OS FLORAIS E O MASCULINO (PARTE 2)

O Homem e suas Síndromes

Hoje em dia, quase não há mais homem que esteja livre de tensões e aflições, seja na vida pessoal ou nas duras rotinas diárias do trabalho. E, para fugir disso, cada vez mais se procura por tratamentos e medicações alternativas e menos agressivas frente aos antidepressivos e às terapias convencionais para manter os nervos no lugar. A homeopatia já foi descoberta há muitos anos, mas um dos protagonistas desta nova safra de terapias complementares é o Floral de Bach.

Pode até se dizer que a terapia floral é relativamente recente por não ter sequer completado cem anos, mas há quem jure que as comprovações são visíveis para quem prescreve, usa e acompanha.

“No Brasil e no mundo existem alguns estudos científicos comprovando a eficácia do floral. Ao longo de décadas, diversos cientistas defenderam teses de mestrado e doutorado comprovando a eficácia das essências florais em diversas patologias mentais e físicas. Algumas delas foram realizadas com animais e plantas para exatamente descartar o efeito placebo”.

O homem moderno enfrenta questões muito particulares: ele já não é o único provedor da família, lida com mulheres em cargos de comando e faz parte de famílias muitas vezes reestruturadas por novos casamentos. Diante de tanta novidade, é normal que eles se sintam um pouco perdidos, já que são criados para ser fortes e protetores.

“Homens e mulheres têm necessidades e maneiras bem diferentes de ser e de agir. No caso deles, a potência e a afetividade são dois campos bastante valorizados.”

Cada vez mais comuns entre os homens, os florais prometem atenuar as dores da vida urbana.

A CAPACIDADE MASCULINA

É possível tratar sentimentos de perda de potência, tirania e dificuldade de lidar com a afetividade usando esta terapia natural.

Mais importante do que entender que os homens parecem ter vindo de um planeta e as mulheres, de outro, é saber que todos precisam e podem ser entendidos e ajudados em suas dificuldades. Os Florais de Bach originais, por exemplo, estão aí para quem quer tratar sentimentos e emoções que causam conflitos em cada um de nós.

Especificamente para os homens, o terapeuta pode fazer uma avaliação bastante precisa dos conflitos mais comuns e indicar o uso de determinados Florais de Bach para que se obtenha equilíbrio.

“Sentimentos como insegurança, medo e ansiedade atingem tanto homens quanto mulheres. Porém, há duas questões que prevalecem nos homens: a Potência e a Afetividade, extremamente valorizadas por eles.”

Abaixo, explico por que essas questões são comuns aos homens e como eles podem tratá-las com os Florais de Bach originais:

A POTÊNCIA

A Potência, para o homem, aparece em duas principais situações:

  • Perda de potência no trabalho – Para o homem, o trabalho significa a capacidade de realização de seu ideal. Quando esta força é afetada, causa grande sofrimento porque surgem o forte sentimento de menos valia e uma grande perda de energia. Este é um momento de baixa autoestima. O Floral de Bach indicado é o LARCH, porque ele proporciona ao indivíduo acreditar em sua capacidade de realização.
  • Quando o homem desanima, quando perde a fé frente a um obstáculo – como perder uma concorrência, por exemplo, ferindo sua potência e sua virilidade –, o Floral indicado é o GENTIAN, que vai resgatar a fé de que se fechou uma porta, mas dez se abrirão.
  • Para quem se torna um workaholic, que carrega o mundo nas costas e emocionalmente tem problema com a potência (força viril), porque é difícil admitir que sua equipe não está produzindo a contento, por exemplo, o floral que vai trazer equilíbrio é o OAK, que traz a força do carvalho, restabelece as energias e ensina a colocar limites.
  • Perda de Potência na vida afetiva – O sentimento de menos valia também influencia o lado afetivo. Alguns homens possuem vontade forte e espírito de liderança, o que os leva a impor sua vontade à dos outros. Eles também têm necessidade ávida de estar no poder, de ter tudo sobre controle e tornam-se autoritários, dominadores e até tirânicos. Em casos extremos, chegam a ser sádicos porque buscam o poder pessoal o tempo todo, provocando abuso emocional em quem os rodeia. Estes homens podem apresentar o comportamento que leva à interpretação de que os homens são dominantes e as mulheres são submissas. O Floral de Bach indicado neste momento é o VINE, que ajuda a mudar o padrão ‘tirano’, fazendo com que o indivíduo encontre a verdadeira essência da liderança, conseguindo obediência com autoridade espiritual interna. A tirania dá lugar a uma liderança natural, sábia e compreensiva, capaz de ajudar os outros a encontrar o próprio caminho, respeitando a individualidade alheia.

A AFETIVIDADE

Os homens geralmente têm dificuldade de contatar, discriminar e expressar sua afetividade. Eles precisam de coragem para expressar seu afeto. Neste caso, o Floral de Bach indicado é o MIMULUS, que promove o fortalecimento da coragem para que o homem enxergue a luz, vá até ela e perceba que esta luz é o entendimento. E, se faltar confiança, o ideal é usar o Floral LARCH, que transforma o sentimento de menos valia em confiança.

Para aqueles que se apresentam extremamente críticos, que assumem uma atitude de julgamento e arrogância, têm hipersensibilidade ao ambiente físico e social, que projetam sobre o outro seus conteúdos, sempre buscando um culpado, sempre acusando alguém, são intolerantes e acabam sempre isolados por esta atitude, o Floral BEECH vai proporcionar o desenvolvimento da tolerância das diferenças humanas, abrindo possibilidades para o relacionamento.

Quando o relacionamento é expresso de forma possessiva e manipuladora, emocionalmente carente e dependente, e aflora o comportamento negativo a fim de obter atenção, o homem frequentemente cai na comiseração quando não vê sua vontade atendida. Ele apresenta sentimentos de abandono e rejeição, impondo condições para o afeto.

O Floral que vai ajudar é o CHICORY, que vai nutrir esta carência interior, suprir este buraco fundo, proporcionando segurança e proteção para transformar o sentimento de Amor Condicional – aquele que precisa de um forte motivo para existir e que espera sempre algo em troca – em Amor Incondicional, que é amar sem esperar benefícios da outra parte.


Reflexão
Conta uma lenda dos índios Sioux que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo e pediram:
– Nós nos amamos e vamos nos casar. Mas nos amamos tanto que queremos um conselho que nos garanta ficar sempre juntos, que nos assegure estar um ao lado do outro até a morte. Há algo que possamos fazer?
E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse-lhes:
– Há o que possa ser feito, ainda que sejam tarefas muito difíceis. Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte da aldeia apenas com uma rede, caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui, com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono; lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com uma rede deverás apanhá-la, trazendo-a para mim viva!
Os jovens se abraçaram com ternura e logo partiram para cumprir a missão.
No dia estabelecido, na frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves.
O velho tirou-as dos sacos e constatou que eram verdadeiramente formosos exemplares dos animais que ele tinha pedido.
– E agora, o que faremos? – os jovens perguntaram.
– Peguem as aves e amarrem uma à outra pelos pés com essas fitas de couro. Quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres.
Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros.
A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela impossibilidade do voo, as aves arremessaram-se uma contra a outra, bicando-se até se machucar.
Então, o velho disse:
– Jamais se esqueçam do que estão vendo, esse é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados. Libere a pessoa que você ama para que ela possa voar com as próprias asas. Essa é uma verdade no casamento e também nas relações familiares, de amizade e profissionais.
Respeite o direito das pessoas de voar rumo ao sonho delas.
A lição principal é saber que somente livres as pessoas são capazes de amar.


Florais e as questões sexuais
Os desequilíbrios sexuais podem ser desencadeados por diversos fatores. Aqui vamos ver algumas situações possíveis e exemplos de compostos florais que podem ajudar.

  • Pessoas mais rígidas, travadas, que carregam traumas, quase sempre por abuso sexual sofrido no passado e se sentem sujas por isso.
    Com este composto floral, a flexibilidade ressurge dissolvendo bloqueios sexuais e ajudando na integração entre o amor e a sexualidade.
    Composto Floral: Crab Apple + Star of Bethlehem + Honeysuckle + Rock Rose
  • Quem não tem bom desempenho sexual, pelo cansaço, falta de energia devido ao trabalho do dia a dia.
    Composto Floral: Olive + Hornbeam
  • Pessoa que se sente envergonhada com seu corpo e não consegue relaxar e se entregar, sem autocensura.
    Composto Floral: Water Violet + Larch + Crab Apple
  • Indivíduo que já sofreu muitas decepções e não acredita mais nos relacionamentos, culpando sempre os parceiros.
    Composto Floral: Willow + Gorse + Gentian
  • Quando há falta de interesse e paciência com o outro, mau humor e apatia sexual.
    Composto: Wild Rose + Cherry Plum + Impatiens + Hornbeam
  • Quem tem a sensação de falta de libido, expressa como agressão e hostilidade verbal contra os outros, por motivos do uso contínuo de medicamentos antidepressivos ou qualquer outro tipo de medicamento.
    Composto Floral: Cherry Plum + Holly
  • Pessoa que tem ejaculação precoce.
    Composto Floral: Impatiens + Heather + Vine
  • Falta de desejo sexual, para vergonha do próprio corpo, para desconforto com a sexualidade, aqueles que têm medo da intimidade, seja por repressão ou algum trauma relacionado a abuso, etc. Este composto floral auxilia a reconectar-se com seu próprio corpo e desejos, dissipando os medos, a culpa, e a aversão a si mesmo, diminuindo a irritação e cansaço, e resgatando a vitalidade e energia que estão adormecidas.
    Composto Floral: Wild Rose + Rock Water + Chicory + Olive + Crab Apple
  • Indicado para aqueles que têm pouco desejo sexual e que não alcançam de forma satisfatória uma real união psíquica com seu parceiro sexual. Estimula as energias vibracionais de amor e aceitação, aumenta o interesse, estimula a sensualidade, a criatividade e a receptividade sexual.
    Composto Floral: Wild Rose + Water Violet + Hornbeam + Centaury + Crab Apple + Chicory + Rock Water

Florais para as Relações Afetivas

  • Agrimony:
    Indicado para quem quer se desintoxicar de relacionamentos anteriores e virar a página.
  • Larch:
    Indicado para quem quer resgatar a autoconfiança, melhorar a autoestima e buscar novos desafios.
  • Chicory:
    Indicado para quem quer suprir a carência, facilitando a capacidade de doar e receber o amor de alguém.
  • Holly:
    Indicado para quem quer criar um campo protetor contra a inveja e a solidão, promovendo o amor e o afeto.
  • Wild Rose:
    Indicado para quem quer ouvir o eu interior, aprendendo a se valorizar e abrir as portas do coração.

O terapeuta floral pode e deve indicar os Florais de Bach para ajudar as pessoas a driblar os sentimentos que as impedem de realmente se sentirem felizes no amor.
Para aqueles que precisam parar de apenas sonhar e efetivamente agir para conquistar alguém, a indicação é o floral Clematis, que deixa a pessoa ‘antenada’ no presente para concretizar suas ideias.
Para quem sente culpa por não ter se aproximado do grande amor ou por tê-lo deixado escapar, o Pine pode ajudar: “Ele transforma a auto-reprovação em entendimento e merecimento, aproveitando a falha para crescer e se superar.”

Se o medo da rejeição ou a timidez impedem a pessoa de se aproximar de alguém, vale apostar no Mimulus, que traz coragem para enfrentar as situações. E, para driblar a baixa autoestima, a indicação é Crab Apple, que promove aceitação e amor a si mesmo. Para os que tentam superar a dor da separação, após um relacionamento duradouro, a recomendação é Star of Bethlehem. “O floral traz consolo para a alma que encontra-se em pedaços, livrando corpo e mente dos resquícios do trauma da perda. Ele permite que a pessoa se prepare para um novo amor.”

Tem floral até para aqueles que, mesmo apaixonados, fingem indiferença e relutam em assumir a relação. “É o Agrimony, que ajuda as pessoas a serem verdadeiras e a demonstrar os seus sentimentos.”

Algumas essências para alguns sentimentos que, frequentemente, são percebidos em pessoas com problemas afetivos:

  • Melancolia: o floral é Mustard, que transforma a tristeza em alegria, trazendo serenidade e estabilidade emocional dentro do nosso coração.
  • Pensamento fixo no passado: o floral é Honeysuckle, que traz a capacidade de recordar o passado sem deixar de viver o presente em sua plenitude.
  • Desânimo e falta de coragem: o floral é Gentian, que traz de volta o otimismo, perseverança e confiança do Divino.
  • Falta de esperança: a essência Gorse traz de volta a esperança e vontade de lutar até o final.

Florais de Bach para Autoconhecimento

Os florais de Bach são ferramentas fantásticas e muito eficientes. Podem ser usados no tratamento complementar de problemas emocionais, doenças crônicas, agudas, entre tantas outras. Além destas atuações, os florais também são ótimas ferramentas no processo de autoconhecimento e desenvolvimento interior.

Mais do que sanarem problemas pontuais, os florais de Bach são ferramentas extraordinárias quando o assunto é aprendizado e desenvolvimento humano/espiritual. Essas pequenas essências nos ajudam em um processo de descoberta interior, abrindo nossa mente, nossos olhos e nosso espírito para novas percepções e sensações.

Para que consigamos expandir nossas mentes e nos conectarmos com novas energias e consciências, o processo de estudo é mais do que necessário, é ele que nos dá base e segurança para a evolução. Mas de nada adianta sabedoria sem força, e neste quesito o processo de autoconhecimento é essencial.

Os florais de Bach abrem novas portas, trabalhando nossas vibrações em um processo gradativo e sutil, fortalecendo nossas emoções e nossa consciência. Vale a pena conhecer um pouco mais deste universo, principalmente se seu objetivo é aprender, perceber-se mais e fortalecer suas reações.