Curso de Fisiologia do Corpo e da Alma
GÔNADAS
Gônadas (Ovários e Testículos) – Definição, Estrutura, Hormônios, Funções
O que são gônadas?
Definição de gônadas
As gônadas masculinas e femininas são glândulas endócrinas que produzem hormônios sexuais essenciais para o desenvolvimento dos órgãos reprodutores e o bom funcionamento do processo de reprodução.
· As gônadas secretam o mesmo conjunto de hormônios secretados pelo córtex adrenal na forma de andrógenos. A liberação de hormônios pelas gônadas é regulada pela liberação do hormônio estimulante das gonadotrofinas da glândula pituitária .
· As gônadas masculinas são chamadas de testículos, enquanto as gônadas femininas são chamadas de ovários. Os hormônios sexuais secretados pelas gônadas masculinas e femininas são diferentes, mas desempenham funções mais ou menos semelhantes.
· Há um par de testículos nos homens que secretam o hormônio testosterona como o principal hormônio sexual. O hormônio é responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos, bem como pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias nos homens.
· As gônadas ocorrem na forma de ovários nas mulheres. Existem dois ovários nas mulheres que secretam dois hormônios, estrogênio e progesterona, que são responsáveis por diferentes processos, como ovulação , ciclo menstrual e desenvolvimento de caracteres sexuais secundários nas mulheres.
· A síntese e liberação de hormônios sexuais pelas gônadas são reguladas por dois hormônios secretados pela hipófise; hormônio luteinizante e hormônio folículo-estimulante.
· Esses hormônios também funcionam como hormônios sexuais, ajudando na formação de gametas masculinos e femininos.
Estrutura dos Testes
· Os testículos humanos são compostos por 900 túbulos seminíferos que contêm células que posteriormente se diferenciam e amadurecem em gametas masculinos.
· Existem dois testículos em humanos, cada um do tamanho de uma ameixa, medindo aproximadamente 4 cm de comprimento.
· Os túbulos seminíferos dos testículos são circundados por células endócrinas intersticiais, também conhecidas como células de Leydig. Essas células produzem testosterona, o hormônio sexual mais importante em humanos.
· As células intersticiais de Leydig representam cerca de 20% da massa total nos testículos adultos. As células são quase inexistentes em crianças, mas aumentam em número após a puberdade.
· As células dos testículos sofrem esporulação para formar células formadoras de espermatozóides que, na presença de hormônios como o hormônio luteinizante e o hormônio folículo-estimulante, se desenvolvem em espermatozóides.
Estrutura dos ovários
· Os ovários em humanos ocorrem aos pares e estão presentes na fossa ovariana da parede lateral da pelve.
· Cada ovário é encerrado dentro de uma cápsula e consiste em duas partes; córtex e medula. O córtex é a parte externa do ovário que consiste em tecido fibroso cercado por epitélio germinativo.
· A medula fica no meio do ovário e consiste em vasos sanguíneos, nervos e tecidos conjuntivos.
· O córtex carrega as células epiteliais que circundam o ovário e posteriormente se transformam em gameta feminino após a maturação e diferenciação.
· As células dos ovários secretam o hormônio estrogênio e uma pequena quantidade de testosterona. O hormônio progesterona, por sua vez, é secretado pelo corpo lúteo durante o ciclo menstrual.
Hormônios das Gônadas (Ovários e Testículos)
A seguir estão os hormônios produzidos pelos testículos ou pela gônada masculina;
Testosterona
· A testosterona é o hormônio sexual primário em homens que é secretado pelas células intersticiais das células de Leydig dos testículos.
· A testosterona é o hormônio masculino mais abundante secretado pelos testículos, muitos dos quais são convertidos no hormônio ativo diidrotestosterona quando atingem as células-alvo.
· A testosterona é responsável pelas características sexuais masculinas, que definem o corpo masculino.
· Alguma testosterona é produzida até mesmo durante o estágio fetal, uma vez que os testículos são estimulados pela gonadotrofina coriônica da placenta.
· Embora a testosterona seja um hormônio sexual, também ajuda nas funções gerais do corpo, aumentando a formação de proteínas, o acúmulo muscular, os glóbulos vermelhos e a taxa metabólica basal do corpo.
· A síntese e a liberação de testosterona no corpo são reguladas pelo hormônio liberador de gonadotrofina do hipotálamo, que influencia o hormônio luteinizante e o hormônio folículo-estimulante da glândula pituitária.
A seguir estão os hormônios secretados pelos ovários ou pela gônada feminina;
Estrogênio
· Os estrogênios são secretados em grandes quantidades pelos ovários, embora alguns estrogênios também sejam secretados pelos córtices adrenais.
· Os estrogênios são essenciais para a proliferação e crescimento de células no ovário que determinam as características sexuais secundárias na fêmea.
· Existem três estrogênios que são secretados em quantidades significativas no corpo; β-estradiol, estrona e estriol.
· O β-estradiol é o estrogênio mais sintetizado no ovário, mas alguma quantidade de estrona também é secretada.
Progesterona
· A progesterona é a progestina mais importante produzida pelos ovários. A progesterona funciona principalmente para preparar o útero durante a gravidez e as glândulas mamárias para a lactação.
· Em mulheres não grávidas, a progesterona é secretada em quantidades significativas apenas durante a segunda metade do ciclo ovariano. Neste momento, a progesterona é secretada pelo corpo lúteo.
· Alguma quantidade de progesterona também é secretada pela placenta durante a gravidez por volta do quarto mês de gravidez.
Funções das Gônadas (Ovários e Testículos)
A seguir estão algumas das funções das gônadas;
1. A função mais importante das gônadas é estimular os órgãos reprodutivos para gerar gametas masculinos e femininos que formam a base da reprodução sexual.
2. As gônadas também são responsáveis pelo desenvolvimento de características sexuais secundárias em machos e fêmeas.
3. Os hormônios secretados pelas gônadas são responsáveis por diferentes processos essenciais na vida, como o ciclo menstrual.
4. A progesterona produzida pelos ovários prepara o útero e outros órgãos reprodutivos para a gravidez e o parto.
5. Os hormônios produzidos pelas gônadas ajudam no desenvolvimento geral do corpo, auxiliando no acúmulo de proteínas e no crescimento muscular.