
Florais de Bach- Preparação dos Florais
PREPARAÇÃO DOS FLORAIS
FARMACOTÉCNICA DOS FLORAIS DE BACH
A HERANÇA DO BACH CENTRE
O Dr. Bach ensinou seus assistentes Nora Weeks e Victor Bullen tudo que precisavam saber sobre as plantas por ele utilizadas e também lhes ensinou como preparar os remédios. Nora e Victor, por sua vez, ensinaram John Ramsell e Nickie Murray.
Quando Nickie se aposentou do Bach Centre, John ensinou sua filha Judy Ramsell Howard a arte de preparar as essências mãe.
Judy é a atual diretora do Centro. Em conjunto, ela e seu marido Keith têm cinquenta anos de experiência na preparação de remédios.
O Centro sempre esteve envolvido na preparação de tinturas mãe. Isso se prolonga e se mantém nos dias de hoje em nosso trabalho como professores, apesar de não estarmos mais diretamente envolvidos na comercialização dos remédios.

Como são feitos os remédios – Preparando tinturas mãe
Existem dois métodos utilizados para preparar os remédios. A maioria das flores delicadas é preparada através do método solar. Trata-se de manter as sumidades floridas flutuando em água pura e expostas diretamente ao sol durante três horas.
As plantas mais lenhosas e aquelas que geralmente florescem quando o sol está menos forte são preparadas pelo método de fervura. Ou seja, colocam-se as inflorescências da planta para ferver em água durante meia hora.
Em ambos os casos, após o calor transferir a energia das flores para a água, a água energizada é misturada com uma quantidade igual de brandy. A mistura resultante é chamada de tintura mãe.
As tinturas mãe são posteriormente diluídas em brandy (numa proporção de duas gotas de remédio para 30 ml de brandy), dando origem aos frascos de florais, conhecidos como remédios de estoque, que são encontrados à venda nas lojas.
A preparação de remédios florais hoje
Até 1991, o Bach Centre preparava, diluía e engarrafava seus próprios remédios em Mount Vernon e os enviava para lojas de todo o mundo.
Porém, à medida que a procura mundial cresceu, o Centro não conseguiu continuar atendendo a essa demanda. Por essa razão, entre 1991 e 1993, decidiu vender seu negócio de produção de remédios para a Nelsons, uma pequena empresa familiar. Isso deixou o Bach Centre livre para se concentrar no ensino e em seu trabalho.
Hoje em dia, há várias companhias produzindo os 38 remédios. Todo remédio, quando convenientemente preparado, funcionará tão bem quanto qualquer outro. Por isso, escolha a marca em que você sentir maior confiança.
No Centro, há a gama Nelsons, pois ela é produzida com plantas locais, muitas das quais crescem aqui mesmo, no jardim do Bach Centre. O criador de remédios da Nelsons foi ensinado por Judy e Keith e utiliza vários locais de coleta identificados e utilizados pelo próprio Dr. Bach nos anos 30.
As tinturas mãe são feitas à mão e em pequenas quantidades. Visite o Centro numa manhã ensolarada, na primavera ou no verão, e você verá provavelmente as taças de vidro ao sol, preparando futuros remédios florais.
Como tomar remédios florais
Os remédios florais podem ser tomados de diferentes formas. As indicações a seguir foram desenhadas para serem fáceis de lembrar. Tomar doses maiores não tem um efeito mais intenso, porém, se você está passando por uma crise, pode sempre tomar doses mais frequentes para ajudá-lo a superar esse momento de crise.
O método do ‘copo d’água’
No caso de estados de humor temporários ou problemas passageiros, coloque duas gotas de cada floral selecionado em um copo d’água. Vá bebendo em pequenos goles até que se sinta aliviado. Se estiver utilizando a fórmula de emergência pré-preparada, coloque quatro gotas no copo de água em vez de duas.
Esse método pode também ser utilizado para problemas mais prolongados. Nesse caso, o conteúdo do copo deve ser bebido em pequenos e espaçados goles ao longo do dia – pelo menos 4 vezes. Mantenha o copo na geladeira ou faça um novo preparado a cada dia.
Frascos de tratamento
Para problemas mais crônicos, recomendamos preparar frascos de tratamento, pois é o modo mais barato de utilizá-los e fará seu precioso kit de remédios de estoque durar mais tempo.
Simplesmente:
- Arranje um frasco conta-gotas de 30 ml (procure, por exemplo, numa farmácia local)
- Junte 2 gotas de cada remédio selecionado no frasco (e/ou quatro gotas da fórmula de emergência pré-preparada)
- Encha o frasco conta-gotas com água engarrafada de nascente
- Desse frasco, tome 4 gotas, pelo menos 4 vezes ao dia
Os frascos de tratamento durarão de duas a três semanas se você os guardar em um lugar fresco, como na geladeira. Caso isso não seja possível, caso viva em um lugar quente ou ande levando no bolso o seu frasco de remédio, adicione uma colher de chá de brandy antes de encher o frasco com água. Isso ajudará a água a se manter salubre. Se você não quiser usar brandy, utilize antes vinagre de cidra ou glicerina.
Uso direto na língua
Você também pode usar os remédios puros, sem diluí-los. Esta é a forma mais cara de tomar os remédios e também aquela com o sabor mais intenso de brandy (a menos que você esteja usando um remédio de estoque em glicerina), por isso é a menos recomendada, mas igualmente efetiva.
Para facilitar a memorização, tome sempre o mesmo número de gotas, quer esteja tomando o floral puro do frasco de remédio de estoque direto na língua, quer esteja misturando florais em um frasco conta-gotas, ou tomando os remédios em um copo de água: sempre duas gotas. Se estiver tomando a fórmula de emergência pré-preparada, a dose é de quatro gotas, seja direto na língua, em um copo de água ou em um preparado em frasco conta-gotas.
Em qualquer um dos casos, repita, se necessário — no que diz respeito aos tratamentos a longo prazo — pelo menos quatro vezes ao dia.

Qual a diferença entre os florais de Bach e os outros florais?
Existem diferenças no preparo das essências florais. Os florais de Bach foram os primeiros a serem descobertos. Hoje, na Inglaterra, existem vários produtores de Florais de Bach, dos quais três são comercializados no Brasil. Outros pesquisadores vieram após o Dr. Edward Bach e pesquisaram a flora de seus respectivos países.
Vários deles são pesquisadores respeitados, seus sistemas florais são largamente utilizados e dão ótimos resultados. Naturalmente, como em toda área do saber, existem pesquisas boas e ruins, florais de ótima e péssima qualidade. Se você tiver alguma dúvida quanto à qualidade das essências que está tomando, procure informar-se com um terapeuta floral de sua confiança.
Os florais são somente feitos com as flores e não com outra parte da planta?
As essências florais fazem parte de um grupo mais amplo chamado essências vibracionais. As essências vibracionais podem ser feitas de outros elementos que não as flores (a essência floral Rock Water, por exemplo, não é produzida a partir de flores e, sim, da água de uma fonte). As flores, porém, possuem características que lhes são próprias e que tornam suas essências especialmente poderosas. A flor é o momento da perpetuação da vida na planta.
Ou seja, a flor é o resultado do “desejo” da planta em continuar sua espécie, é o momento da concepção, é um momento de doação e de abertura para o mundo. A flor possui energias poderosíssimas que são fruto do preparo e da entrega da planta para o fenômeno maravilhoso que é a criação de uma nova vida. A flor é, portanto, um momento especialíssimo no qual existe uma enorme concentração de energia vital. Mas a flor não é somente o momento de perpetuação da espécie, é também o momento de evolução da espécie.
É um momento onde forças poderosas de transformação, evolução e aprendizado estão atuantes. Essas forças irão facilitar o processo de transformação do próprio ser humano. Concluindo: as flores são uma “explosão” de energia vital, onde existem forças evolutivas, de transformação e aprendizado fortemente atuantes.
Além de tomar uma fórmula individual, existe outra forma de usar as essências florais?
Sim. Em uso tópico, as essências florais são misturadas em cremes (como o creme de Bach), em emplastos ou pingadas diretamente sobre a pele. Em uso ambiental, para harmonizar o ambiente, pode-se usá-las em sprays ou aspersão. Pode-se também colocar as essências em travesseiros, roupas de cama, etc. Elas podem ser utilizadas colocando-se de cinco a sete gotas em um borrifador de plantas e borrifando o ambiente ou nosso próprio corpo.
As essências florais têm sido utilizadas dessa forma com muito sucesso junto a presidiários. Elas podem ser utilizadas colocando-se algumas gotas na água do banho, borrifando as roupas antes de passá-las ou seu travesseiro antes de dormir. A lista pode ser tão grande quanto a sua imaginação. O importante é lembrar-se de que são essências vibracionais e que nos cercar delas, seja usando-as interna ou externamente, é a melhor forma de experimentar seus efeitos.
Posso utilizar as essências florais enquanto estou tomando algum outro tipo de remédio ou enquanto estou fazendo outro tipo de tratamento?
Sim. As essências florais podem ser utilizadas em si mesmas ou associadas a outras terapias para fortalecer o processo de cura. As essências florais não influem negativamente em nenhum tipo de tratamento, seja alopático, homeopático e/ou fitoterápico. E também não são influenciadas negativamente por esses outros tratamentos.
Elas não criam dependência química. Elas têm sido utilizadas com muito sucesso por terapeutas florais, médicos naturopatas, massoterapeutas, psicólogos, médicos, veterinários e outros profissionais da saúde. As essências podem ser um instrumento muito eficaz nas mãos de um profissional experiente para aumentar a percepção consciente, facilitar a cura e criar harmonia.
Quais profissionais podem aplicar a terapia floral?
Por enquanto, não existe nenhuma lei regulamentando a profissão; qualquer um pode ser terapeuta floral. Por isso, é importante você procurar saber qual é o preparo e a formação da pessoa com quem está se tratando. Hoje, existem cursos sérios de Terapia Floral que dão uma boa formação ao profissional.
Qual a diferença entre essências florais e homeopatia?
O que há em comum é o fato de os dois tratamentos utilizarem essências vibracionais. A semelhança termina aí. A homeopatia tem como princípio básico que semelhante cura semelhante, ou seja, que a mesma substância que trouxe a doença pode curar a pessoa doente com doses hiperdiluídas dessa mesma substância.
Já o Dr. Bach considerava que os opostos se curam, ou seja, para curar o ódio, eu preciso do amor; para curar a tristeza, eu preciso da alegria e assim por diante. As essências florais são do reino vegetal; os remédios homeopáticos trabalham com os 3 reinos: vegetal, animal e mineral. As essências florais são especialistas em cuidar do emocional das pessoas; já a homeopatia cura o físico, mental e emocional. Os remédios homeopáticos têm várias dinamizações; já as essências florais têm uma única dinamização para atingir o corpo emocional da pessoa.
Qual a função do álcool nas essências florais? Existe alguma forma de substituí-lo?
Normalmente, dentro de cada frasco de floral, existe 30% de Brandy (conhaque de uva). Isso significa menos que meia gota de álcool numa dose (em 4 gotas de floral). A função do álcool contido nesta bebida alcoólica é a de não permitir o desenvolvimento de microorganismos prejudiciais à saúde.
Pode-se diminuir a quantidade de brandy, mas o tempo de validade também diminuirá. Geralmente, diminui-se a quantidade ou até retira-se completamente o álcool quando está se prescrevendo para bebês e pessoas com sensibilidade ao álcool (como pessoas com gastrite ou úlcera). O frasco sem álcool deve ser guardado no fundo da geladeira (numa caixinha de isopor). Para os alcoólatras ou para aqueles que não querem tomar o álcool, pode-se substituí-lo por vinagre de maçã natural (a 10%).
Este é pouco utilizado, principalmente pelo gosto ácido. É importante você ter em mente que a quantidade de álcool ingerida, diariamente, quando faz a terapia floral, é diminuta (menos de meia gota de álcool por dose ingerida). Para não ter dúvidas, você pode diluir as gotas de floral em um copo com água (deixar por 5 minutos) e o álcool se evaporará. Também poderá colocá-las no chá, café quente, em sucos, leite, etc. Uma maneira alternativa é friccioná-las diretamente na pele ou adicionar de cinco a sete gotas a um borrifador de plantas com água, borrifando-as em si mesmo ou em seu ambiente.
Qual o número máximo de essências que podem ser misturadas num mesmo frasco?
Nas essências Florais de Bach, o terapeuta pode receitar até seis essências num mesmo frasco (podendo chegar a oito, em casos excepcionais). Em outros Kits de essências, este número varia.
Quantas gotas e quantas vezes ao dia devo tomar as essências?
A dosagem padrão é de quatro gotas, quatro vezes ao dia (ao acordar, antes do almoço, pelas 17 horas e antes de dormir). Quando esquecer de tomar a dose, tome-a na hora que lembrar. As doses podem ser mudadas de acordo com a necessidade do paciente.
Nas crises, pode-se administrar quatro gotas de cinco em cinco minutos e ir espaçando o tempo conforme o paciente for se equilibrando emocionalmente. Em casos emergenciais, pode-se colocar 4 gotas num copo com água, suco, chá, leite, etc, e ir tomando de 5 em 5 minutos até os sintomas emocionais equilibrarem.
Quais os tipos de doenças a terapia floral pode curar?
A terapia floral não cura doenças. Ela trata do equilíbrio emocional das pessoas, e isso faz com que as pessoas tenham menos doenças porque estão equilibradas emocionalmente. Por exemplo: uma úlcera pode surgir de uma gastrite; a gastrite pode surgir de uma raiva – se tratarmos da raiva, vamos trazer equilíbrio emocional ao paciente e, provavelmente, isso o ajudará no tratamento da sua úlcera. Sempre consulte um médico quando tiver uma doença. Não deixe seu tratamento médico para realizar somente a terapia floral.
A terapia floral é comprovada cientificamente?
Sim. A física quântica está comprovando os efeitos das essências florais, mas ainda há um caminho grande a ser percorrido. A ciência ainda não tem aparelhos que possam “medir” as essências vibracionais. As essências florais de Bach surgiram nos anos 30 e já existem vários estudos acadêmicos tratando do tema, porém, esse é um processo que demora muitos anos.
Por outro lado, a terapia floral está sendo avaliada empiricamente a cada dia. Ou seja, as milhões de pessoas em todo o mundo que estão tomando as essências florais e que estão sendo ajudadas por elas são o melhor aval que a terapia floral pode ter. Outra prova cabal e irrefutável é o excelente resultado obtido com os animais selvagens e domésticos.
Quais são os efeitos colaterais que podem ocorrer quando se toma as essências florais?
Não existem efeitos colaterais no tratamento com as essências florais. Em 20% dos casos tratados, pode ocorrer o que chamamos de “crise da consciência”, ou seja, valores emocionais que estão mal trabalhados ou “adormecidos” poderão emergir. A crise geralmente dura de 2 a 3 dias. Daí a necessidade de um bom terapeuta floral para acompanhar o seu paciente. Caso você esteja sentindo alguma reação que considere significativa, procure entrar em contato com o profissional que fez a receita das essências. Caso esteja fazendo automedicação, procure um terapeuta floral qualificado para orientá-lo.
Quanto tempo demora para sentir os efeitos positivos do tratamento?
As essências florais começam a atuar imediatamente após serem tomadas. O tempo para a percepção dos efeitos benéficos das essências pode variar enormemente de um caso para o outro. De zero a quinze dias, você começa a notar algumas mudanças (apesar de, na imensa maioria das vezes, poucos dias já serem o suficiente). Se em um mês você não sentir os efeitos do tratamento, é melhor fazer uma reavaliação com seu terapeuta. Note que a reação ao tratamento é muito variável. Algumas pessoas apresentam “pioras” iniciais (que chamamos de “crise da consciência”, que dura de dois a três dias), outros não conseguem perceber sua mudança interior, outros ficam com medo da mudança e procuram maneiras de fugir desse medo, etc.
Quais cuidados devo tomar para conservar as essências florais sem estragá-las?
O melhor modo de conservá-las é guardando-as em lugares secos, frescos e longe de aparelhos como computador, celulares, forno de micro-ondas e televisão. Evite deixá-las ao sol, perto do forno quente ou de qualquer coisa que vá esquentá-las. Quando for tomar suas gotas diárias, procure evitar o contato da cânula com qualquer parte do seu corpo: boca (a saliva pode aglutinar a solução), braços ou mãos. Depois de tomar as gotinhas, feche imediatamente o frasco. Uma boa proteção para as suas essências florais é o uso do nosso Potencializador de Florais.
Pode-se misturar essências florais de sistemas diferentes (ex: florais da Califórnia com florais do Alasca) numa mesma receita?
Depende de cada sistema. No sistema das essências florais de Bach, não se misturam as essências com outros sistemas.
Quais as essências florais que devo usar para ficar calmo e tranquilo?
As essências florais não tratam diretamente a doença, e sim, a pessoa como um todo. Portanto, para saber qual a essência recomendada para você superar o seu problema, é preciso saber qual a lição de vida que você precisa aprender. Sabendo qual é esta lição, é possível prescrever a essência floral que irá ajudá-lo a realizar esse aprendizado. Para duas pessoas que têm a mesma doença, é provável que os florais recomendados sejam diferentes, porque elas possuem personalidades e experiências de vida diferentes. Exemplo: uma pessoa pode ficar estressada porque está constantemente com medo e receio; outra pessoa pode ficar estressada porque se desgasta com a necessidade interior de dominar e mandar em todos os que estão à sua volta.
Sendo os florais uma energia vibracional, acho que, se todos os fatores forem levados em conta, não seria mais interessante usar um sistema floral que fosse do lugar de onde você vive (país, cidade)? Isso não seria mais interessante? Não se teria um efeito terapêutico mais rápido, mais duradouro e preciso? As emoções são universais; elas não têm tempo e espaço. Os egípcios sentiam o mesmo amor que nós sentimos hoje. Portanto, o importante é verificar a seriedade de cada sistema floral, os seus estudos, bibliografia, etc. Deus criou em todo o mundo uma diversidade muito grande de plantas que podem e devem ser utilizadas por todas as pessoas. Imagine quantas plantas com poder de cura ainda serão descobertas na floresta Amazônica. É uma riqueza incalculável que deve ser estudada. Assim também é com as essências florais: cada região do globo pode colaborar com ótimas essências que serão mais adequadas a um caso específico.
Por quanto tempo se deve usar os florais? Os resultados obtidos são permanentes ou dependem de continuar a usá-los?
Na terapia floral, tratamos os desequilíbrios emocionais. Não tratamos a doença em si, mas as condições interiores que produziram a doença. Quando a pessoa supera essas causas reais, a doença tende a acabar. Portanto, as essências florais devem ser utilizadas para uma auto-transformação pessoal: a busca de maior consciência de sua vida. O tempo de uso dos florais deve ser o tempo necessário para que haja essa transformação pessoal. O tratamento de um estado agudo, geralmente, leva 3 meses. Para os estados crônicos, é necessário, aproximadamente, de 6 a 8 meses. As consultas são semanais. Conforme o paciente encontra o seu equilíbrio emocional, elas passam a ocorrer a cada 15 ou 21 dias. Quando há uma transformação que elimine a causa real do problema, o resultado tende a ser permanente. Existem limites, é claro. Determinados desequilíbrios emocionais podem possuir um caráter de provação.
Onde posso mandar manipular a minha receita floral?
A sua receita pode ser manipulada numa farmácia homeopática e/ou de manipulação. Para não perder tempo, telefone antes e pergunte se a farmácia trabalha com as essências florais indicadas para você.
Quando foram descobertas as essências florais?
As essências florais são um conhecimento milenar proveniente das antigas civilizações do Extremo Oriente, dos índios das Américas e dos aborígines da Austrália, sendo conhecida também em culturas como a dos egípcios, malaios e africanos, os quais já se utilizavam das flores para tratar os desequilíbrios emocionais. Embora o folclore europeu registre fatos que comprovem a energia curativa das flores desde a Idade Média, o dado mais preciso foi registrado no séc. XVI, quando Paracelsus, um grande curador da época, recolheu orvalho das flores para tratar os desequilíbrios emocionais de seus pacientes. A Terapia Floral, no nível que se apresenta hoje, foi resgatada pelo médico inglês homeopata Dr. Edward Bach, na década de 30, espalhando-se posteriormente para todos os continentes.
A Terapia Floral está associada a alguma religião ou crença?
Não, sua ação não depende de qualquer crença, fato este comprovado por pesquisas que têm demonstrado a eficácia deste tratamento na estabilização das emoções e, consequentemente, no fortalecimento do sistema imunológico. Experiências realizadas com plantas e animais têm descartado seu efeito placebo.
As essências florais fazem bem para a gravidez? O brandy de uvas não atrapalha?
Sim, e com resultados muito positivos, dando à mulher grávida maior equilíbrio emocional. Caso o médico não ache interessante o brandy de uvas, a essência floral pode ser elaborada com vinagre de maçã natural (a 10%). As essências florais são indicadas na gravidez (inclusive ajudam o feto no seu desenvolvimento) e para as crianças de 0 a 99 anos.
Se a pessoa estiver fazendo tratamento médico, poderá tomar uma essência floral?
Sim, qualquer pessoa pode fazer a utilização das essências, mesmo que esteja fazendo tratamento alopático, homeopático ou qualquer outro tipo de acompanhamento. Podemos inclusive notar uma sensível melhora, pois os florais funcionam como tratamento complementar. Alertamos que o tratamento com essências florais não substitui os cuidados médicos, e se a pessoa estiver em tratamento, deverá dar continuidade ao mesmo.

Composição e Preparação
As Essências Florais de Bach Original são preparadas a partir de flores, arbustos ou árvores silvestres. A sua manipulação obedece aos rígidos padrões determinados por este Centro. O floral é composto de água mineral, brandy de uvas (conhaque) e essências Florais de Bach Originais — de uma a seis essências no mesmo frasco — podendo, raramente, chegar a oito essências.
O brandy (envasado em tonéis de carvalho) serve de conservante para a solução, o que significa aproximadamente menos de meia gota de álcool para cada dose tomada. Outro conservante muito usado (quando a pessoa não pode e/ou não quer tomar essências florais com brandy de uvas) é o vinagre de maçã natural.
Estágios da Preparação das Essências Florais
Preparação da essência mãe (não se deve utilizar o termo “tintura”, pois este se aplica apenas ao preparo de fitoterápicos. A essência mãe dos florais não contém princípios ativos como a tintura mãe da fitoterapia).
- Preparação do Frasco de Estoque (kit das essências florais).
- Preparação do Frasco Diluído.
Preparação da Essência Mãe
Colheita das Flores
- São utilizadas as mesmas plantas que o Dr. Bach usaria na Inglaterra.
- As flores são colhidas por volta das oito horas da manhã.
- São flores de várias árvores do mesmo tipo.
- Usa-se uma folha para colher a flor (para não haver contato com as mãos).
- Após a colheita, utiliza-se o método solar ou de fervura para a extração da essência mãe.
Método Solar
Vinte espécies de flores que florescem na primavera e verão são preparadas por método solar: Agrimony, Centaury, Cerato, Chicory, Clematis, Gentian, Gorse, Heather, Impatiens, Mimulus, Oak, Olive, Rock Rose, Scleranthus, Wild Oat, Vervain, Vine, Water Violet, White Chestnut e Rock Water (água pura de nascente).

As flores são colocadas numa cuba de cristal, adicionando-se água da fonte até que as cubra. A cuba deve ficar próxima à planta, e o sol deve incidir diretamente sobre as flores durante aproximadamente 3 horas. O dia deve estar completamente claro, sem nenhuma nuvem, pois o sol não pode ser coberto em nenhum momento.
Método de Fervura
São preparados, através do método de fervura, os brotos de árvores, arbustos, plantas e flores de dezoito espécies que florescem no outono e inverno: Cherry Plum, Elm, Aspen, Beech, Chestnut Bud, Hornbeam, Larch, Walnut, Star of Bethlehem, Holly, Crab Apple, Willow, Pine, Mustard, Red Chestnut, Honeysuckle, Sweet Chestnut, Wild Rose.

As flores são colocadas numa panela de inox, vidro ou ágata, e, depois, são cobertas com água da fonte e fervidas por trinta minutos. Apaga-se o fogo e deixa-se esfriar perto da planta.
Em ambos os casos, após esses procedimentos, a água é coada e colocada numa garrafa com 50% de brandy de uvas e 50% da solução coada. Está feita a essência mãe.
Preparação do Frasco de Estoque
A preparação consiste na adição de brandy de uvas (equivalente a duzentas e quarenta partes iguais à da tintura mãe), dando origem aos chamados frascos de estoque, com validade de cinco anos.
Preparação do Frasco Diluído
O frasco diluído contém 70% de água mineral, 30% de brandy de uvas (conhaque envasado em tonéis de carvalho) em estações quentes, e 80% de água mineral, 20% de brandy de uvas (conhaque envasado em tonéis de carvalho) em estações mais amenas, e duas gotas do frasco de estoque de cada essência floral para 30ml e quatro gotas para 60ml (no caso do Rescue Remedy, são necessárias quatro gotas).
Pode-se utilizar o vinagre de maçã natural a 15% na solução com água mineral para pacientes com intolerância ao álcool ou pacientes com diabetes. Há também outro conservante, muito utilizado para crianças, a glicerina, que deverá ser usada a 5% na solução de água. O frasco pode ser de 30ml ou 60ml, de vidro esterilizado, de cor âmbar, com bulbo de látex e cânula de vidro.
OBS: Quando utilizar o conservante de glicerina, é recomendado fazer a fórmula de 30ml.
Há usuários que tomam, a partir deste frasco, a diluição de quatro a sete gotas, quatro vezes ao dia; na Inglaterra, é comum diluir antes e usar apenas 2 gotas num copo com água, tomando durante o dia.
Posologia, Conservação, Validade e Contraindicações
O efeito da essência não depende da quantidade de gotas tomadas a cada vez, mas da frequência com que são tomadas ao longo do dia; assim, alguns profissionais recomendam tomar quatro gotas quatro vezes ao dia (ao acordar, antes do almoço, pelas 17 horas e antes de dormir), podendo-se aumentar ou diminuir a dosagem conforme a necessidade ou indicação do profissional responsável. No entanto, alguns profissionais afirmam que se pode tomar o remédio na hora que se lembrar (caso se esqueça de tomá-lo no momento indicado), mas não devem ser tomadas doses acumulativas (por exemplo: oito gotas por vez).
O uso pode ser sublingual (debaixo da língua) para uma absorção mais rápida. De vez em quando, pode-se bater o frasco contra a palma da mão (mais ou menos dez vezes) antes de usá-lo. Para se obter o efeito pleno, as gotas devem conservar-se na boca por um momento antes de engoli-las. É preciso tomar cuidado para não deixar o conta-gotas entrar em contato com a língua, pois as enzimas digestivas podem transferir-se da língua para a mistura no frasco. Isso afetaria o gosto, embora não afetasse a eficácia do remédio.
Manter o frasco bem fechado e o remédio longe do calor, luz, umidade e aromas. Deixar longe de radiações e aparelhos elétricos (TV, equipamento de som, celular, computador, ar condicionado, etc.).

Por ser um produto natural e devido às condições climáticas de países com clima mais quente, a validade do floral é, geralmente, de trinta dias (ver data de validade no rótulo). Em países de clima mais frio, a validade pode chegar até noventa dias.
As essências florais podem ser administradas juntamente com os remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos, desde que não haja contraindicação específica. Os preparados com conhaque, por exemplo, não devem ser utilizados por alcoólatras ou por portadores de doenças do fígado. Nestes casos, as essências podem ser preparadas com vinagre de maçã natural.
Críticas contra as essências florais
As essências florais não são reconhecidas pela comunidade médica internacional como uma forma de tratamento médico convencional, e nem os seus cursos ministram esta matéria.
A utilização dos mesmos extratos, após sofridas ultradiluições semelhantes às praticadas pela homeopatia, eventualmente elimina todo o princípio ativo que compõe esses extratos, sobrando assim apenas o solvente, que, no caso dos Florais de Bach, são geralmente o conhaque ou o vinagre de maçã.
Nenhum estudo científico convencional, até o momento, demonstrou com exatidão que as essências florais apresentem qualquer eficácia além da esperada pelo efeito placebo. A análise dos poucos estudos realizados sobre a questão demonstra que os poucos que apresentaram resultados positivos apresentavam falhas metodológicas sérias, como a ausência de grupo controle e vieses de seleção, não servindo, portanto, como evidências científicas favoráveis à terapia. Estudos metodologicamente adequados, comparando essências florais com placebo, não encontraram qualquer diferença em eficácia.
Argumentos a favor das essências florais
Muito se diz sobre os florais, porém, para quem não conhece, pode confundir-se no que tange à região de atuação do floral. Supostamente, os florais atuam na região que tange o emocional. Os seus defensores argumentam que um remédio antidepressivo, por exemplo, não age na causa da depressão, e sim nos sintomas que a depressão produz.
Defensores dos florais argumentam que remédios curam doenças físicas, enquanto os florais restabelecem os arranjos emocionais.
O floral age em pontos como na origem emocional do medo, na origem emocional da ansiedade, na origem emocional da insegurança, entre outros desarranjos emocionais.
Existem estudos científicos sobre a eficácia dos florais, como por exemplo o artigo científico “Avaliação dos efeitos centrais dos florais de Bach em camundongos através de modelos farmacológicos específicos”, da Revista Brasileira de Farmacognosia, 2006, vol.16, n.3. A maioria dos estudos, entretanto, demonstra a falta de evidências acerca de sua eficácia.
Estágios para preparação de florais
- Tintura mãe.
- Frasco estoque (kit).
- Frasco de uso.
Preparação:
- Método solar – flores que florescem na primavera e verão.
- Método de fervura – brotos de árvores, arbustos, plantas e flores.
Colheita das flores:
- Checar com a ilustração botânica.
- Colher cerca de 8 horas da manhã.
- Flores de várias árvores do mesmo tipo.
- Usar uma folha para colher a flor.
Preparação da tintura mãe:
- Método solar: Colocar um recipiente com as flores, encher de água da fonte até cobri-las e deixar o sol incidir diretamente sobre as flores durante 3 horas. O dia tem que estar totalmente claro, sem nenhuma nuvem, pois o sol não pode ser coberto nem por um momento.
- Método da fervura: Colocar um tacho ou panela (inox) com as flores dentro, cobrir com água da fonte, ferver por 30 minutos, apagar o fogo e deixar esfriar. Em ambos os casos, após esses procedimentos, a água é coada e colocada numa garrafa cheia até a metade de brandy.
Método solar: OAK, GORSE, WHITE CHESTNUT, WATER VIOLET, MIMULUS, AGRIMONY, ROCK ROSE, CENTAURY, SCHLERANTHUS, WILD OAT, IMPATIENS, CHICORY, VERVAIN, CLEMATIS, HEATHER, CERATO, GENSIAN, OLIVE, VINE, ROCK WATER.
Método de fervura: CHERRY PLUM, ELM, ASPEN, BEECH, CHESTNUT BUD, HORN BEAN, LARCH, WALNUT, STAR OF BETHLEHEM, HOLLY, CRAB APPLE, WILLOW, PINE, MUSTARD, RED CHESTNUT, HONEYSUCKLE, SWEET CHESTNUT, WILD ROSE.
Preparação do frasco de estoque (kit):
Coloca-se duas gotas da tintura mãe num vidro de 30 ml cheio de brandy.
Preparação do frasco de uso:
Esteriliza-se o frasco de 30 ml fervendo-o por 30 minutos, em local escuro, e com conta-gotas, coloca-se brandy até 30% do frasco (no caso de alcoólatras, vinagre de maçã ou álcool de cereais 20%). Vira-se o frasco, sacode-o e coloca-se 2 gotas de cada floral (no máximo 6 (seis)) no frasco. Depois, sacode-se o frasco e completa-se o resto com água mineral sem gás. Depois, com o vidro pronto, datar, colocar a validade (30 dias), o nome do paciente e os florais contidos.
Ex: 22/jan/92
Validade: 30 dias
Leonardo A. F.
MIMULUS, OAK
OBS: Quanto menos florais, melhor podemos avaliar o paciente. Preservar o kit na geladeira. Antes de tomar, dar umas sacudidas.
Preparação do Rescue Remedy:
Frasco de estoque (kit): Colocar 2 gotas de cada floral componente do RESCUE.
Frasco de uso: Colocar 4 gotas do RESCUE REMEDY do kit.
Em caso de emergência: Colocar um copo cheio de água (se possível mineral) com 3 gotas do RESCUE (do kit) e fazer o paciente tomar em goles pequenos em intervalos regulares (15 em 15 minutos, depois 30 em 30 minutos, até acalmá-lo). Se o paciente estiver inconsciente, molhar a boca, o pulso e atrás da orelha. Em caso de receitá-lo normalmente, o paciente deve tomá-lo 4 vezes por dia e 4 gotas. Pode ser usado em compressas para contusões – frias ou quentes.

POMADA DE BACH:
- Em 30 g de base de vaselina, colocar 4 gotas de RESCUE + 2 gotas de CRABB APPLE, mexer com uma espátula, nunca com a mão.
CREME DE BACH: Mesmo procedimento da pomada, só que numa base neutra e hidrófila (30 g). Indicado para mordidas, ferroadas, queimaduras, assaduras, distensões, brotoejas, pancadas, alergias da pele (causadas por contato externo) e ferimentos.
BANHOS:
- Colocar 8 gotas de RESCUE e 8 gotas de CRAB APPLE numa banheira pequena.
FÓRMULA DE EXAME:
- CLEMATIS, ELM, GENTIAN, LARCH, WHITE CHESTNUT. Dá segurança e coragem aos que têm que falar em público, artistas, quem tem que fazer provas, vestibulares, andar de avião, etc… Para ansiedade, angústia, temor ao fracasso e insegurança. Em geral, toma-se 3 dias antes, dependendo da aflição.
FÓRMULA DE APRENDIZAGEM:
- RESCUE REMEDY, CRAB APPLE, CHESTNUT BUD. Para autismo, síndrome de Down e transtornos de aprendizagem.
FÓRMULA DE AMPLIFICAÇÃO DE CONSCIÊNCIA:
- CRAB APPLE, WALNUT, CHESTNUT BUD. Para ampliar horizontes, clarear, sair de crises existenciais.
FÓRMULA COMBINADA PARA PLANTAS:
- RESCUE REMEDY, HORN BEAN, OLIVE, VINE. Em caso de mudança de lugar ou vaso, acrescentar WALNUT. Diluir em 1 litro de água (o frasco de 30 ml) e borrifar nas folhas.
Informar ao paciente:
- Tomar 4 gotas 4 vezes ao dia: assim que acordar, antes do almoço, antes do jantar e a última coisa antes de dormir.
- Nunca aumentar o número de gotas, se necessário, aumentar o número de tomadas.
- Não misturar com bebida alcoólica.
- Não tomar perto de escovar os dentes.
- Pingar embaixo da língua, reter na boca um pouco antes de engolir.
- Não deixar a pipeta encostar na língua.
- Não deixar o frasco de uso na claridade, no calor, perto de perfumes ou medicamentos.
O TRATAMENTO: Os florais não têm contraindicação, não causam overdose ou efeitos colaterais.
- Podem ser receitados até para bebês, sendo dissolvidos numa colherzinha de água ou na mamadeira (mesma dosagem). É o mesmo procedimento usado para animais.
- Em bebês, colocar 2 florais, no máximo 3.
- A duração do tratamento varia com cada caso: se for emergente, é rápido; se for crônico, é a longo prazo; e se for circunstancial, depende dos acontecimentos.
- Manter o mesmo remédio pelo menos por 2 meses.
- Aconselhar o paciente a ler sobre florais para melhor se conscientizar do tratamento.
- Depois de um tratamento, é muito difícil voltar ao mesmo problema.
- Com o tempo, o terapeuta vai tirando e acrescentando florais.
- Após o tratamento (em geral de 5 a 8 meses), a pessoa pode parar e só tomar florais em condições especiais.
- O tratamento é feito pela personalidade da pessoa (básico) + complementares.
- Se em 2 meses o tratamento não der resultado ou os florais estiverem mal receitados, ou o paciente tiver um problema orgânico.
- O tratamento é feito pelo estado de ânimo do paciente.
- A doença do corpo se relaciona com o declínio da saúde psicológica.
- A terapia infantil é excelente, pois você evita que ela forme camadas de defesa no subconsciente.
- O tratamento devolve a medida certa aos sentimentos.