Curso de Fisiologia do Corpo e da Alma
GLÂNDULA HIPÓFISE (PARTE 2)
necrose isquêmica é uma condição causada pela hipofunção da hipófise anterior e pela deficiência de hormônios.
· Geralmente, o choque hipotensivo intenso resulta em necrose isquêmica, que pode ser caracterizada por efeitos como estimulação deficiente das glândulas-alvo e deficiência dos respectivos hormônios.
· O efeito geral da condição depende do grau de necrose pituitária e da extensão da deficiência hormonal em diferentes glândulas.
4. Nanismo pituitário
· O nanismo hipofisário é causado pela deficiência do hormônio do crescimento e outros hormônios da hipófise anterior durante a infância.
· O corpo do indivíduo é menor do que o normal, mas o corpo permanece normalmente proporcional. O desenvolvimento cognitivo e comportamental do indivíduo permanece inalterado.
· Se a deficiência for seguida pela deficiência do hormônio gonadotrofina, a puberdade será atrasada, o que afeta a saúde reprodutiva do indivíduo.
· A condição surge devido à deficiência do hormônio estimulante do crescimento do hipotálamo.
5. Síndrome de Frohlich
· A condição é causada devido ao hipopituitarismo caracterizado pela diminuição da liberação de todos os hormônios hipofisários.
· Mas a condição é mais comumente observada com uma deficiência de hormônio do crescimento, hormônio folículo-estimulante e hormônio luteinizante.
· Algumas das características comuns incluem crescimento reduzido, atraso no desenvolvimento sexual e obesidade em mulheres. Alguns indivíduos podem até desenvolver dificuldades de aprendizagem.
· A causa primária da doença está frequentemente associada à formação de tumores na hipófise anterior ou no hipotálamo, mas em muitos casos, a causa é conhecida.
6. Diabetes insípido
· O diabetes insipidus é uma condição rara causada pela hiposecreção do hormônio antidiurético pela hipófise posterior.
· A causa mais comum da condição é a falha dos túbulos renais em responder ao hormônio.
· A deficiência do hormônio resulta na falta de reabsorção de água nos túbulos renais, resultando em urina diluída.
· A condição pode levar à desidratação grave se uma quantidade adequada de água não for tomada para manter o equilíbrio hídrico.
7. Adenoma hipofisário
· Uma das doenças mais comuns associadas à glândula pituitária é um adenoma pituitário. Nessa condição, observam-se tumores na região selar da glândula.
· Os tumores são classificados em microadenomas (tamanho menor que 10 mm) e macroadenomas (tamanho maior que 10 mm).
· Os tumores maiores podem comprimir outros órgãos da área, o que pode criar outras condições graves.
· Estes são principalmente assintomáticos ou apresentam dores de cabeça leves.