Curso de Fisiologia do Corpo e da Alma
DEFINIÇÕES
Definição de Ácido vs Base, 16 Principais Diferenças, Exemplos
Diferenças entre ácido e base
Inalação vs Exalação – Definição, 15 Diferenças, Exemplos
Definição de inalação
A inalação ou inspiração é uma parte da respiração em que o ar é levado para os pulmões criando pressão negativa pela contração dos músculos respiratórios e do diafragma.
· A inalação é um processo físico vital e autônomo que ocorre sem concisão ou controle. No entanto, a respiração como um processo pode ser controlada ou interrompida até certos limites.
· A inalação é um processo ativo que requer energia.
· Permite a entrada de ar que transporta oxigênio para os pulmões, que é então difundido na corrente sanguínea.
· A inalação resulta em um aumento no volume dos pulmões pela contração de vários músculos respiratórios.
· O espaço entre a parede externa e a parede torácica, chamado espaço pleural, é preenchido com líquido pleural que forma uma vedação dos pulmões da parede torácica.
· Essa vedação permite que a cavidade torácica se expanda, garantindo a expansão dos pulmões.
· No processo de inalação, dois músculos importantes estão em ação; diafragma e músculos intercostais externos.
· O diafragma se achata por contração, estendendo a cavidade torácica para cima. Ao mesmo tempo, os músculos intercostais externos se contraem e os músculos intercostais internos relaxam para elevar as costelas e o esterno, fazendo com que a cavidade torácica se mova para fora.
· Pela contração desses músculos, o volume da cavidade torácica aumenta, e a conexão dos pulmões à cavidade pelo saco pleural acaba por permitir o aumento do volume dos pulmões.
· Com o aumento do volume dos pulmões, a pressão nos pulmões diminui de acordo com a Lei de Boyle.
· Como resultado, a pressão dos pulmões torna-se menor do que a pressão do ambiente externo. Essa diferença de pressão ou gradiente de pressão permite o movimento do ar para os pulmões através da passagem respiratória.
· Durante a inspiração, o ar é aspirado pelo nariz que passa pela passagem nasal, faringe, laringe para chegar à árvore respiratória.
· A árvore respiratória começa com a traqueia que é dividida em vários ramos mais estreitos.
· O ar passa assim por esses ramos e finalmente chega aos alvéolos. A troca de gases ocorre nos alvéolos onde o oxigênio é difundido no sangue presente nos vasos sanguíneos.
· A inspiração forçada é um processo que ocorre durante o exercício que ocorre pela contração de músculos acessórios como escalenos, esternocleidomastóideo, peitoral maior e menor, serrátil anterior e grande dorsal. Todos esses músculos ajudam a aumentar o volume dos pulmões.
Definição de expiração
Exalação ou Expiração é uma parte da respiração onde o ar é retirado dos pulmões pelo relaxamento dos músculos respiratórios.
· A expiração também é um processo físico vital e autônomo que ocorre sem concisão ou controle. No entanto, o processo pode ser controlado ou interrompido até certos limites.
· O principal objetivo da expiração é se livrar do dióxido de carbono que é produzido no corpo pelo processo de respiração celular.
· A expiração resulta em uma diminuição do volume dos pulmões pelo relaxamento de vários músculos respiratórios.
· O mesmo conjunto de músculos está envolvido na expiração e na inspiração, mas o mecanismo de expiração é oposto ao da inspiração.
· O diafragma relaxa de volta à sua posição inicial puxando a cavidade torácica para baixo até sua posição anterior.
· Enquanto isso, os músculos intercostais externos relaxam e os músculos intercostais internos se contraem, fazendo com que as costelas e o esterno caiam para trás, o que puxa a cavidade torácica para dentro.
· O relaxamento desses músculos causa uma diminuição do volume da cavidade torácica e dos pulmões.
· A diminuição do volume causa pressão dentro dos pulmões que é maior do que a do ambiente.
· Como resultado, o ar nos pulmões é retirado através da passagem respiratória.
· O ar nos pulmões vem da difusão do ar dos vasos sanguíneos para os alvéolos após a troca de oxigênio e dióxido de carbono.
· O ar então passa pela árvore respiratória, traqueia e faringe e finalmente passa pela passagem nasal antes de sair do corpo.
· A expiração leva mais tempo do que a inspiração, pois permite uma melhor troca de gases do que a inspiração.
· Como na inalação, o ar que sai dos pulmões não é apenas dióxido de carbono, mas uma mistura de gases com metanol, isopreno e outros álcoois.
· A expiração é um processo passivo que é controlado pelos centros respiratórios na medula oblonga e na ponte.
· A expiração voluntária é um processo ativo que ocorre durante o exercício e é controlado por uma via neurológica mais complexa.
· É controlado pelo mesmo córtex motor no córtex cerebral do cérebro que controla o movimento muscular voluntário.
· Os sinais do córtex controlam os músculos acessórios que estão envolvidos na expiração forçada. Alguns desses músculos incluem abdominal anterolateral, intercostais internos e intercostais mais internos que auxiliam na contração dos pulmões.