritmo da Mãe Terra, à qual você dedica a dança como uma criação de beleza altruística.


22. GAMBÁ – DISFARCE

Vire-se!
Você está realmente morto
Ou está apenas fingindo?
Será que foi algo que eu disse?

O Gambá se protege fingindo-se de morto. Ele confunde os predadores, convencendo-os de que o jogo terminou. Muitas vezes um oponente confuso se afasta, ou olha para outro lado por um instante, o que é suficiente para que o Gambá fuja em segurança. À energia do Gambá utiliza sempre a estratégia. Se tudo mais falhar, o Gambá se finge de morto. Ele tem a capacidade de lutar com unhas e dentes, mas raramente chega a este ponto.

Ao contrário, sua estratégia predileta de fingir-se de morto é empregada a cada vez que as coisas ficam difíceis, o que o toma um ator digno de ganhar o Oscar do reino animal. O cheiro da morte é segregado por ele à vontade, dando um toque de mestre a uma representação capaz de confundir seus inimigos. Se o Gambá apareceu em suas cartas, você anda precisando empregar estratégia em algum aspecto de sua vida atual. 

Confie em seus instintos, eles são a melhor forma de sair de uma enrascada. Caso precise fingir apatia ou medo, faça-o! Os guerreiros utilizam a energia do Gambá há séculos, tingindo-se de mortos quando o inimigo é mais numeroso do que eles. A seguir, rapidamente, quando o inimigo menos espera, ouve-se um grito de guerra. O medo causado pelo grito confunde ainda mais o inimigo perplexo.


23. GAMBÁ AMERICANO – REPUTAÇÃO

Conte-me a sua história
Para que eu possa aprender a lição:
De como atrair
E como repelir.

Você pode até achar graça ao imaginar que o Gambá possui algum tipo de energia de cura. É isso aí – pode rir! Mas o fato é que esse animalzinho possui uma reputação que inclui uma boa dose de poder. O Gambá Americano possui um estilo de vida único, que consegue manter os seres humanos à distância. A palavra-chave que serve para sintetizar a sua personalidade é: respeito.

Ao contrário dos animais predadores, o Gambá Americano não ameaça a sua vida, mas ameaça os seus sentidos. Todos os que já estiveram por perto de um Gambá quando ele resolve exalar o seu cheiro sabem o quanto isto é verdade!

Quando estudamos os hábitos e o comportamento do Gambá Americano podemos observar que o seu estilo de vida é leve e brincalhão. Porém, sempre que é necessário, esta pequena criatura de quatro patas consegue impor uma atitude de “Alto lá! Sabe com quem está falando?”. Ela obriga o observador a respeitar o sou espaço, e consegue isto, simplesmente, com sua reputação.

O Gambá Americano está lhe ensinando que você deve continuar honrando as suas verdades e respeitando os seus próprios princípios, para criar em torno de si mesmo um ambiente de respeito e uma reputação de força e de honradez.

Saiba exatamente quem é você, conscientize-se do seu valor, e a sua autoestima irá aflorar de modo espontâneo. A subsequente mudança em sua personalidade atrairá quem tiver o espírito e as ideias semelhantes, ao mesmo tempo que irá repelir as pessoas indesejáveis. O odor do Gambá atrai outros da mesma espécie, mas repele todos aqueles que não sabem respeitar o seu Espaço Sagrado.

As pessoas pertencentes ao totem do Gambá possuem a capacidade de atrair os outros e são sempre muito carismáticas. Em contrapartida, elas possuem um talento natural para repelir aqueles que desejam apenas sugar suas energias, sem oferecer nada em troca.

As pessoas do totem do Gambá Americano também sabem como usar a sua energia pessoal para atrair um novo amante. Algumas pessoas acreditam que esta atração sexual é baseada na secreção de uma substância inescrutável, similar ao almíscar secretado para atrair o macho de sua espécie.

Pode ser perigoso transmitir energia sexual se você não estiver procurando um verdadeiro companheiro, pois isto poderá colocá-lo em situações satisfatórias para o seu ego, mas frustrantes para os demais.

Quando você seduz alguém que se interessa por você, na verdade está enviando a seguinte mensagem: “Estou disponível” Isto pode ser muito perigoso, porque implica o desperdício de uma enorme cota de energia que poderia ser usada para finalidades mais nobres, e porque pode provocar reações agressivas quando a verdade for descoberta e a pessoa seduzida sentir que foi manipulada.

No processo de cura do Gambá Americano é necessário aprender a controlar o fluxo de energia que emana do seu corpo. Na linguagem dos índios norte-americanos você está revelando aos outros a sua energia pessoal através do seu corpo e dos seus gestos.

Você deve empregar esta energia da melhor forma possível, pois é reconhecido pela sua própria reputação. O uso de sua energia pessoal tanto pode atrair a honra e a felicidade quanto a desgraça e o sofrimento.

Examine bem que tipo de energia você está transmitindo, pois é aí, que reside o segredo de sua atual situação de vida. Se você escolheu este símbolo hoje, significa que precisa avaliar melhor as pessoas que se sentem atraídas por você.

Caso elas despertem os seus bons sentimentos e o estimulem favoravelmente, aproveite para reconhecer suas próprias qualidades e reforçar sua autoestima. Ande de cabeça erguida, aceitando os elogios com satisfação e orgulhando-se de si mesmo!
Caso isto não esteja acontecendo, lembre-se de que o respeito por si mesmo é a sua melhor proteção. Projete autoestima para o mundo!


24. GOLFINHO – FORÇA VITAL

Respire comigo.
Sopro Divino
Maná do Universo
Na Unidade nos entrelaçaremos

O Golfinho nos fala do sopro da vida, a única coisa da qual nós só podemos prescindir por uns poucos minutos. Nós podemos viver vários dias sem comida ou mesmo sem água, mas o oxigênio é a base indispensável de nossa subsistência.

Assim, se mudarmos o padrão e o ritmo de nossa respiração, seremos capazes de nos comunicar com qualquer outra forma de vida. Esta mudança de ritmo também nos permite entrar em contato com nossos próprios ritmos pessoais internos, bem como com a energia emanada do Grande Espírito.

O Golfinho é o guardião do sopro sagrado da vida que nos ensina a modular nossas emoções pelo ritmo de sua respiração.

O Golfinho cria seu próprio ritmo vital ao nadar em meio às ondas, emergindo a intervalos regulares para respirar e submergindo novamente, mantendo o fôlego enquanto permanece sob a água.

Quando o Golfinho emerge outra vez, expele o ar de forma vigorosa, como o espoucar da rolha de uma garrafa de champanhe. Nós também podemos empregar a mesma técnica para expelir nossas tensões e obter o relaxamento total antes de penetrarmos no silencio para meditar.

O maná é a força vital, a essência do Grande Espírito, presente em cada átomo. O Golfinho nos ensina a usar a vida contida no maná por meio de nossa respiração, o que revitaliza cada célula de nosso corpo, rompendo os limites e expandindo as dimensões da realidade física de modo a nos facultar o acesso à Dimensão dos Sonhos.

Certa vez o Golfinho estava viajando pelos oceanos quando encontrou a Vovó Lua tecendo o padrão das marés. Vovó Lua aconselhou-o então a aprender os ritmos que ela havia concebido, para que o Golfinho pudesse abrir o lado feminino de sua personalidade para sua luz prateada. O Golfinho passou então a nadar no ritmo das marés da Vovó Lua, aprendendo assim a respirar de uma forma inteiramente diferente.

À medida que o Golfinho continuou a usar este novo ritmo, ele foi capaz de penetrar na Dimensão dos Sonhos, percebendo então uma realidade inteiramente diferente naquelas mesmas marés, que ele pensava conhecer tão bem.

O Golfinho descobriu cidades submersas na Dimensão dos Sonhos e foi agraciado com o dom de compreender e falar a língua primordial. Essa nova linguagem era a linguagem dos sons que a Aranha trouxe da Grande Nação das Estrelas.

O Golfinho aprendeu que toda forma de comunicação tem um ritmo e um padrão bem definidos e esse novo aspecto da comunicação era o som, que o Golfinho passou a empregar desde então.

O Golfinho retomou ao oceano da Grande Mãe, onde ficou muito triste, até que a Baleia se acercou dele e lhe disse que ele poderia voltar para ser o mensageiro dos habitantes de Dimensão dos Sonhos todas as vezes em que ele sentisse o ritmo e usasse a respiração adequada.

O Golfinho recebeu então uma nova tarefa, a de ser o mensageiro de nossos progressos. Isto porque os habitantes da Dimensão dos Sonhos estavam curiosos acerca da vida dos Filhos da Terra, desejando que evoluíssemos para ficarmos em consonância com o Grande Espírito.

Se o Golfinho apareceu para você hoje, nadando entre as ondas de seu jogo, é sinal de que você está predestinado a ser o elemento de ligação capaz de oferecer alguma solução para os problemas dos Filhos da Terra.

Pode ser um período no qual você estará mais sintonizado com os ritmos da natureza e em maior conexão com o Grande Espírito, trazendo respostas tanto para as suas indagações quanto para as dos demais. Esta carta adverte-o para a necessidade de prestar mais atenção aos ritmos de seu corpo e aos padrões de energia que lhe são enviados pelo Criador.

Faça como o Golfinho e cavalgue nas ondas do riso, espalhando alegria pelo mundo. Respire e usufrua do maná que lhe é tão generosamente ofertado.

Destrua toda e qualquer barreira que o esteja impedindo de entrar em contato com a Dimensão dos Sonhos ou com a Grande Nação das Estrelas.

Lembre-se de que somos apenas UM aos olhos do Eterno.


25. GRALHA – A LEI

Você esta “grasnando”
Para que eu me recorde
Dos segredos do equilíbrio
Esquecidos em minha alma?
Você está emitindo Seu som sagrado
Para me fazer lembrar
Das leis universais?

Segundo uma lenda indígena, que ilustra o fascínio da Gralha com a própria sombra, a Gralha tanto olhou, tanto bicou, tanto arranhou sua própria sombra, que esta acabou acordando, tornando-se viva e devorando a Gralha. Assim a Gralha tomou-se a Gralha Morta – a Guardiã do Caminho da Esquerda.

A Gralha é a guardiã das leis sagradas, ela pode violar leis do mundo tísico, possuindo a rara capacidade de mudar de forma. Existem poucos adeptos hoje do totem da Gralha capazes de dominar a difícil arte de mudar de forma, transformando-se em outra pessoa ou outro animal, como a mosca na parede, que pode observar atentamente o que está ocorrendo a quilômetros de distância.

Esta arte também possibilita que o adepto desdobre seu corpo, sendo capaz de estar, conscientemente, em dois lugares a um só tempo.

Os europeus que chegaram à ilha da Tartaruga – na América do Norte – foram denominados Povo dos barcos pelo chefe Tartaruga Lenta, Entre eles, encontravam-se alguns alquimistas, mas mesmo estes nunca haviam visto algo como a impressionante capacidade de mudança de forma demonstrada pelos xamãs, que empregavam a energia da Gralha para se transformarem em estranhos animais que penetravam nos acampamentos e nas fortificações dos invasores europeus para desvendar seus segredos.

Os xamãs do totem da Gralha são mestres nas artes ilusionistas. Todos os textos sagrados são colocados sob a custodia da Gralha. O Livro dos Selos, ou o Livro das Leis, escrito pelo Criador, é encadernado com penas de Gralha, pois elas simbolizam o espírito tomado de carne. A Gralha também é a guardiã do ogallah, os antigos registros.

Os cinturões Wampum, ou Cinturões Sagrados das Leis, confeccionados pelas mulheres indígenas muito antes que os europeus chegassem a este continente, continham os conhecimentos das leis do Grande Espírito e eram conservados nas Tendas Negras, as tendas das mulheres. A lei que afirma que “todas as coisas nasceram das mulheres” é personificada pela Gralha.

As crianças são ensinadas a obedecer às regras estabelecidas pela cultura à qual pertencem, e a maioria dos sistemas religiosos cria leis estabelecendo as regras aceitáveis de comportamento para o bom funcionamento das sociedades que representam. As religiões estabelecem um sistema de interdições e castigos que pressupõe a premiação daqueles que obedecem ciosamente a estas regras, e diferentes receitas para a salvação são exigidas por cada “verdadeira fé”.

Mas é preciso lembrar que a lei dos homens não corresponde à Lei Sagrada. A Gralha nos permite discernir que o mundo físico e mesmo o mundo espiritual, tal como a humanidade os interpreta, não passam de ilusões. Existem bilhões de mundos e uma infinidade de criaturas, e o Grande Espírito reside em todas elas.

Se um indivíduo obedecer escrupulosamente as leis da Gralha, tal como definidas pelo Criador, ele poderá beneficiar-se de uma boa morte que lhe permita passar para a próxima encarnação com a lembrança clara de sua vida anterior.

A Gralha é um presságio de mudança. A Gralha vive no Vazio e não está sujeita às leis do tempo. Os Antigos Chefes nos advertiram de que a Gralha é capaz de ver simultaneamente as três dimensões temporais: passado, presente e futuro. A Gralha funde a luz e as trevas, percebendo tanto a realidade interior quanto a exterior.

Se você tirou a carta da Gralha, é sinal de que deve fazer uma pausa e refletir sobre a maneira como encara a relação entre as leis da humanidade e as leis do Grande Espírito. A energia da Gralha nos oferece uma noção do que é certo ou errado muito superior àquela estabelecida pelas convenções humanas. Se você usar a energia da Gralha, sua voz será forte quando sugerir soluções para o que estiver desequilibrado, fora de harmonia, quando for despropositado ou injusto.

Lembre-se de que a Gralha olha o mundo primeiro com um olho e, em seguida, com o outro olho enviesado, como os vesgos. Na cultura maia, as pessoas vesgas tinham o privilégio e o dever de olhar para o futuro. Isto deveria estimulá-lo a deixar de ter medo de ser uma voz no deserto e a grasnar bem alto as verdades quando as vislumbrar.

À medida que você permitir que sua integridade pessoal seja seu único guia, seu sentimento de isolamento irá se desvanecer e seu poder pessoal irá aflorar, para lhe dar torça, coragem e determinação para lutar por sua verdade. A primeira regra que as pessoas do totem da Gralha tem que obedecer é a de serem fiéis às suas próprias convicções pessoais.

Assim, esteja predisposto a agir segundo suas convicções, defendendo sempre sua verdade. Descubra a missão de sua vida e equilibre o passado, o presente e o futuro no agora. Transmute a velha realidade e tome-se seu futuro. Tenha a coragem de dobrar as leis naturais para poder auxiliar na construção de um mundo de paz.


26. LAGARTO – O SONHADOR

Lagarto… você sonhará comigo?
Viajaremos juntos por entre as estrelas?
Para além do ponto do espaço-tempo
Desdobram-se visões do incomensurável.

O Lagarto descansava à sombra de uma grande rocha, protegendo-se do sol do deserto. À Cobra aproximou-se, procurando também por um pouco de sombra para abrigar-se e repousar. A Cobra observou o Lagarto durante algum tempo, intrigada com os movimentos rápidos de seus globos oculares por trás de suas pesadas pálpebras cerradas, até que sibilou para chamar sua atenção. O Lagarto descerrou lentamente seus olhos sonhadores e contemplou a Cobra.

– Você me assustou, Cobra, o que você quer comigo? – perguntou o Lagarto.

À Cobra cuspiu então sua resposta com sua língua forquilhada:

– Lagarto, você sempre consegue a melhor sombra para protegê-lo do calor do dia. Essa é a única pedra grande em muitos quilômetros, por que você não compartilha sua sombra comigo?

O Lagarto refletiu durante um momento, concordando em seguida:

– Cobra, você pode dividir esta sombra comigo, desde que vá para o outro lado da pedra e prometa não me interromper. À Cobra, começando a ficar aborrecida, silvou:

– Como eu poderia incomodá-lo, se tudo o que você está fazendo é dormir?

Ao que o Lagarto retrucou desdenhosamente:

– Como você é tola, Cobra, eu não estou dormindo, eu estou sonhando!

À Cobra quis saber a diferença entre as duas ações e então o Lagarto esclareceu:

– Sonhar é ir para o futuro. Eu vou para onde reside o futuro. Veja bem, é por isso que eu tenho certeza de que você não irá me devorar hoje. Eu sonhei com você e sei que sua barriga está cheia de ratos.

Abismada, a Cobra redarguiu:

– E verdade, Lagarto, você esta certo. E eu que me perguntava por que razão você havia concordado em dividir seu refúgio comigo… Sorrindo para si mesmo, o Lagarto disse:

– Cobra, você está procurando por uma sombra e eu estou procurando pela escuridão, pois os sonhos moram na escuridão.

O Lagarto lida com o lado sombrio da realidade, no qual os sonhos são reelaborados antes de se manifestarem no plano físico. À energia do Lagarto é a energia dos sonhadores.

Onde quer que os sonhadores fumem ou sonhem com você eles poderão ajudá-lo a ver na escuridão. Esta escuridão pode conter seus medos, seus anseios, ou precisamente a coisa contra a qual você mais se debate, mas que está sempre o seguindo como um cachorro obediente.

Se o Lagarto sonhou com um espaço em suas cartas hoje, é sinal de que talvez seja tempo de descobrir o que anda em seu encalço. São seus medos, seu futuro tentando alcançá-lo, ou é à parte de você que procura esquecer suas fraquezas humanas?

O Lagarto pode estar lhe dizendo para prestar maior atenção aos seus sonhos, tentando decodificar o simbolismo neles contido. Registre seus sonhos num caderno com o maior número possível de detalhes, prestando bastante atenção às ideias ou aos símbolos recorrentes.

Se você não conseguir lembrar de seus sonhos ao acordar pela manhã, ajuste o despertador para as duas ou três horas da madrugada para registrar o que for possível. Ou então utilize uma alternativa biológica beba bastante água antes de se deitar e deixe que sua própria bexiga o desperte no meio da noite. Os sonhos são muito importantes. Preste atenção neles.


27. LIBÉLULA – ILUSÃO

Dissipe todas as ilusões
E traga visões de poder
Não na necessidade de prová-lo … À hora é agora!
Saiba, acredite!
O Grande Espírito intercede
Alimentando, abençoando, e
Satisfazendo todas as necessidades.

A energia da Libélula relaciona-se com os sonhos e as ilusões que aceitamos como sendo realidade concreta. A iridescência das asas da Libélula nos desvela cores fascinantes, bastante diversas daquelas que sempre encontramos na vida cotidiana.

A energia, a forma e as cores sempre cambiantes da Libélula explodem na mente do observador, evocando um tempo pretérito em que imperava a magia.

Algumas lendas afirmam que a Libélula foi um dia um Dragão, com escamas coloridas similares àquelas encontradas nas asas da Libélula. O Dragão era muito sábio e voava pela noite escura, espargindo a luz com seu hálito de fogo. Foi seu hálito de fogo que trouxe para nosso mundo a arte da magia e a ilusão de mudar de forma. Todavia, chegou o dia em que o Dragão sucumbiu à própria ilusão ao deixar-se enganar pelo ardiloso Coiote, que o convenceu a mudar de forma para provar que possuía de fato poderes mágicos.

O Dragão aceitou o desafio do Coiote, adquirindo a forma que tem hoje a Libélula, mas, ao aceitar este desafio movido pela vaidade, o Dragão perdeu seus poderes mágicos e não pôde mais retomar à sua forma primordial.

A Libélula expressa a essência dos tempos de mudança, das mensagens de iluminação e sabedoria, e a comunicação com o mundo dos elementais – composto por uma miríade de pequenos espíritos da natureza, presentes nas plantas, na terra, no fogo, na água e no ar.

Se a Libélula voou para suas cartas, isto é sinal de que você pode ter esquecido de regar suas plantas. Ou, talvez, em outro nível, que você pode ter se esquecido de agradecer a dádiva representada pelos alimentos que sustentam seu corpo tísico. E, na dimensão psicológica, indica que você precisa se livrar das ilusões que o estão garroteando, limitando suas ideias e seus empreendimentos.

A carta da Libélula sempre indica a necessidade de reavaliar padrões de comportamento que devem ser quebrados para que você possa evoluir.

Ela pode, por exemplo, adverti-lo de que está negligenciando sua aparência a ponto de vestir-se como um espantalho ou de deixar-se engordar em demasia.

Será que você está verdadeiramente se empenhando em obter as mudanças e os progressos que ambiciona para sua vida? Use a energia da Libélula para escapar dos caminhos enganosos e enveredar pela senda da transformação.

Lembre-se de que as coisas jamais são exatamente aquilo que parecem ser e tente perceber de que forma você pode empregar as artes do ilusionismo para resolver seus problemas.


28. LINCE – SEGREDOS

Você conhece
Os profundos segredos
Da magia e dos sonhos
Mas não os revela
A ninguém!
Que eu possa aprender,
Assim como a Esfinge,
A controlar as palavras
Que eu possa aprender,
Assim como o Lince,
A manter o silêncio!

Segundo a tradição, quem deseja desvendar um segredo deve conectar-se a energia do Lince. Entretanto, é muito difícil conseguir que o silencioso Lince comece a falar. Se você acaba de se conectar à poderosa energia de cura do Lince, significa que existe algo que você deveria estar sabendo e ainda não sabe. Significa que você precisa saber algo de importante a respeito de si mesmo ou de alguma pessoa de seu círculo de relações.

O Lince possui a capacidade de mover-se através do tempo e do espaço. Ele consegue mergulhar no Grande Silencio e trazer qualquer mistério à tona, tomando-se, assim, o detentor dos segredos dos sistemas mágicos esquecidos e dos conhecimentos ocultos.

O Lince não é o guardião destes segredos, e sim o detentor destes segredos, o que é bem diferente. O problema é fazer com que o Lince nos revele estes mistérios. Ele prefere sair caçando pássaros ou se divertir jogando areia na sua cara. Depois, se guarda em seu silencio, encobrindo os mistérios…

A energia do Lince é coligada a um tipo muito especial de clarividência. Às pessoas do totem do Lince conseguem vislumbrar imagens mentais sobre os segredos de outras pessoas e são capazes de descobrir tudo o que elas escondem das demais e até mesmo de si próprias.

Elas detectam facilmente os medos, as mentiras e as autoilusões presentes nas mentes alheias. Elas descobrem se alguém tem um tesouro escondido, quando existe algum. São as pessoas que sabem, mas guardam os segredos, jamais revelando-os aos outros.

Se você se esqueceu de onde escondeu seus próprios tesouros, poderá obter esta informação de uma pessoa do totem do Lince, mas a única maneira de persuadi-la a revelar esta informação é respeitando escrupulosamente as práticas e os rituais da tradição desta pessoa.

Assim, se você consultar uma cigana do totem do Lince, deve demonstrar respeito às suas tradições pagando-a em dinheiro após a consulta. Se você consultar um xamã da tribo Choctaw ele irá usar algumas técnicas tradicionais para ajudá-lo, como, por exemplo, tocar em seu plexo solar.

Depois da consulta, você deve oferecer-me um cobertor ou uma certa quantidade de tabaco. Esta é a lei das pessoas do totem do Lince, tal como é praticada – entre outras culturas – pelos índios norte americanos, pelos ciganos, pelos egípcios e pelos sufis.

Se você tirou a carta do Lince, isto significa que segredos virão à tona. Se você pertence ao totem do Lince e possui seus poderes, preste bastante atenção às revelações que receberá, seja sob a forma de imagens mentais, seja uma voz claramente audível em seu ouvido interior, seja sob a forma de presságios. Esteja certo de uma coisa, no entanto: a Mãe Terra está se comunicando com você de alguma forma.

Se o Lince bateu à sua porta, deixe-o entrar. O Irmão ou a Irmã Lince poderá ensiná-lo a desenvolver seus poderes pessoais e a lembrar-se de coisas que você já esqueceu a respeito de si mesmo.

Pode ser que ele o faça descobrir tesouros perdidos ou o coloque em contato com fraternidades na muito esquecidas.

Alguns xamãs acreditam que a grande esfinge do antigo Egito não seja um Leão e sim um Lance. Este Lince não fala muito.

Com seu sorriso enigmático, este grande felino vigia silenciosamente as areias da eternidade.


29. LOBO – O PROFESSOR

Professor, Mestre
Desbravador de caminhos,
Cão lunar de minha alma.
Uivando,
Cantando,
Ensinando a viver.

O Lobo é o desbravador, o precursor de novas ideias. E aquele que sempre retoma ao seu dia para ensinar e compartilhar os conhecimentos adquiridos. O lobo tem apenas uma companheira durante toda a sua vida e possui o espírito fiel como o do Cachorro.

Quando observamos de perto os Lobos, notamos de imediato que eles possuem um grande sentimento de família em relação aos demais membros da alcatéia, sem que isto afete, no entanto, o forte individualismo característico da espécie. Este comportamento faz com que os Lobos se assemelhem muito a nós, os humanos, pois também conjugamos a capacidade de integrar uma sociedade sem que isto afete nossa individualidade ou impeça a existência de nossos sonhos e anseios pessoais.

Na Grande Nação das Estrelas, o Lobo é representado pela Estrela do Cachorro, Sirius, da qual, segundo as antigas tradições, vieram nossos mestres. Para os egípcios do tempo dos faraós, assim como para a tribo africana Dogan na época atual, Sirius é a morada dos Deuses. E uma coincidência impressionante o fato de que os índios norte-americanos também pensassem o mesmo e tenham adotado as pessoas do totem do Lobo como professores.

O Lobo tem os sentidos muito aguçados e tem na lua a sua aliada de poder. À lua simboliza a energia psíquica, e também o inconsciente que guarda os segredos da sabedoria e do conhecimento.

Ao uivar para a lua, o Lobo manifesta seu desejo de entrar em contato com as novas ideias que se ocultam sob a superfície da mente consciente. À magia do Lobo fortalece e estimula o professor que existe dentro de cada um de nós. O totem do Lobo nos estimula a ensinar as crianças da Terra a viver em harmonia e a compreender o Grande Mistério e o sentido da vida. Se você tirou a carta do Lobo, isto é sinal de que está apto a partilhar sua energia de cura pessoal com os demais. Pode ser também que o seu lado intuitivo já tenha uma resposta para solucionar algum impasse que esteja ocorrendo em sua vida neste momento.

A medida que você sentir o Lobo crescendo em seu interior, poderá sentir-se compelido a escrever ou a fazer conferencias sobre temas que possam ajudar os outros a compreender o caráter único de suas próprias personalidades, ajudando-os a encontrar seus caminhos na vida. Isto é muito importante, pois é pela difusão das grandes verdades que a consciência da humanidade será, enfim, transformada e atingira novos níveis.

Pode ser também que o Lobo o esteja aconselhando a procurar um local calmo e isolado no qual possa entrar em contato com o professor que reside em seu íntimo.

Na solidão de um Lugar de Poder, longe dos outros seres humanos, você poderá encontrar seu verdadeiro eu. Caso você não possa se isolar no momento presente, procure pelos ensinamentos sagrados onde quer que você esteja.

Mas lembre-se: o Lobo, o maior mestre da tribo, só poderá vir ensiná-lo se você solicitar sua orientação. É o momento de se abrir para as lições de um verdadeiro mestre.


30. LONTRA – A MAGIA DA MULHER

Tão brincalhona!
Tão coquete.
Banhando-se no rio…
A magia da mulher…
O Sonho Realizado.

A cura da Lontra engloba uma série de lições sobre energia feminina, lições aplicáveis tanto ao homem quanto à mulher, pois todos nós temos um lado feminino e outro masculino em nossa personalidade. A pele da Lontra é frequentemente utilizada para fazer sacolas de talismãs para mulheres de poder, porque simboliza a energia feminina em seu perfeito ponto de equilíbrio.

A Lontra é uma mãe devotada, que é capaz de passar horas brincando com os seus filhotes, fazendo as mais fantásticas acrobacias.

Ela vive na terra, mas sua morada é sempre próxima da água. Os elementos Terra e Água são os elementos femininos por excelência. Como a Lontra se sente em casa em ambos, ela é a personificação da feminilidade: esguia, suave e graciosa. A Lontra é a grande coquete do mundo animal!

A Lontra está sempre em movimento e é bastante curiosa. Ao contrário da maioria dos animais, ela jamais começa uma briga e só reage depois de ser atacada.
Isto porque, com seu espírito alegre e aventureiro, a Lontra considera que todos em volta são seus amigos, até que eles provem o contrário.

Nos velhos tempos, quando ainda imperavam as leis tribais, se uma mulher enviuvava, sua irmã oferecia o próprio marido para ela como amante, para que ela não se tomasse seca e amarga em virtude da impossibilidade de dar vazão aos seus impulsos criadores.

Isto também faz parte da energia de cura da Lontra, pois o ciúme, a inveja e o medo de ser superada ou substituída não existem na mente bem equilibrada da Lontra. Ela está consciente de que todos os bens e todas as energias devem ser compartilhadas com o resto da tribo.

Quando a energia feminina é inteiramente destituída das artimanhas de controle, ela nos propicia uma experiência maravilhosa – a liberdade de amar sem ciúme.

Se você tirou a carta da Lontra, isto significa que talvez esteja precisando reavaliar suas ideias e passar a compartilhar as riquezas de sua vida com os outros. A Lontra pode estar lhe dizendo que você precisa expressar melhor as suas refinadas qualidades femininas, quer você seja homem, quer seja mulher.

Este processo pode incluir a eliminação do ciúme e de todos os atos de raiva que normalmente decorrem deste sentimento negativo. Significa que você tem que controlar seu ego com o olhar vigilante do Falcão, para ser capaz de confiar plenamente nos outros.

Teríamos um mundo no qual todas as pessoas se unem para honrar o direito de cada uma expressar o seu próprio ser em toda a sua plenitude.

Se você hoje se sintonizou com o símbolo da Lontra, isto pode estar indicando que precisa voltar a tornar-se uma criança brincalhona, e simplesmente deixar as coisas acontecerem e se expandirem em sua vida. Talvez seja chegado o momento de abandonar o velho hábito de viver eternamente preocupado com tudo.

A Lontra também nos ensina o desapego aos bens materiais, que possuem o poder de nos deixar presos e amarrados, podendo se transformar num verdadeiro fardo.

Observando cuidadosamente os hábitos da Lontra você pode aprender a se abrir para a felicidade contida no lado mais receptivo de sua natureza. Você tem se dado presentes ultimamente? Tem recebido mensagens durante as suas meditações?

Pois transforme-se numa Lontra e deixe-se conduzir suavemente pelo rio da vida. Deixe-se fluir com as águas do Universo… pois é este o caminho da energia receptiva feminina bem equilibrada. Honre-a! Assim procedendo você irá descobrir o poder da mulher, o poder de cura da energia feminina.