Curso de Fisiologia do Corpo e da Alma

RESPIRAÇÃO

RESPIRAÇÃO

Principais Diferenças (Inalação vs Exalação)

Tipos de Respiração – Definição, 15 Diferenças, Exemplos

Definição de respiração

A respiração é um processo biofísico que envolve a troca de gases através da inspiração e expiração.

·         A respiração também é chamada de ‘respiração externa’, pois é um processo externo de entrada de oxigênio e expulsão de dióxido de carbono através dos órgãos respiratórios.

·         O processo de respiração em todos os vertebrados consiste em uma rede altamente ramificada de tubos que conectam o nariz e os alvéolos.

·         Respiração em ciclos repetitivos onde o número de ciclos respiratórios em um minuto é chamado de respiração ou frequência respiratória.

·         Em condições normais, a frequência e a profundidade da respiração são controladas por vários mecanismos de homeostase para manter a pressão parcial de oxigênio e dióxido de carbono no sangue.

·         O mecanismo da respiração envolve a contração e relaxamento de vários músculos presentes na cavidade torácica, pois os pulmões não são capazes de inflar sozinhos.

·         Em humanos e na maioria dos vertebrados, a inflação dos pulmões é provocada pela contração do diafragma e dos músculos intercostais, fazendo com que a caixa torácica suba para cima e para fora.

·         Durante a inspiração, o ar é aspirado pelo nariz que passa pela passagem nasal, faringe, laringe para chegar à árvore respiratória.

·         A árvore do respirador começa com a traqueia que é dividida em vários ramos mais estreitos. O número de ramos difere com os organismos, pois os humanos têm cerca de 23 ramos, enquanto a árvore respiratória de um camundongo tem até 13 ramos.

·         O ar passa assim por esses ramos e finalmente chega aos alvéolos. A troca de gases ocorre nos alvéolos onde o oxigênio é difundido para o sangue presente nos vasos sanguíneos, e o dióxido de carbono do sangue é difundido para os alvéolos.

·         O dióxido de carbono é então exalado quando o diafragma e outros músculos respiratórios relaxam, fazendo com que os pulmões se contraiam. A expiração é um processo passivo.

·         O ar nos pulmões é então empurrado para cima e para fora, o que faz com que ele passe pela traqueia e pela passagem nasal de volta à atmosfera.

·         A respiração é um processo voluntário e, portanto, requer energia. A falta de energia pode resultar em dificuldade para respirar.

Definição de respiração

A respiração é um processo bioquímico para liberar energia a partir de compostos orgânicos que são então utilizados para a realização de diferentes atividades físicas.

·         A respiração também é chamada de ‘respiração interna’, pois é um processo interno de quebrar compostos orgânicos complexos em dióxido de carbono e água enquanto libera energia.

·         A respiração, ao contrário da respiração, ocorre em todos os organismos vivos.

·         É um processo involuntário que ocorre automaticamente se todos os reagentes para as reações estiverem disponíveis.

·         A respiração ocorre nas mitocôndrias de todas as células do corpo.

·         A respiração é um processo metabólico onde a glicose é oxidada na presença de oxigênio para formar dióxido de carbono e água.

·         A respiração pode ocorrer na presença de oxigênio ou na sua ausência. A respiração na presença de oxigênio é aeróbica, enquanto a respiração na ausência de oxigênio é anaeróbica.

·         As reações envolvidas na respiração celular são reações catabólicas que quebram compostos complexos em simples.

·         O processo de respiração é dependente de várias enzimas que catalisam diferentes etapas na via metabólica. Essas enzimas regulam a velocidade e a direção dessas reações.

·         Essas enzimas estão presentes na membrana mitocondrial interna e externa ou no citoplasma. As enzimas para a glicólise estão presentes no citoplasma, mas as enzimas para os ciclos de Kreb estão presentes na membrana mitocondrial interna.

·         A respiração celular ocorre através de uma série de ciclos como glicólise , ciclo de Kreb e cadeia de transporte de elétrons. Todas essas reações juntas resultam em uma grande quantidade de energia e oxidação de compostos orgânicos.

·         Os nutrientes que são comumente usados ​​pelos organismos durante a respiração são carboidratos, aminoácidos e ácidos graxos. O agente oxidante mais comum é o oxigênio molecular, embora outros produtos químicos como enxofre e nitrogênio também possam ser usados.

·         Embora a respiração esteja principalmente associada à liberação de dióxido de carbono, outras formas de respiração, como a fermentação, também são igualmente importantes.

·         A fermentação constitui a base da formação do álcool. Da mesma forma, outros processos de respiração anaeróbica, como fermentação láctica e fermentação de ácido propiônico, são essenciais para a produção de queijo e outros produtos lácteos.

·         A respiração é um processo metabólico importante, pois é principalmente um processo passivo, resultando em um grande número de ATPs.

Principais diferenças (respiração vs respiração)