OS FLORAIS E O MASCULINO (PARTE 1)
OS FLORAIS E O MASCULINO
Os Florais de Bach, por tratarem sentimentos e emoções, são muito bem indicados para tratar sentimentos de perda de potência, tirania e dificuldade de lidar com a afetividade.
Os Florais de Bach
O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele, a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.
Feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia a dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.
Bach identificou 38 estados negativos da mente, como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo, ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.
A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde ao estado de espírito descrito. Esse é o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida.
O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não tem contraindicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.
A ideia de que os problemas físicos possam ser um eco de acontecimentos psicológicos é tão antiga quanto os pensamentos de Freud, mas não foi senão até o começo do século XX que um pesquisador tentou uma solução mais tangível que a conversação com o especialista e menos química que os medicamentos feitos em laboratório.
Bach acreditava que sob muitas das condições físicas que afetam o corpo humano, há um componente de negatividade emocional ou de “estados psicológicos” que originam ou, ao menos, contribuem para que a doença se mantenha em nosso corpo.
Assim, com a ideia de que “nosso bem-estar depende da harmonia da alma”, o doutor Bach começou a procura de elementos naturais com os quais repor a ordem mental.
O estudo clínico apura que “um indivíduo doente pensa e comporta-se de um jeito diferente ao outro saudável. Os florais de Bach atuam nos pensamentos e nos sentimentos das pessoas, harmonizando-os”.
Terapia psicológica e extratos florais
Se a técnica dos florais de Bach conta com estudos clínicos que provam sua efetividade, existe acordo científico em que o estresse emocional contribui para o desenvolvimento das doenças.
E é precisamente ali, no âmbito psicológico, onde trabalham os extratos dos florais (ou “tinturas mãe”, no termos dos especialistas) com os quais se realiza a terapia. Os “medicamentos” são feitos para tratar estados emocionais mais do que doenças específicas. Por esta razão, pessoas com sintomas similares podem precisar de tratamentos diferentes.
Dentro da psicologia, a expressão de um estado mental por meio de uma condição física é chamada de somatização. Explica-se que “quando o sentimento não pode ser expresso, seja pela palavra ou pelo choro, acaba concentrando-se no corpo, o qual se volta para o único jeito de expressar as dores e conflitos”.
De certa forma, poderia-se pensar que a terapia previne as manifestações físicas das doenças, mas, na realidade, mais do que uma forma para prevenir, os extratos florais começam a ser utilizados quando os incômodos se apresentam e, no momento em que não se manifestam, pode-se interromper o tratamento.
Tal como se explica, a função das essências florais é “ajudar no trabalho de catarse e de limpeza de antigas emoções que, outrora, foram represadas e acumuladas”. Aliás, quando se trata de tratamentos psicológicos, os extratos servem para que o paciente perceba com maior clareza suas dificuldades, permitindo que ele encontre as respostas a seus problemas de uma forma mais simples.
Além disso, a dor sentida na alma tem uma expressão direta no corpo físico, segundo acreditam os psicólogos. “Essa compreensão é mais fácil na medida em que visualizamos o ser humano como um ser único, global, sem dissociar a mente de seu corpo.”
Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam quando conhecem o sistema das 38 essências florais do Dr. Bach é identificar para que serve cada uma. Quase que frequentemente nos deparamos com a ideia de colocar em um frasco uma combinação de essências (fórmula) para uma situação específica do dia a dia. Fórmula para exames, para comportamento e assim por diante.
Se existe esta combinação, as pessoas pensam: então, por que não fazer algumas mais?
Na Inglaterra, por exemplo, aparecem fórmulas para coragem, direção, foco, otimismo e outras mais. À primeira vista, estas combinações podem ser plausíveis. A quem falta coragem, podemos indicar Mimulus, Rock Rose, Aspen e até Agrimony, se o tipo de coragem for o de enfrentar o lado negro da vida. Mas é necessário saber exatamente do que padece o indivíduo, já que ele é único. A essência que a pessoa precisa pode não estar na fórmula.
A fórmula “Otimismo” contém, profeticamente, Gentian, Gorse, Mustard, Sweet Chestnut, e então cai no clássico erro de pensar que, pelo menos, uma destas pode ser necessária a qualquer um que sinta desânimo ou desespero.
Uma rápida olhada nas outras essências que o Dr. Bach colocou na categoria de “Desânimo e Desespero” deveria ser suficiente para elucidar a questão. Então, o primeiro problema é que uma fórmula pode deixar de fora a essência principal de que um buscador particular precisa.
O segundo é que uma pessoa pode colocar muitas essências no frasco. Sabemos por experiência que dar às pessoas muitas essências tende a tornar mais lento o trabalho daquelas de que elas realmente necessitam. O Mimulus terá que trabalhar muito para ser ouvido acima da cacofonia de mensagens do frasco.
Como dissemos anteriormente, as fórmulas baseiam-se nas essências do Rescue sem a compreensão de que este composto é um kit de primeiros socorros emocionais, alguma coisa pronta à mão que pode ser usada em uma crise, quando não há tempo para se fazer uma seleção adequada.
Tão logo haja tempo – tão logo a crise imediata tenha passado – a ideia é colocá-lo de lado e olhar para as coisas de que atualmente necessitamos. Quando fazemos isso, descobrimos que nenhum grupo de pessoas necessita exatamente do mesmo composto, e que a ajuda mais efetiva é sempre selecionar essências para o indivíduo, ao invés de para o geral.
“Não podemos empilhar pessoas e tratá-las como se fossem as mesmas.”
“Conflitos são gerados quando há separação entre alma e personalidade, ou há falta com os outros. Estes geram doença. A doença surge para reconduzir a personalidade à alma.”
As essências
Com algumas essências já é possível sentir os benefícios a partir do primeiro dia de uso e são recomendadas para usar quando o paciente for enfrentar situações que provocam tensões, como fazer uma prova ou uma apresentação importante. Outras essências exigem um longo tratamento.
Cada pessoa precisa de um aspecto positivo diferente para desenvolver algo específico em sua mente, por isso é fundamental uma orientação terapêutica de um profissional. Não existe uma fórmula padrão, mas a combinação certa para cada pessoa.
“Sempre fazemos algumas perguntas bem específicas para entender o estado emocional do paciente e saber exatamente o que ele precisa. Muitas pessoas que já estão doentes procuram tratamento, porém a terapia é recomendada para qualquer pessoa que se sinta carregada de energias negativas ou esteja sofrendo com baixo astral ou desânimo.”
Não existe uma essência floral principal, todas são importantes. O que vai determinar o uso dessa ou daquela essência é o que deverá ser trabalhado. É fundamental ressaltar que os florais são eficazes quando tratam a raiz do problema; se tratar apenas o sintoma, o tratamento poderá se tornar paliativo. Por exemplo: quando uma pessoa nos procura se queixando de ansiedade, não é a ansiedade que vamos tratar, pois a ansiedade é a consequência.
Por isso, há a necessidade de fazer uma consulta com terapeuta floral, pois de fato é o profissional capacitado que vai poder auxiliar de forma mais completa e profunda.
Outro ponto que gera muitas dúvidas entre os homens que querem conhecer esta nova forma de atenuar problemas do dia a dia são quanto aos tipos de floral, pois não são todos iguais.
“Florais de Bach são extraídos de flores da Inglaterra, enquanto os Florais de Minas e Florais de Saint Germain são extraídos da flora brasileira. Os Florais de Bach são mais conhecidos, pois tiveram maior difusão pelo mundo afora.”
Outra questão importante para o uso do produto é o acompanhamento deste tratamento.
“Apesar da prescrição não ser obrigatória, há o que chamamos de autocuidado (não é automedicação, mesmo porque florais são remédios e não medicamentos): para uma melhor compreensão e autoconhecimento, o acompanhamento de um terapeuta floral é recomendado.”
O tratamento tem quatro etapas conhecidas como os 4 “R” da cura. São elas:
- Relaxamento: Nessa primeira etapa, o paciente sente uma sensação imediata de bem-estar.
- Reconhecimento: Aqui, a essência age sobre a mente e eleva os pensamentos.
- Resistência: Para quem está em uma terapia mais extensa, nessa fase sente uma vontade de desistir, porém é apenas uma fase.
- Renovação: Aqui, a esperança se recupera e a positividade é restaurada e fortalecida.
Pessoas de todas as idades e até animais podem se beneficiar dessa terapia, que não muda a personalidade, mas faz um ajuste, criando equilíbrio.
Por ser tão natural, é comum pessoas escolherem, por conta própria, as essências que desejam tomar.
Mas só um terapeuta pode identificar quais são as causas que devem ser tratadas e o floral mais indicado para isso.
Vale lembrar que o ser humano está sempre em evolução. Por isso, um floral indicado para um problema do passado pode não ser o ideal para o momento atual.
“Tem dias que é difícil não pirar, não é?”
Acredite: todo mundo passa por aquela fase em que tudo parece dar errado e a nossa saúde física e mental e disposição vão por água abaixo.
Se você estiver sofrendo com estresse, ansiedade, depressão, solidão, medo, incertezas, preocupações, desinteresse, dificuldades de concentração e problemas com a memória, precisa conhecer os Florais de Bach!